terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Europeu de handebol

2010 não é ano de mundial de handebol. Entretanto, acredito que o Campeonato Europeu pode ser levado em conta para o "Se a Olimpíada fosse em 2010". Isso porque da Europa vieram não só todos os campeões mundiais da história como também todos os medalhistas da competição entre os homens. Na Olimpíada, também nunca nenhum país fora da Europa já medalhou. Em Pequim 2008, os sete primeiros colocados do torneio masculino foram europeus.

No campeonato de 2010, disputado em Viena, na Austria, o título ficou com a França, que chegou a tríplice coroa. A seleção foi campeã olímpica em 2008, mundial em 2009 e no início deste ano foi campeão continental, ao vencer por 25 a 21 a equipe da Croácia, numa reedição da final do mundial de 2009

Com Karabatic desaparecido, a Croácia estava sempre à frente do placar, que chegou a ter uma vantagem de três gols para os croatas (12 a 9), com menos de dois minutos para o intervalo de jogo. No entanto, a estrela francesa ressurgiu, fez dois belos gols e a França empatou em 12 a 12.
Na etapa, a defesa francesa fez a diferença e o time abriu logo quatro gols de vantagem. Com isso, o time conseguiu se manter equilibrado para fechar o confronto com o placar de 25 a 21 e entrar para a história da modalidade.

O bronze ficou com a Islândia, que provou que a prata em Pequim-2008 não veio por acaso. Na disputa pelo terceiro lugar, venceu a Polônia por 29 a 26.

Os franceses começaram o campeonato capengando. Na primeira fase, empataram com a Espanha em 24 gols, com a Hungria em 29 e venceram os não tão temidos tchecos por apenas 21 a 20. Na segunda fase, vitória sobre Polônia, Alemanha e Eslovênia, que credenciaram os franceses a favoritos ao título. Na semi, não tiveram tantas dificuldades sobre Islândia.

A Europa é a potência mundial do esporte. E o equilíbrio do campeonato foi tamanho que apenas oito das 53 partidas terminaram com uma vantagem superior a cinco gols em pró de alguma das equipes, oito delas terminaram empatadas.

França e Croácia mostraram que estão um nível acima das demais equipes, mesmo com um começo irregular. Porém, o equilíbrio é gigante. Polônia, Islândia, Espanha, Dinamarca e Noruega muito fortes também. Isso sem contar algumas equipes tradicionais que caíram nas primeiras fases, como Rússia e Alemanha, e principalmente as tradicionais equipes da Suécia, Hungria e Servia, que caíram logo na primeira fase, quando 12 dos 16 times conseguiram classificação.


QUADRO DE MEDALHAS
Mundiais: 49er e star(Vela)
Europeu: Handebol masculino


QUADRO DE MEDALHAS
Espanha 1 - -
Grã Bretanha 1 --
França 1 - -
Suíça - 1 -
Austrália - 1 -
Croácia - 1 -
Itália - - 1
Brasil - - 1
Islândia - - 1
TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário