No último 21 de maio a CBTARCO divulgou 2 convocações para treinamentos de atletas do Arco Recurvo. Ao que parece, as equipes começam a se definir, mesmo que extra-oficialmente. Não posso negar que as convocações geraram um bom burburinho, principalmente entre os atletas masculinos. Quero registrar aqui as minhas sensações e algumas frases que recebi.
Treinamento de 2 a 6 de junho em Maricá
Foram convocadas 5 atletas, todas de São Paulo, para um treinamento no CT de Maricá. Sarah de Oliveira Nikitin, Michele Milan Terada Acquesta, Camila Yuri Hasegawa, Petra Sanchez Ruocco e Elizabeth Harumi Shimizu. Elas deveriam ir acompanhadas de seus técnicos. E todos terão direito a hospedagem no CT e alimentação.
Imediatamente surgiu a pergunta: por que fazer o treinamento em Maricá se todas são de São Paulo? Não seria mais fácil trazer o técnico para SP? Certamente seria mais barato para os atletas, que não teriam que gastar com deslocamento para o Rio de Janeiro. Mas a CBTARCO tem que justificar a existência de Maricá, logo, vamos ao Rio. Infelizmente, teremos algumas baixas de atletas e técnicos no treinamento, por problemas de trabalho, aulas e até de licença paternidade.
Treinamento de 19 a 29 de junho em Rovereto/Itália
Foram convocados 5 atletas: 4 juvenis e 1 adulto. Daniel Rezende Xavier, Klaus Ramalho Von Behr, Brunna Hellen Araújo, Aline Martins Latgé Kwamme e Kenny Umino Sato. 3 homens e 2 mulheres. Eles irão para a Itália em 18/6 e retornarão ao Brasil em 30/6.
Aqui começaram a aparecer os questionamentos. Recebi diversos e-mails perguntando: por que na Itália? Por que não em Maricá? Se a CBTARCO não tem dinheiro para inscrever atletas na Worldcup ou não quer mandar atletas para a Worldcup, vai mandar o pessoal para a Itália agora? Por que o 10° atleta do Ranking foi convocado?
Ao ser questionado, o diretor técnico Sr. Eros Fauni apenas respondeu: "Quem está convocando é o Lim, ele tem escolhido os atletas que ele acredita que possa fazer os melhoramentos". Assim, de uma maneira informal, ele ratifica que a partir de agora quem manda nas convocações do Recurvo é o Técnico. E ao que parece, "os Eleitos" começam a ser definidos.
Não posso deixar de registrar algumas mensagens que recebi de atletas. "Acho que estou velho demais... eu devia me preocupar mais com o meu trabalho e largar esse hobby que não leva a lugar nenhum..." "Eles vão ter que explicar as convocações, não?" O que mais me chamou a atenção foi a sensação de tristeza geral gerada pela convocação sem qualquer explicação. Desde a chegada do técnico Lim Hee Sik no Brasil, os atletas estão apreensivos sobre seu futuro no Tiro com Arco Nacional. Alguns têm se esforçado mais para gerar melhores resultados. Atletas que não atiravam há alguns anos voltaram a atirar para disputar uma vaga na seleção. Mas será que vai adiantar alguma coisa? A
CBTARCO não tem cumprido o prometido na reunião de atletas de 2009: justificar suas convocações. E a falta de transparência na divulgação do planejamento de treinamento e seleção dos atletas só tem gerado ansiedade e descrença entre os atletas.Não posso deixar de registrar também o intenso movimento de questionamento: Por que na Itália? Agora não estamos na véspera de qualquer torneio importante. E temos Maricá! Por que não usar Maricá para fazer este treinamento? Certamente não há como comparar as cifras gastas nos 2 treinamentos.
E o pior é que os outros atletas ouvirão ainda até o final do ano: "A CBTARCO não tem dinheiro". Que os dirigentes me desculpem mas preciso reforçar e divulgar o coro dos atletas: não dá para entender!
Por favor, expliquem melhor.
Alexandre Vecchio é o colunista de tiro com arco do blog.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Diante de tudo que foi exposto, podemos notar que em muitos esportes no Brasil, falta organização, profissionalismo e visão de futuro.
ResponderExcluirrece até que nossa selecao de arco ja foi alguma coisa.
ResponderExcluir