Legal comentar que ele foi jogador e técnico de hóquei sobre patins, assim como seu sucessor, Jacques Rogge é com rugby. Porém, o espanhol não mexeu muito seus pauzinhos para que seu esporte entrasse na Olimpíada, ja o belga trouxe de volta o rugby para 2016.
Samaranch foi um ditador no Comitê Olímpico Internacional.E, ainda hoje, tem muita, influência na entidade. Se não me engano 86 dos 108 membros foram indicados por ele. Porém, essa influência não foi suficiente para dar a Madrid a sede da Olimpíada de 2016, mesmo com um pedido emocionado. Na ocasião, Samaranch disse que seria seu último pedido.
Como a maioria dos tiranos no esporte, tiveram qualidades e defeitos. Fez coisas boas e ruins. Participou de grandes reviravoltas e de grandes escândalos.
Dois livros excelentes mostram muito bem isso. "Os senhores dos aneis", de Vyv Simson e Andrew Jennings, mostra os podres do ComitÊ Olímpico na gestão Samaranch. Já, a "Virada Olímpica", de Michael Payne conta bem as melhorias que o Mundo Olímpico viveu nesses 20 anos.
Os Senhores dos Aneis é uma obra que nenhum amante do esporte olímpico pode deixar de ler.Demorei, mas consegui achá-lo em sebos pela internet e estou terminando de ler. É um livro que fala todos os podres da entidade e cutuca bastante o espanhol, principalmente porque o livro foi escrito antes da Olimpíada de Barcelona, na Espanha, país natal de Samaranch.
O livro de Payne também é imperdível, com informações interessantes. Porém, algumas vezes parece uma propaganda do Comitê Olímpico. Mas conta bem como Samaranch conseguiu levantar o esporte no mundo, já que ele pegou o Comitê em crise, conseguiu superar os boicotes da década de 80 e finalmente acabou com o amadorismo na Olimpíada, apoiando os profissionais a jogarem a competição.
tem twitter?siga o blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário