domingo, 8 de novembro de 2009

Hipismo adestramento

O hipismo adestramento vem sendo um dos esportes que mais tem se destacado no Brasil nesse ano. A evolução é marcante e a modalidade passou de "patinho feio" do nosso hipismo para a que tem dado mais alegrias.

2008 foi um ano ao mesmo tempo espetacular e frustante para o adestramento. Espetacular porque a equipe conseguiu se classificar para Pequim e frustrante pois lá nosso principal atleta, Rogério Clementino teve problemas com cavalo e não pôde competir. Depois do bronze no Pan do Rio(medalha que não vinha há 18 anos), a equipe precisava que três atletas atingissem duas vezes o índice de 64% em uma prova de gran prix internacional. E isso aconteceu com Luiza Tavares, Leandro e Rogério Clementino.

2009 vem sendo melhor ainda para o adestramento nacional. Recheada de provas internacionais na cidade de São Paulo, o país já classificou uma equipe completa para o mundial equestre de 2010. Com a qualificativa de hoje, já estão pré-qualificados rumo ao Mundial 2010: Luiza / Samba, Rogério / Nilo VO e Portugal e Renata Rabello Costa / Ludewig G, conjunto em atividade na Europa já estão classificados.

Nesta sexta, ocorreu a quinta e última seletiva do ano para equipe em 2009, outras ocorrem em 2010. Luiza Tavares fez mais uma vez o índice, o quinto com 65,106% e está cada vez mais perto do mundial. Outro índice conquistado parece não ter a mínima importância, mas tem bastante. Rogério Clementino, que já tinha as marcas com o cavalo Nilo, conseguiu alcançar o segundo índice com Portugal, fazendo assim a marca com sua melhor montaria.

Assim, Rogério pode ficar mais tranquilo. Depois daquela tragédia em 2008, ele já tem dois cavalos classificados para o mundial de 2010 e se dará ao luxo de escolher o que estiver em melhores condições na ocasião. Por enquanto, Nilo está bem melhor e seria a primeira escolha do atleta. Vale lembrar que nenhum conjunto já está classificado pois ainda restam cinco seletivas. Os que obtiverem as melhores notas irão ao mundial, serão trÊs titulares e um reserva. O problema de 2008 na Olimpíada é que não tínhamos reservas.

A sueca Marie Munters segue em busca de sua qualificação, mas não chegou lá, com 62%, enquanto o índice é 64%. Ela também segue na busca por uma naturalização, já que vive por aqui há anos. É uma bela aposta caso consiga cidadania. Quem também não conseguiu o índice, mas ficou perto de tal feito, foi Thaisa Almeida/Riopele (62,723%) e Leandro Silva/Oceano do Top. Ambos já tem uma marca e precisam só de mais uma para garantir vaga no mundial de 2010.

Tem twitter?Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário