A partir do próximo dia 19, acontecem os Jogos Sul-americanos, que reunem quase 4000 atletas dos 15 países membros da Organização Desportiva Sul-americana em mais de 30 esportes. A competição ocorre em Medelin, na Colombia, e terá sua nona edição.A cada dia aqui no blog vou falar de uma modalidade do evento, e hoje falaremos sobre da natação.
A natação brasileira vai praticamente com equipe completa para os Jogos Sul-americanos. Exceção feita do trio brasileiro que treina em Auburn, Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos, e da machucada Gabriella Silva, o time vai completo, com o medalhista mundial Felipe França, com o recordista mundial Kaio Marcio, com os seis vezes campeão pan-americano Tiago Pereira, com a multi recordista sul-americana Fabiola Molina e a finalista olímpica Flavia Delaroli.
A primeira competição internacional que a seleção brasileira participa sem os trajes tecnológicos. Não poderemos ver ainda como vão ser os tempos pós trajes, pois estamos no início da temporada, mas será legal ver quantas medalhas o Brasil conquistará com uma equipe quase completa num torneio sul-americano.
Nas provas de nado livre feminino, talvez a maior dificuldade brasileira, já que teremos a venezuelana campeã pan-americana dos 50m e 100m livre e uma chilena que leva as provas de fundo. Flavia Delaroli, Monique Ferreira e Tatiana Lemos tentarão vencer as provas de velocidade até os 400m. Acredito que os 800m e 1500m sejam disputados por Ana Marcella Cunha, que está também nas maratonas aquáticas.
No masculino, mesmo sem Cielo e Nicholas, as chances de medalha no livre são maiores. Guilherme Roth, Nicolas Nilo e Rodrigo Castro são as armas brasileiras enquanto no nado livre teremos o jovem Lucas e o recordista sul-americano Luiz Rogério Arapiraca.
No borboleta, o Brasil vai com a força máxima no masculino, com Kaio Marcio e Gabriel Mangabeira, que devem brigar entre sí pelos ouros. Guilherme Roth deve nadar os 50m. No feminino, as meninas "D" tentarão manter a hegemonia brasileira nas provas de borboleta, com favoritismo para a olímpica Daynara de Paula. Além dela, Daiene Dias, medalhista pan-americana, e Danielle de Deus. Joana Maranhão nada os 200m borboleta e é a favorita.
No peito, as meninas tentam se redmir do resultado abaixo do esperado no mundial. Espera-se medalhas de Carolina Mussi, Ana Carla Carvalho, Tatiane Sakemi e a revelação do ano passado, Alessandra Machioro.
No masculino, mesmo sem Henrique Barbosa, os ouros devem ficar só com o Brasil. Felipe França, João Junior e Tiago Pereira deve nadar os 200m peito.
No nado costas, a espinha dorsal do Brasil. Apesar de Guilherme Guido e Daniel ORZECHOWSHKI nadarem bem os 50m e até oos 100m não temos especialistas nos 200m. TemOS no nado costas Leonardo de Deus e Glauber.
No feminino, temos Fabiola Molina, favoritíssima nos 50m e nos 100m costas, além de Fernanda Alvarenga, que deve nadar os 100m e 200m.
No medley, Tiago Pereira é o principal nome e deve levar os 200m e 400m, assim como Joanna Maranhão. Sinceramente, não sei quem são serão os outros nadadores de medley.
Nos revezamentos, o Brasil tem tudo para levar os seis ouros. No medley masculino deve ser Nicolas Nilo,Guido,Mangabeira e Felipe França enquanto no feminino devemos ter Tatiana Lemos,Fabiola, Tatiane e Daynara de Paula. No 4x200m livre, os homens devem ir com Rodrigo Castro,Tiago Pereira, Nicolas Oliveira e um quarto nome que seja do meio-fundo, imagino. Entre as mulheres, devem nadar Monique Ferreira, Tatiana Lemos, Joanna Maranhão e Sarah Correia, a mais desconhecida da equipe.
No 4x100m, devemos ter Guilherme Roth, Rodrigo Castro, Nicolas Oliveira e mais um quarto atleta, enquanto as meninas devem ir com Tatiana, Monique, Alessandra Marchioro e Flavia Delaroli.
Lembrando que a equipe já está definida mas não temos os nomes de quem vai nadar cada uma das provas. Eu deduzi que prova cada um irá disputar.
Nas maratonas aquáticas, teremos as provas de 5km e 10km. A equipe brasileira tem como principal nome Ana Marcela Cunha, quinta em Pequim, e Alan do Carmo, medalhista pan-americano. Além deles, a promessa Isabelle Longo e Filipe Alcantara.
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário