sábado, 3 de abril de 2010

Estou devendo

Toda cobertura sobre os Jogos Sul-Americanos lá em Medellin me fez "esquecer" de um campeonato da série "Se a Olimpíada fosse em 2010". O mundial de ciclismo pista ocorreu no fim do mês de março e vamos aqui falar sobre ele.

É o primeiro mundial depois da mudança das provas olímpicas. No fim do ano passado, a União Ciclística Internacional e o Comitê Olímpico Internacional decidiram por trocar o programa de provas do ciclismo pista, desde que o número de ouros, 10, se mantivesse.


Com isso, quem saiu perdendo foram os homens que de sete provas passaram a ter somente cinco, enquanto as mulheres foram de três a cinco.


As provas passaram a ser as seguintes: Velocidade individual, velocidade por equipes, perseguição por equipes, Keirin e Omnium.A prova de omniu é uma espécia de hexatlo. O ouro vai para quem for melhor na soma de seis provas:200m velocidade,pontos,scrath,perseguição individual,1 km contra relógio e corrida por eliminação.



O mundial teve mais de 20 provas, mas vamos falar apenas das 10 provas olimpicas.
Na velocidade masculina, Gregóry Baugé ficou com a medalha de ouro, sendo o melhor desde as primeiras classificatórias.Na final, venceu o australiano Shane Perkins por dois a zero. O Bronze terminou com Kevin Seriau, da França. Gregóry venceu nas quartas-de-final, por 2 a 1, o favorito Chris Hoy, da Grã Bretanha.


Na prova de velocidade por equipes, ouro para Alemanha e prata para a França. O bronze ficou com a Grã Bretanha.
No keirin, depois de duas provas sem vitórias, o supercampeão olímpico Chris Hoy venceu, seguido do malaio Azizulhasni Awang e do alemão Maximilian Levy.
Na omnium, ouro para o britânico Ed Clancy, seguido pelo australiano Leidh Haward e o americano Taylor Painer. A contagem da prova de omnium é simples, o melhor de cada uma das provas ganha 1 ponto, o segundo melhor 2 e assim por diante. O que tiver menos pontos, vence.
Na perseguição por equipes, ouro para Austalia, prata para Gra Bretanha e bronze para Nova Zelandia.



No feminino, a britânica Victoria Pendleton foi ouro na velocidade individual, seguida da chinesa Guon Chang e o bronze para lituana Simona Krupeckeite. No keirin, quem ficou com o ouro foi Simona e a prata Victoria. oLGA Panarina, de Belarus, foi bronze.
Austrália levou ouro nas provas de perseguição e velocidade por equipes, na primeira com recorde mundial, deixando a Grã Bretanha com a prata e a Nova Zelândia com o bronze. Na velocidade, China prata e Lituânia bronze.
Na omnium, ouro para canadense Tara Written, prata australiana Victoria Pendleton e bronze para a espanhola Leire Olaberria.



O BRASIL NÃO PARTICIPOU DA COMPETIÇÃO. Conversei com o técnico Claudio Digues, durante os Jogos Sul-Americanos, e ele me disse que todo o trabalho estava voltado para Medellin. Mas, ele garantiu que até 2012 o Brasil precisa participar de todas as competições internacionais para conseguir a classificação para Olimpíada de Londres 2012



O QUE JÁ ACONTECEU EM 2010
TORNEIOS MAIS IMPORTANTES DAS MODALIDADES
Mundial: Classe star e classe 49er e ciclismo pista
Europeu: Handebol
Copa do Mundo: Hóquei na grama masculino



QUADRO DE MEDALHAS
GRÃ BRETANHA 4 4 1
AUSTRÁLIA 4 3 --
FRANÇA 2 1 1
ALEMANHA 1 1 1
LITUANIA 1 - 2
ESPANHA 1 - 1
CANADÁ 1 - -
CHINA - 2 -
SUÍÇA - 1 -
CROÁCIA - 1 -
MALÁSIA - 1 -
NOVA ZELÂNDIA - - 2
ITÁLIA - - 1
BRASIL - - 1
ISLÃNDIA - - 1
HOLANDA - - 1
EUA - - 1
BELARUS - - 1


TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES

2 comentários:

  1. Tá rolando a seletiva pro Atletismo dos Jogos Olímpicos da Juventudeem Uberlândia acho... tem até um argentino Braian Toledo q é recordista mundial de lançamento do dardo da categoria... e tem o Germán Chieravglio(algo assim) q tbm tem recorde mundial no salto com vara na outra categoria...
    Brasil melhorando em relação à Argentina na Canoagem, Natação e piorando no atletismo e handebol... qual será o próximo? no vôlei o infantil masculino tá no mesmo nivel do Brasil, na ginastica é mais incompetência "nossa"...
    Se for pensar assim a Argentina já tem dois ouros garantidos em 2016 só no atletismo. Vamos ficar atrás dos hermanos no quadro de medalhas? Aí é vexame demais...

    ResponderExcluir
  2. Calma Lucas, faltam seis anos
    Em 2003, tinhamos o campeao mundial juvenil de dardo, Julio Cesar Miranda.
    Hoje em dia, ele seqer figura entre os 30 melhores do mundo.

    O esporte da Argentina está muito fraco, vemos pelos últimos resultados em Pans, Sul-americanos e até mesmo na Olimpíada
    eles tem bons nomes, mas nada que assuste
    calma calma

    Abraços!

    ResponderExcluir