domingo, 6 de junho de 2010

Canoagem

A canoagem velocidade brasileira vive um ótimo momento. Temos uma equipe muito forte, que está conseguindo competir de igual para igual com os melhores do mundo. Nas duas Copas do Mundo realizadas na Europa, os brasileiros provaram que vão com tudo rumo a Londres 2012, principalmente nas provas de 200m, que se tornaram olímpicas no lugar das de 500m. A única excessão é a prova de c-2 200m, que não será olímpica, apenas a c-2 1000m.

A canoa brasileira está muito forte. Nivalter não conseguiu chegar a final A em nenhuma das etapas nos 200m, mas ano passado foi quinto no mundial e é, na minha opinião, a maior aposta nacional para esse ciclo olímpico. Nas provas de 500m e 1000m da canoa, Wladimir Moreno está cada vez mais consistente, apesar de não ser ainda um top do mundo, tem muito a crescer.
As provas de duplas da canoa são as que mais surpreenderam. Temos bons atletas nas provas de 200m, inclusive na qual conseguimos o melhor resultado, o bronze no c-2 200m com Erlon Souza e Ronilson Oliveira. Nas provas mais longas, o rendimento é um pouco pior, mas está melhorando. Lembrando que a prova de 200m do C-2 não é olímpica.

No caiaque, as provas de 200m estão muito fortes também. Edson Isaias é um dos melhores do mundo nos 200m, foi quarto no mundial do ano passado, disputou a final A na copa do Mundo. As duplas brasileiras também estão competitivas. Givago Ribeiro e Edson Silva venceram a final B e Roberto Maehler e Ricardo Barreto ficaram em terceiro.

A equipe feminina que segue um pouco abaixo. Nossas atletas penam para passar para as semifinais nas Copas do Mundo, mas mostram evolução ao levar quase todos ouros em disputa no Sul-Americano de Medellin, inclusive as conquistar do k-4 nos 200m, 500m e 1000m.

Não somos uma potência da canoagem, longe disso. Mas evoluimos de uma forma brilhante nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, apenas Nilvalter Santos foi para Europa disputar as Copas do Mundo. Esse ano, levamos 26 atletas para duas etapas e mostramos o valor, principalmente nas provas de 200m.
Nos últimos anos, sempre lutamos e penamos por vagas nas semifinais. Agora, lutamos e penamos por vagas na final A. Quando não vamos para final A, ficamos em ótimas posições na Final B.

O mundial de canoagem acontece na Polônia em agosto e as chances de medalha do Brasil não são pequenas, são bem maiores do que nos últimos anos.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário