Tem início neste sábado o Campeonato das Américas de tiro esportivo, no Complexo Deodoro, no Rio de Janeiro. São mais de 200 atiradores de 19 países que disputarão as 20 vagas para 15 categorias rumo a Londres 2012. Lembrando que os Jogos Pan-Americanos de 2011 darão as 11 vagas restantes das Américas para a Olimpíada.
Rodrigo Bastos, medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003, é talvez a principal chance de vaga brasileira. Em sua prova, fossa olímpica, são duas vagas em disputa e no mundial do mês de julho, na Alemanha, ele ficou a um ponto de ir para a final, o que já lhe garantiria a vaga para Olimpíada.
Rodrigo é um atleta de altos e baixos, que já fez uma marca incrível de 125 pratos em 125 tentativas. Esse ano, fez 120 no mundial de Munique e tem uma média de 116 pratos. Se fizer 120, brigará pela vaga. Abaixo disso fica complicado.
Julio Almeida tenta a vaga olímpica em três provas de pistola. Dono de três medalhas no último mundial, todas em provas não olímpicas, ele tem como principal competição a pistola de 10m. No mundial da Alemanha, não competiu com sua arma pois a companhia aérea a perdeu. Com certeza, Julio é um dos favoritos a conquista da vaga olímpica, até porque os EUA estão com uma equipe renovada e não tão forte quanto de costume.
Outros nomes que podem surpreender são Ana Luiza Ferrão, nossa melhor atiradora da atualidade, e Rosane Ewald, que vem conquistando alguns bons resultados. Stenio Yamamoto não vive uma boa fase, mas tem potencial, visto que já foi até medalhista em Copa do Mundo.
Vamos torcer para que o Brasil tenha sucesso nesse campeonato de tiro. Afinal, 2010 é um ano importante para o esporte, já que faz 90 anos da primeira medalha olímpica da história brasileira, justamente no tiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário