quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

470

Começou hoje o Campeonato Brasileiro da classe 470, disputado em São Paulo na Represa de Guarapiranga.
A classe 470 é uma das três classes olímpicas que destribuem medalhas tanto no masculino como no feminino e o Brasil tem uma bela história.

Em 1980, Eduardo Penido e Marcos Soares foram campeões olímpicos na classe 470, primeira medalha de ouro da história da vela que, atualmente, tem um total de seis medalhas de ouro. Já o time feminino da classe em 2008, Fernanda Oliveira e Isabel Swan conquistaram a primeira medalha olímpica feminina da vela, terminando na terceira posição na China.

Com uma história tão bonita, que ainda envolve títulos mundiais, a classe segue pequena no Brasil.
No feminino, no brasileiro deste ano, são poucas as duplas que lutam pelo título, que tem apenas nove tripulações escritas. Fernanda Oliveira e Ana Barbanchan são as favoritas. Fernanda, que no início de 2009 desfez a parceria com Isabel, busca sua quarta participação olímpica, agora ao lado de Ana.

A dupla, em 2009,escolheram disputar apenas um evento,internacional o Skandia Sail for Gold Regatta, realizado na cidade que será sede das provas de vela das próximas Olimpíadas. Neste, as atletas ficaram na 15ª colocação entre 30 tripulações – em meio a elas as medalhistas de ouro e prata em Pequim. Dentre as competições nacionais, Fernanda e Ana garantiram o título do Campeonato Brasileiro 2009, da Pré-Olímpica 2009.

Porém, Fernanda e Ana terão como principais rivais uma outra dupla formada há pouco tempo. Isabel Swan se juntou com a filha de Torbem Grael, Martine, para tentar uma vaga nos Jogos de 2012 na mesma que a consagrou em 2008. Martine foi campeã mundial da classe 420 em 2009, uma espécia de 470 para jovens, já que o campeonato foi sub-20.

No masculino, a classe vive situação pior em termos de resultados. Desde a oitava posição da dupla na Olimpíada de 2004, nenhum resultado expressivo entre os homens em campeonatos mundiais ou em regatas.
No brasileiro deste ano, a briga pelo título brasileiro tem quatro duplas, comandadas pelos timoneiros Carlos Henrique Wanderley, Fabio Pillar, Henrique Haddad e Tommy Sumner.
Fabio Pillar representou o Brasil em 2008 com Samuel, compete no brasileiro de 2010 ao lado de Gustavo Thiesen e é o favorito ao título.

Em 2009, nenhuma dupla brasileira participou do mundial e na única grande competição internacional em que o Brasil foi representado, Carlos Henrique Wanderley / Bernardo Arndt foram 27º e Fabio Pillar / Gustavo Thiesen 38º Lugar, na regata de Londres.

Uma fase bem difícil de uma das mais tradicionais classes, não só no Brasil, como no mundo.

TEM TWITTER?SIGA O BLOG
WWW.TWITTER.COM/BRASILEMLONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário