No começo da década, o Brasil não sonhava em sediar uma Olimpíada, era algo muito distante mas tínhamos vários eventos anuais de vários esportes por aqui que hoje não temos mais.
O triatlo brasileiro vivia dias de potência. Vale lembrar que para os Jogos de 2000 e 2004 levamos seis atletas e fomos um dos quatro países a conseguir esse feito. E tínhamos uma etapa da Copa do Mundo, com pontos para o ranking mundial no Rio de Janeiro, com o mesmo percurso que foi disputado no Pan. Atualmente, o que temos é em Santos uma etapa da Copa Pan-americana, bem menor que a Copa do Mundo.
A ginástica estava em ascenção, no ápice de Daiane, Daniele e companhia. Sediamos uma etapa da Copa do mundo em 2004, festa, alegria, Daiane com ouro, TV, mídia, atletas estrangeiras. Não temos mais etapas no Brasil.
O Tênis de mesa recebia, até 2008, anualmente o mundialito, que era uma etapa do Circuito Mundial. Devido a crise, o evento não aconteceu em 2009 e segue sem previsão de volta em 2010. Era um evento transmitido ao vivo pela tv brasileira, trazia alguns chineses bons. Também caiu fora.
A canoagem também tinha uma das quatro etapas da Copa do Mundo aqui no Brasil, em Curitiba. Mesma coisa dos outros esportes. Mídia em cima, atletas importantes do exterior, evento anual. Também não temos mais.
A "desculpa" mais usada pelas confederações é que o Brasil fica muito longe da Europa, que é muito custoso para o pessoal vir de fora. Mas, outros esportes conseguem ter eventos internacionais anuais, como badminton,judô, atletismo, hipismo.
Faz uma falta tremenda um evento internacional, principalmente para modalidades pequenas como canoagem e tênis de mesa. Era uma chance de conquistar pontos no ranking mundial que classifica para uma Olimpíada e de ter um espaço na mídia.
Perdemos essas chances.
Espero que venham outras
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário