domingo, 29 de agosto de 2010

Mundial de hipismo

A partir do próximo dia 25 de setembro, nos EUA, acontece o Campeonato Mundial de hipismo, um dos maiores eventos esportivos do mundo. Isso porque a competição junta oito modalidades, três delas olímpicas. Hipismo CCE, Hipismo Adestramento e Hipismo Saltos. E o Brasil está representado em todos.

Como de costume, o Brasil tem como carro chefe da delegação o hipismo saltos. É a principal chance de classificação para Olimpíada pelo mundial. Para garantir um lugar em Londres ainda em 2010 o time precisa ficar entre os cinco primeiros.
Nossa equipe busca apagar as péssimas atuações nas últimas competições importantes- Ficou em décimo em 2006 e ficou em 11º na última Olimpíada- e brigar pelas primeiras posições.
Nessas duas ocasiões, nosso time começou muito bem, terminando a primeira rodada de saltos entre os primeiros, mas vacilou no fim e ficou fora da final. Nas duas ocasiões também tivemos perdas. Doda teve seu cavalo machucado de última hora antes de Pequim 2008 e Rodrigo Pessoa não pôde disputar o último mundial, fazendo com que o Brasil perdesse o descarte do pior resultadod.

Até o momento, o Brasil tem sete atletas inscritos, mas esse número terá que cair para cinco, um deles reserva. Rodrigo Pessoa, Alvaro Miranda "Doda, Pedro Venis, Bernardo Alves,Karina Johanpeter,Luiz Felipe Azevedo e Fernando José Costa. Temos chances reais de voltar a lutar entre os melhores do mundo.
É a chance da primeira vaga brasileira para Londres 2012 em qualquer uma das modalidades.

Outra modalidade que dá cinco vagas para Londres 2012 é o hipismo CCE. Uma chance mais remota para o Brasil que tem como principal resultado na história a sexta posição na Olimpíada de Sydney 2000. A equipe brasileira no mundial é composta por Guto Faria,Serguei Foffanov,Ruy Fonseca e Jeser Sigfridmartendal.

A Confederação percebeu a decadência do hipismo CCe no Brasil e decidiu investir mais nesse "braço" da modalidade. Nick Turner, britânico, está treinando a seleção brasileira da modalidade desde o ano passado. O trabalho deve ir até os Jogos Olímpicos de 2012, passando pelos Jogos Pan-americanos de 2011.

Em entrevista para a revista "Horse", o diretor do CCE na Confederação, Carlos Alberto Berlandi disse que quer trazer um pouco da experiência europeia para cá: "Na verdade o Brasil nem tem muita tradição no CCE, apenas conquistou alguns bons resultados recentemente. A ideia é absorver um pouco da experiência europeia".

O Brasil teve um excelente resultado recentemente. Marcio Cevalho Jorge, montando o cavalo Orchidea ficou em quinto lugar num torneio importante da Ingleterra. Venceu atletas importantes como Zara Philips, Mary kING E mATT rYAN. pORÉM, uma semana depois o cavelo utilizado por Marcio veio a falecer, o que abateu toda seleção nacional e o técnico também.
O Hipismo adestramento é o que mais cresce atualmente no Brasil. Antes o primo pobre do hipismo, hoje já consegue classificar equipe completa, inclusive com reserva, para o mundial. Porém, uma vaga olímpica direta via evento dos EUA é praticamente impossível já que são apenas três vagas.
O Brasil terá equipe formada por Rogério Clementino,Renata Rabello, Luiza Costa e Marcelo da Silva Alexandre, grande surpresa da delegação, já que conseguiu seus dois índices de 64% em duas das últimas oportunidades de fazer tal Êxito.

Vale lembrar que se a seleção das três modalidades não se classificar para Olimpíada via esse mundial, o Pan-Americano de 2011 em Guadalajara é a segunda e última chance. São três vagas nos saltos, três no CCE e duas no adestramento. Lembrando que se alguma seleção continental conseguir a vaga pelo mundial "abre" um novo buraco para vaga das Américas, por isso é bom torcer também para que americanos e canadenses consigam bons resultados

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Um comentário:

  1. quem tem moral tem...

    Aumentaram de 12 pra 16 vagas pro Grand Prix 2011 e o Brasil já tem convite...

    ResponderExcluir