sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Judô

A seleção brasileira de judô já está na Europa para as competições do início do ano. O principal evento é o Grand Slam de Paris, já neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Depois, as Copa do Mundo de Viena(masculino) e Budapeste(feminino) no fim de semana seguinte e, nos dias 20 e 21, o Gran Prix de Dusseldorf.

As competições ainda não valem pontos para o ranking classificatório para os Jogos de Londres 2012, que tem início apenas dia primeiro de maio. Mas, claro, são importantes para nossos atletas. Na minha opinião, principalmente para as categorias com resultados menos satisfatórias do Brasil, as duas mais leves no masculino e as três mais pesadas no masculina, tem começar a vencer lutas em torneios internacionais se não uma vaga na Olimpíada ficará mais complicada.

Para as competições citadas, a equipe feminina será composta por Sarah Menezes e Daniela Polzin (48kg), Andressa Fernandes e Erika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen Altman (+78kg).
As categorias até 48kg, até 52kg e até 57kg tem nossas três principais atletas, Sarah,Erika e Rafaela Silva. Entretanto, Rafaela não disputa essas primeiras competições pois lutou na Coreia do Sul, em janeiro. Mayra Aguiar tem um talento enorme, mas ainda precisa mostrar que voltou bem da contusão, depois de um 2009 parado e uma mudança de categoria.
As categorias até 63kg, com Mariana Silva, que mora no Japão, e acima de 78kg, com Maria Suellen, são uma incógnita. Cada luta para elas será importante.

No masculino, Breno Alves e Ricardo Ayres (60kg), Alex Pombo (66kg), Marcelo Contini (73kg), Leandro Guilheiro e Nacif Elias (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg) e Walter Santos (+100kg) farão parte da equipe nos torneios.

Entre os homens, as categorias se invertem. As mais leves tem resultados bem abaixo das mais pesadas. Sem Denilson Lourenço, que já disputou duas Olimpíadas até 60kg, a vaga para os ligeiros está em aberto. Breno Alves disputou o mundial de 2007 e Ricarto Ayres é seu rival pelo lugar na seleção. A categoria até 66kg, sem João Derly que mudou para até 73kg e está machucado está aberta também. 60KG, 66KG E 73KG são incógnitas para 2010, com destaque para Leandro Cunha, que ainda não luta nesse início do ano.
Até 81kg tem o equilíbrio entre Leandro Guilheiro, que veio da até 73kg, eNacif Elias, talvez nossa principal revelação de 2009. Até 90kg, temos três grandes atletas. Tiago Camilo, Hugo Pessanha e Eduardo Santos. Apenas Tiago complete nesses primeiros torneios.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário