O que podemos esperar da ginástica em 2010? A ginástica é o esporte que mais cresceu no Brasil na útima década, tanto em termos de resultados como em termos de divulgação. Agora, depois de um 2009 apagado de nossas principais estrelas, o que esperar para o ano de 2010?
2010 não tem campeonato mundial por equipes e nem do individual geral. O único mundial que temos é o por aparelhos, que será disputado noo mês de outubro, em Roterdã, na Holanda. E esse é o principal objetivo para temporada.
No feminino, a incógnita é grande. Daiane dos Santos levou apenas cinco meses de punição e pode voltar já na metade do ano. Entretanto, o gancho ainda pode, e na minha opinião, é até provável que aumente.
O Flamengo, presidenciado por Patricia Amorim, trouxe duas meninas de Curitiba para sua equipe, que já tinha Jade Barbosa e Danielle Hipólito. As duas meninas da seleção foram Khiuani Dias e Ana Claudia Silva. Resta ver se as gerações conseguem se unir de forma benéfica para ambas.
São três gerações da ginástica que estão mescladas nesse ciclo olímpico. Com certeza a última Olimpíada, ou o último ciclo olímpico, das atletas que alavancaram a ginástica no Brasil, Daiane Santos e Danielle Hipólito. As duas precisam mostrar serviço para se manterem na seleção mais esse ano e, principalmente, até 2012. Lais Sousa, que esteve em Atenas, pode ser colocada na mesma geração e precisa se recuperar totalmente da lesão para retomar as melhores apresentaçoes, quando em 2006 foi a melhor atleta de todas as modalidades do Brasil no premio COB.
A segunda geração é a que esteve, ou "deveria" estar na Olimpíada de 2008 em Pequim, que está começando o segundo ciclo olímpico. Encabeçado por Jade, tem também Kwiani, que se não tivesse se machucado estaria em Pequim, Etiene Franco e Ana Claudia.
A terceira geração é a mais nova, mas que parece ter um bom futuro. Bruna Leal e Priscila Coelho já foram ao mundial do ano passado. Bruna foi a melhor do Brasil no individual geral, em 14º.
Minha opinião é que a geração mais antiga não chega a mais um ciclo olímpico. Todas estão com problemas, seja físico, seja com doping. A segunda geração ainda é promissora. Apesar de Jade ter ficado tando tempo contundida, ainda não chegou nem aos 21 anos e tem um futuro pela frente muito bom. Além disso, acredito em Ana Claudia, que já foi finalista olímpica, e Kwiani e Etienne que tem mostrado bons resultados em Copas do Mundo.
A terceira geração, de Bruna e Priscila, ainda precisa de experiência, mas Bruna mostrou que está muito bem no ano passado, conquistado a 14ª posição no mundial adulto no individual geral, além de medalhas em Copas do Mundo.
2010 teremos Copas do Mundo e o mundial por aparelhos. A primeira etapa da Copa do Mundo é em Cottubus, no início de março.
Vamos acompanhar
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Acredito que a ginástica brasileira passará por uma fase complicada daqui em diante.
ResponderExcluirSem Oleg, os resultados já não apareceram com a mesma frequência.
Sobre a renovação de atletas, nenhuma parece ter potencial suficiente para disputar uma medalha em campeonato mundial, apenas em etapas de Copa do Mundo esvaziadas.
Guilherme,
ResponderExcluirVc só comentou o feminino. E o masculino ?
O prazo da WADA acabou, eles não podem mais recorrer e pedir uma punição maior, portanto os 5 meses da Daiane é definitivo. E em relação a ginástica, ela é a única que pode conquistar uma medalha no mundial desse ano e nas olimpiadas. Deixou escapar na primeira e na segunda, não vai deixar barato na terceira. Eu que sou do meio da ginástica afirmo que se ela montar uma série inteligente, diferente do que aconteceu em Pequim, ela pode ser até campeã olimpica. As novatas ainda não estão prontas e não acredito que busquem o mesmo resultado que ela, vão em busca de uma final por equipes, individual geral e olhe lá. Jade nunca teve essa chance de medalha olimpica, se voltar no nivel de antes pode até conseguir, mas até lá muita coisa pode mudar.
ResponderExcluirE em relação ao masculino esse ano infelizmente não podemos esperar nada além de uma final por aparelhos e equipe quem sabe... mas o Brasil vem bem, em Londres pode até brigar por uma medalha por equipes, mas especialistas... tem um que eu não sei o nome que já foi finalista nas argolas e pode evoluir, mas pra medalha vai ter que contar com a queda de todos os chineses. Diego já foi tombado no solo, esse ano vem Uchimura, Dragulescu e mais inúmeras feras pra bater de frente com ele, além de muito mais dificuldade, uma execução muito superior, o que deve quebrar os ouros dele no solo.
ResponderExcluirO masculino deixei para comentar hoje, vou postar sobre o assunto.É que a maior incógnita é no feminino mesmo.
ResponderExcluirEspero que o que o "Anônimo" tenha falado da Daiane seja verdade, não sou tão informado assim para saber sua preparação. Porém, li que é possível a pena dela aumentar.
Jade tem muito potencial,tanto que chegou a 2 finais olímpicas,foi medalhista no mundial de 2007. Mas precisa se recuperar totalmente.