domingo, 8 de novembro de 2009

Resumo da semana

Badminton Daniel Paiola caiu nas oitavas-de-final do Aberto de Porto Rico de badminton, mas talvez tenha garantido um lugar entre os 100 melhores do mundo. Atualmente, ele se encontra na posição número 105 do ranking mundial e com os pontos conquistados deve entrar no seleto top-100.
Basquete A seleção brasileira sub-15 feminina, comandada por Janeth, estreia contra a Venezuela no 16º Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado em Porto Viejo, no Equador, de 23 a 29 deste mês. Depois das venezuelanas, na segunda rodada da competição (dia 24), o Brasil enfrentará também a Colômbia (25), Chile (26), Paraguai (27), Equador (28) e Argentina (29). Pelo regulamento, as sete seleções jogam entre si, sendo campeã a equipe que somar o maior número de pontos.
Canoagem: Pela primeira vez em edições de Jogos Pan-americanos, a Canoagem Slalom, modalidade olímpica juntamente com a Canoagem Velocidade, foi confirmada nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. Chances reais de medalha pan-americana, tanto no masculino como no feminino. Dá para brigar por um bronze ou até mesmo uma prata.
Ciclismo: Entre os dias 18 e 21 de novembro será disputado o Campeonato Brasileiro de ciclismo pista, no velódromo contruído para o Pan. Vale lembrar que é muito provável que esse mesmo velódromo receba o pan-americano de ciclismo pista. A pista, que há anos está carente no Brasil, parece começar a melhorar ,com participações em Copas do Mundo e atletas se preparando melhor.
Polo aquático: Pinheiros e Paulistano empataram em 7 a 7 pela 4ª rodada da II Liga CBDA Nacional de Pólo Aquático, na tarde deste domingo (8/11), no Paulistano, em São Paulo. As parciais foram de ECP 2 x 1 CAP / 1 x 2 / 1 x 2 / 3 x 2. Este foi o primeiro ponto do Paulistano, que deixou a “lanterna” da competição para o Guanabara, que ainda não pontuou. E foi o segundo do Pinheiros, que empatou na estreia com o Paineiras em oito gols.
O Fluminense/BNY Mellon assumiu a liderança isolada da II Liga CBDA Nacional de Pólo Aquático ao vencer, neste sábado (7/11) o Tijuca Tênis por 11 a 5 (FFC 2 x 1 TTC / 3 x 1 / 5 x 2 / 1 x 1). No primeiro jogo da rodada dupla disputada no Fluminense, o Flamengo derrotou o Guanabara por 15 a 6 (CRF 5 x 2 CRG / 2 x 1 / 3 x 1 / 5 x 2). Agora, o Tricolor das Laranjeiras tem seis pontos, seguido de Flamengo e Botafogo, com quatro.
Natação:Joanna Maranhão foi o grande destaque do Brasil na segunda etapa da Copa do Mundo de natação em piscina curta, que foi disputada esse fim-de-semana em Moscou(Rússia), ganhando suas medalhas de ouro, nos 400m medley e nos 200m borboleta. Ela chega da capital russa na manhã dessa segunda-feira, ao lado dos outros brasileiros que disputaram a competição, Fabiola Molina,Henrique Rodrigues , Felipe Lima e Bruno Frattus, além do técnico Jefferson Neves. Joanna venceu os 400m medley com o tempo de 4m26s98, um tempo muito perto do recorde mundial da prova de 4m25s06, da espanhola Mireia Belmonte. Sua marca é o recorde da competição, além de recorde sul-americano. Ela ficou uma boa parte da prova com parciais mais baixas que o recorde mundial mas, nos últimos 100m, acabou cansando um pouco mas venceu a prova. Cerca de 20 minutos depois, Joanna voltou a cair na água para a disputa dos 200m borboleta. Mais uma vez fez uma bela prova, chegou a nadar a frente do recorde mundial, mas cansou no fim e terminou com 2m04s01, batendo o recorde sul-americano e do campeonato. Vale lembrar que um dia antes, na sexta, Joanna já havia sido bronze nos 200m medley, também com recorde sul-americano. Fabiola Molina ganhou medalha de prata tanto nos 50m quanto nos 100m costas, com recordes sul-americanos em ambos os casos. Henrique Rodrigues foi o outro medalhista do Brasil, ao conquistar a prata nos 200m medley.
Ginástica A decepção de não participar sequer da final do Mundial de Londres, no mês passado, ficou para trás. Neste sábado, Diego Hypolito venceu a decisão do solo na etapa de Osijek (Croácia) e conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo de ginástica artística. A façanha foi inédita na história do esporte.Na prova deste sábado, o brasileiro enfrentou justamente os únicos dois ginastas que ainda tinham chances reais de tirá-lo do topo, mas nenhum deles atingiu o feito.O israelense Alexander Shatilov, um dos maiores rivais de Diego na atualidade, decepcionou. Apesar de ter obtido a segunda maior nota das eliminatórias, o ginasta cometeu uma série de pequenos erros em sua apresentação na decisão e acabou ficando com o bronze (14,925 pontos). A medalha de prata foi para Tomislav Markovic, que somou 15,225 pontos e fez a alegria da torcida local.
Quem mais se aproximou do pódio foi Arthur Zanetti. Quarto colocado na prova de argolas no Mundial da modalidade disputado em outubro, o paulista voltou a repetir o resultado neste sábado ao somar 15,200 pontos. Zanetti ficou a apenas meio décimo do ucraniano Alexander Vorobyov, medalhista de bronze.Quem mais se aproximou do pódio foi Arthur Zanetti. Quarto colocado na prova de argolas no Mundial da modalidade disputado em outubro, o paulista voltou a repetir o resultado neste sábado ao somar 15,200 pontos. Zanetti ficou a apenas meio décimo do ucraniano Alexander Vorobyov, medalhista de bronze.Enquanto isso, na final das barras assimétricas, Ethiene Franco e Bruna Leal não conseguiram nem ameaçar as primeiras colocadas. Ethiene ficou muito aquém das apresentações que a levaram a conquistar três bronzes em etapas de Copa neste ano e ficou em sétimo lugar. A oitava colocação foi justamente de Bruna, que sofreu uma queda durante sua performance.
No Pan-americano juvenil, disputado em Aracaju, nova sede da CBG, o Brasil mostrou que tem um futuro promissor no masculino e um ponto de interrogação no feminino. Os homens levaram o título por equipes e ainda viram nosso grande atleta Sergio Sasaki levar três ouros individuais, além do individual geral e por equipes. Petrix Barbosa ainda levou um ouro.
Já as meninas ficaram apenas com o bronze por equipes e longe da medalha nas competições individuais. Um futuro tenebroso? Espero que não.
Ginástica de trampolim: Tem início nessa quarta-feira, o mundial de trampolim acrobático. O Brasil será representado, nas modalidades olímpicas, por quatro atletas, dois no masculino e dois no feminino.
Handebol Embora tenha sido superada na decisão, a Metodista/São Bernardo conquistou o tetra da Liga Nacional de handebol feminino neste domingo, no ginásio Victorio Zanon, em São Bernardo do Campo. O time foi derrotado pelo Blumenau/Furb, por 26 a 20, mas obteve vantagem de nove gols quando venceu o adversário na primeira partida da final por 25 a 17, na última quinta-feira, em Brusque.O treinador da Metodista, Eduardo Carlone, não escondeu a sua irritação com o resultado da final, apesar de o time ter faturado a quarta taça consecutiva. "Tivemos uma campanha irrepreensível na Liga Nacional. Terminamos invictos a fase de classificação e fizemos mais três excelentes partidas, duas da semifinal e a primeira da decisão. Infelizmente, a nossa pior performance foi nos últimos 30 minutos do último jogo. Não podíamos ter tomado 20 gols no segundo tempo", explicou Carlone.
Hipismo adestramento Um especial sobre os índices para o mundial de 2010 foi divulgado ontem no blog. Clique aqui para ver
A Luiza e o Samba fizeram dois índices acima de 68% no Free-style Grand Prix - o balé musicado do Adestramento, e garantiram vaga na final da Copa do Mundo de Adestramento do ano que vem, um importante resultado.
Hipismo cce: No próximo fim de semana, dias 14 e 15 de novembro, a Sociedade Hípica de Ribeirão Preto será palco do Campeonato Internacional e Brasileiro de Concurso Completo de Equitação, nas categorias de Salto, Cross e Adestramento. O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo, em parceria com ABHIR.
Hóquei na grama: Assim como já tinha feito no Campeonato Brasileiro 7 a side, o Florianópolis levou para a capital catarinense os títulos masculino e feminino do Troféu Brasil, disputado no último fim de semana em Deodoro. No feminino, a equipe fez uma campanha brilhante: foram 4 vitórias em 4 jogos, com 17 gols a favor e nenhum contra. O Floripa ainda teve a artilheira da competição, Juba, com 6 gols. Laís veio logo em seguida, com 5 gols.
No masculino, o Florianópolis só precisou de dois jogos para conquistar o título. Como ganhou o direito de entrar direto na segunda fase, o time catarinense enfrentou o Carioca no jogo mais disputado do torneio. Depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, o Floripa venceu nos pênaltis por 4 a 2 e carimbou o passaporte para a decisão. O adversário foi o rival Desterro, que tinha passado pelo Deodoro CSSVM. Em uma decisão caseira, vitória por 3 a 1 e mais um título na galeria do Florianópolis.
Judô: Com 12 ouros, duas pratas e dois bronzes, o Brasil faturou o Campeonato Pan-Americano sub 15, disputado em Porto Alegre. No feminino, foram seis ouros e duas pratas enquanto no masculino seis ouros e dois bronzes. No pan sub-13, o domínio foi maior ainda, com 16 ouros em 16 categorias.


A equipe Belo Dente/Minas Tênis Clube é a campeã da sexta edição do Grand Prix Nacional Masculino de Judô, disputado neste domingo (8) em São Paulo, no ginásio do Palmeiras. O Minas superou na final o USCS/São Caetano por 3 lutas a 1, com vitórias de Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg) e Luciano Corrêa (+90kg). O ponto do São Caetano foi marcado por Bruno Mendonça (-73kg). A equipe do Grêmio Recreativo Barueri ficou com a medalha de bronze. Tanto o Minas quanto o Barueri subiram pela primeira vez no pódio no Grand Prix. No próximo fim de semana (14 e 15) em Brasília, acontecerá em Brasília a edição feminina do GP.

Tênis: Faltou pouco para João Souza, o Feijão, conquistar seu primeiro título de peso na carreira. Ele lutou por mais de duas horas, virou um segundo set perdido mas parou na vasta experiência do argentino Juan Ignacio Chela, ex-top 15 do ranking, na final do challenger de Medellín, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.

Tiro com arco: No pouco divulgado campeonato brasileiro de tiro com arco, medalha de ouro para Sara Nikitin, deixando a prata para a experiente Fátima Rocha, que esteve nos últimos três pan-americanos. Não consegui ainda encontrar quem foram os campeões no masculino, mas logo colocarei aqui.

Triatlo: Hoje foi realizado em Huatulco, no México, mais uma etapa do circuito mundial de copas do mundo. Uma das provas mais duras e disputada debaixo de um sol escaldante foi traduzida em números. No feminino, das 23 atletas que largaram, apenas 17 completaram a prova. Duas horas mais tarde, com o sol mais quente, 48 atletas largaram a prova masculina, mas apenas 22 conseguiram chegar ao seu final.
As brasileiras sentiram o ritmo forte e não completaram a prova.Na prova masculina O melhor brasileiro foi Diogo Sclebin, o primeiro colocado do Ranking Nacional, que chegou em 15 lugar com o tempo de 2h04min cravados.

Vôlei : Após a conquista dos seis títulos colocados em jogo este ano – Montreux Volley Masters, Copa Pan-Americana, Grand Prix, Torneio Classificatório para o Mundial 2010, Final Four e Campeonato Sul-Americano – e de 39 vitórias, em 40 partidas, chegou a vez de disputar a última competição de 2009. A seleção brasileira adulta feminina de vôlei, atual campeã olímpica, entrará em quadra na madrugada desta TERÇA-FEIRA (10.11) em sua estreia na Copa dos Campeões, no Japão. A adversária será a República Dominicana, às 4 horas, com transmissão ao vivo do canal Sportv. Na preliminar, às 2 horas, a emissora mostrará a partida entre Itália e Tailândia.
Tawekondo: Será disputado no próximo dia 14 de novembro, a primeira edição do World Taewkwondo Tour no México, em que os 16 melhores atletas do mundo estarão presente, entre eles campeões mundiais e olímpicos. Um brasileiro foi convidado, Marcio Wenceslau. São tres categorias no masculino e uma no feminino com quatro atletas cada, com premiação em dinheiro, algo inédito no esporte. E não será um prêmio de se jogar fora. Segundo o site oficial, erão R$ 20 mil para o ganhador de cada uma das categorias e o brasileiro está na disputa até 58kg, ao lado do campeão pan-americano e medalhista olímpico, o dominicano Gabriel Mercedes, o espanhol Andre Taboada e o mexicano André Villa, ambos medalhistas no último mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário