O mundial, que tem início na Alemanha no próximo dia 27, será histórico. Os mundiais do tiro acontecem de quatro em quatro anos e este ano teremos a 50ª edição, em Munique, num dos berços do tiro mundial.
Dia 27 de julho, quando faltará exatamente dois anos para o início da Olimpíada, teremos o primeiro torneio qualificatório para os Jogos de Londres. O mundial de tiro será o primeiro torneio de todas as modalidades a classificarem para Olimpíada.
E será a primeira competição de um longo caminho para conseguir a classificação olímpica. São muitas chances, mas sempre com vagas limitadas.
Ao todo, o tiro dá 15 medalhas de ouro, 9 no masculino e 6 no feminino. Estão programadas 390 vagas somadas todas as modalidades.
O Mundial dará ao todo 69 vagas olímpicas, destaque para as seis da pistola 10m e carabina, no masculino e feminino.
Depois do mundial, as etapas da Copa do Mundo começam a dar vagas aos seus campeões. No mundial é difícil o Brasil conquistar uma vaga, mas podemos esperar ainda esse ano uma competição n Rio de Janeiro, que dará 20 vagas para os Jogos. Será a Copa Pan-Americana, entre 18 e 28 de novembro.
Ano que vem, nos Jogos PaN-Americanos de Guadalajara, serão destribuídas as outras 11 vagas destinadas para atletas das Américas.
O Brasil irá ao mundial com os seguintes atletas nas provas de bala:
CARABINA DE AR: Rocco Rosito, Aliseu Faria, André Tertuliano
CARABINA DEITADO: Rocco Rosito, Samuel Lopes, Paulo Muller
CARABINA 3 POSIÇÕES: Rocco Rosito, Bruno Heck, Aliseu Faria
PISTOLA DE AR: Julio Almeida, Stenio Yamamoto, Vladimir Silveira
PISTOLA 50M: Julio Almeida, Stenio Yamamoto, Vladimir Silveira
PISTOLA TIRO RÁPIDO: Emerson Duarte, Ricardo Miguel dos Santos, Fernando FEMININOCARABINA DE AR: Roberta Cabo Almeida
CARABINA 3 POSIÇÕES: Rosane Ewald
CARABINA DEITADO: Rosane Ewald
PISTOLA DE AR: Ana Luiza Mello, Daniele Carvalho, Rachel Silveira
PISTOLA 25M: Ana Luiza Mello, Rachel Silveira, Roberta Boldrini Motta
JUNIORESPISTOLA DE AR: Felipe Wu, Thais Moura
CARABINA DE AR: Phillip Lohaus, Érika Pietsak
CARABINA DEITADO: Henrique Raduenz
O destaque, claro, fica para Julio Almeida, que conquistou bons resultados nas Copas do Mundo desse ano, tendo inclusive chegado as finais em provas que reuniu todos os grandes atiradores. Ele levou seis ouros nos Jogos de Medellin 2010.
No feminino, Ana Luiza Mello, melhor atiradora de 2009 segundo o prêmio do COB busca melhorar ainda mais seu nível. Nesta semana, ela esteve em Belgrado, na Copa do mundo, e ficou em 35º.
Nas provas de tiro ao prato, o site da CBTE ainda não divulgou a equipe que levará para o mundial. O destaque, com certeza, será Eduardo Correa que foi o nono colocado numa etapa da Copa do Mundo, na prova de fossa olímpica. No skeet, vamos com um ânimo a mais: Recentemente, Renato Araujo acertou 123 pratos e bateu o recorde nacional da prova.
O mundial de tiro é espetacular, muito legal de ser acompanhado devido às dimensões que toma: Junta duas "modalidades" diferentes, já que tiro bala é uma coisa e tiro ao prato é outra totalmente diferente. Será a 50ª edição do evento e será em Munique, um dos berços do tiro esportivo.
E, o principal: É o primeiro evento que dará vagas para os Jogos de Londres dentre todas as modalidades
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Seria um grande feito se tivessemos uma equipe numerosa no Tiro Esportivo nos Jogos Olímpicos e principalmente se essa equipe tivesse chance de ganhar medalhas.
ResponderExcluir