Começa nessa quinta-feira a Superliga masculina de vôlei, com estrelas olímpicas, times competitivos, mídia envolvida, vários estados na competição, com uma segunda divisão "robusta". Apesar de todas essas qualidades, a edição 2009/2010 da competição já se inicia em crise.
Dias antes do começo do campeonato, a patrocinadora que bancava viagens e estadia dos times saiu de cena, e com ela foram embora R$ 3,8 milhões de investimento. A CBV entrou em cena e garantiu pagar as viagens de 13 atletas de cada uma das equipes. Porém "esqueceu" da comissão técnica e quem vai tem que bancar essas passagens são os próprios clubes.
Isso faz com que antes mesmo do início, a Superliga já esteja dividida. A equipe do Cruzeiro, por exemplo, time vai jogar contra a Cimed em Florianópolis no jogo de abertura da Superliga, nesta quinta-feira, a partir das 18h30 (de Brasília), questionou os termos do pré-acordo com a CVC, e acabou ficando de fora do esquema de custeio improvisado pela CBV.
Dentro das quadras, se tudo der certo fora delas, a competição tem tudo para ter um nível muito forte. Geralmente são três ou quatro os times postulantes ao título, mas agora é unânimidade que são seis times os que podem brigar diretamente para serem campeões.
O Cimed busca repetir a conquista do ano passado e chegar ao quarto título nos últimos cinco anos, tem como principais jogadores Bruninho e os novatos Thiago Alves, Eder, Lucão que fizeram parte do vitorioso ano brasileiro na seleção, além do líbero Mario Jr. Na minha opinião, é favorito, mas terá muitos times pela frente.
A equipe do Pinheiros/Sky decepcionou no paulsita e foi eliminado na semifinal. Agora, na Superliga, quer mostrar que valeu a pena trazer quatro medalhistas olímpicos para o time. Giba, Gustavo, Marcelinho e Rodrigão são os destaques do time.
De Minas, a equipe do Minastenis clube e a do Cruzeiro vÊm muito fortes. O Minas tem em seu time os dois Andrés da seleção brasileira campeã de 2004, Nascimento e o Heller, além do americano Salmon, campeão olímpico em 2008. O time, campeão da superliga 06/07 busca voltar aos títulos, já que esse ano perdeu o campeonato mineiro. Já o Cruzeiro/Sada, principal surpresa do último ano chegando à semifinal, aposta nas voltas dos selecionáveis Renato Felizardo e de Bruno Zanuto, além claro de Samuel, que veio do Ulbra.
De São Bernardo, o Brasil Volei Clube também chega como um dos favoritos, depois de chegar até a semifinal na última edição do torneio. Comandado pelo líbero Serginho, o time tem Marlon, que fez parte do grupo que conquistou três títulos pela seleção brasileira em 2009.
O Sesi de São Paulo também tem tudo para brigar pelo título no primeiro ano na superliga. O técnico Giovane comandará um time forte, com Sidão e Thiago Barth, dois dos grandes nomes da nova geração do volei nacional, além da presença do ponta Murilo e do campeão olímpico Anderson.
O novo regulamento também agrada a todos. O fim das "finais por turno" e a volta do turno e returno e a classficação para os playoffs das quartas-de-final. E o mais interessante é que o time com melhor campanha escolhe se manda o primeiro e o terceiro jogos em casa ou o segundo e o terceiro. É uma escolha e não uma imposição.
Legal ver que são 17 times disputados, dois deles classificados pela "segunda divisão", a chamada Liga Nacional. São oito estados na disputa, com a importante volta do Rio de Janeiro, com Volta Redonda e do Destrito Federal, com a UPIS. Temos também times do Espírito Santo( Alvares/Vitória), do Rio Grande do Sul(UCS) e do Mato Grosso(FUNVIC). Claro, falta times do norte e nordeste, mas isso vem com o tempo, investimento. Os clubes dessas regiões já estão participando da Liga Nacional, a segunda divisão do torneio.
Vamos torcer para o sucesso da 16ª edição da Superliga masculina. Lembrando que a feminina começa no próximo dia 10, com 13 times. ^
Tem twitter?Siga o blog
www.twitter.com/brasilemlondres
A SUPERLIGA sempre foi um sucesso, infelizmente os dirigentes da CBV, parece que estão esquecendo a organização e o profissionalismo do vôlei brasileiro e querendo mergulhar de cabeça na desorganização que "era" o futebol brasileiro.
ResponderExcluirParece que a BAND tb vai transmitir.
ResponderExcluirTêm essa informação ?
BR