A abertura do mundial de tiro esportivo é nesta sexta-feira, em Munique. O Mundial contará com mais de 2200 atletas de 103 países e será um marco na história do tiro mundial. Será a 50ª edição do evento, que nas últimas décadas vem acontecendo de quatro em quatro anos, e no 'berço" do tiro mundial, que é Munique.
O tiro é dividido em duas modalidades, o tiro prato e o tiro de bala. E, de quatro em quatro anos as duas modalidades de juntam para um supermundial.
A principal atração do mundial são as disputas diretas pelas vagas olímpicas de Londres. É o primeiro evento que classifica diretamente para os Jogos de Londres. Ou seja, será em Munique que serão conhecidos os primeiros nomes, entre todas as modalidades, que estarão em Londres 2012.
O Brasil vai com uma equipe bem grande. Serão 30 atletas, 22 homens e 8 mulheres. O grande destaque é Julio Almeida, que ganhou seis medalhas de ouro nos últimos Jogos Sul-Americanos, em Medellin 2010. Ele, ao todo, é o maior medalista da história do Brasil na competição, com 14 ouros, ganhou uma medalha de prata no Pan 2007 e em Pequim esteve perto de três finais olímpicas.
Falando em termos de condições de conquistar a vaga olímpica, Julio é o brasileiro que tem mais chances. Sua principal prova, pistola de ar 10m, dará vaga aos seis primeiros colocados da prova para a próxima Olimpíada. Esse ano, ele chegou a duas finais de Copa do Mundo e já está garantindo na superfinal do fim do ano ano.
Ele ainda disputará a pistola 50m pistola 25m e pistola de fogo central, essa última uma prova não olímpica. Na pistola 50m serão quatro vagas diretas e na pistola 25 duas vagas diretas.
Esse ano, outro atleta que se destacou bastante nas Copas do Mundo foi Eduardo Correa, que ficou na nona posição em uma etapa da Copa do Mundo, entre mais de 60 atletas. Ele, que tem 44 anos, só disputará a prova da fossa olímpica, que dá cinco vagas diretas para Londres.
No skeet, prova de pouquíssima tradição aqui no Brasil, Renato Araujo bateu, esse ano, o recorde nacional com 123 pontos e,se conseguir repetir essa marca, brigará diretamente por uma das cinco vagas, já que o máximo de um atleta pode alcançar é 125 pontos.
No feminino, Ana Luiza Ferrão a principal esperança do Brasil, apesar de chances remotíssimas de conseguir a vaga olímpica diretamente. São seis vagas na pistola de 10m e 5 na pistola de 25m. Ela foi eleita, pelo COB, a melhor atleta do ano passado do Brasil, depois da 24 posição numa etapa da Copa do Mundo.
Outros nomes conhecidos estarão representando o Brasil. Rodrigo Bastos, vice campeão pan-americano em 2003, quando alcançou a incrível marca de 124 em 125 na fossa olímpica, estará na competição. Entretanto, depois dos Jogos Olímpicos de 2004 ele parou um pouco de atirar, fez um pan-americano de 2007 apagado e, segundo informações, voltou há pouco tempo.
Stenio Yamamoto, que esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim, disputará as pistolas de 50m e 10m e, se voltar a fazer os resultados de 2007, quando foi medalista em Copa do Mundo, pode também brigar pela vaga olímpica. Mas precisa voltar a atirar que nem em 2007.
Os primeiros brasileiros a entrarem no stand são Aliseu Faria,Rocco Rosito e André Santos na carabina 10m,no sábado pela manhã. No mesmo sábado, mesmo horário, os atletas da pistola 50m entram em ação pelas eliminatórias com Julio Almeida, Vladimir Silveira e Stenio Yamamoto. As finais da carabina 10m e da fossa olímpica feminina, sem brasileiros, acontece já no próprio sábado.
Ao todo, o mundial de Munique dará 69 vagas olímpicas para Londres. As chances do Brasil serão pequenas e estão mais concentradas no pré olímpico contiental, que acontece ainda esse ano, em outubro, no Rio de Janeiro. Lá, serão 32 vagas para o continente. Por isso, seria muito interessante para o Brasil que, caso não consiga as vagas nesse mundial, os países das Américas conquistem, diminuindo a concorrência para o evento do Rio de Janeiro.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Espetacular esse texto. Agora ficou bem mais fácil de acompanhar. O esporte é muito complexo. Difícil separar as provas olímpicas ( que interessam) e não olímpicas. Vou acompanhar dia a dia pelo site do evento que já vi ser muito bom. Tinha pego a lista de provas dia a dia.
ResponderExcluirO site da Confederação é uma piada. Os caras só colocaram um link pequeno no canto da página no esquema "temos preguiça de escrever, se quiserem entrem no site". O COB devia ver isso
Vamos ver se acontece alguma surpresa e já temos a primeira classificação olímpica...
ResponderExcluir