sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tyson Gay, um injustiçado

Usain Bolt é um mito. Disparado o homem mais rápido do mundo, correu os 100m em 9s58 no último mundial, além de ter marcado 19s19 nos 200m, ambos recordes mundiais. Porém, seu maior rival, o americano Tyson Gay tem seus méritos. E como.

Tyson é ofuscado por Bolt. Tyson foi campeão mundial dos 100m, 200m e revezamento 4x100m do mundial de 2007, deixando o jamaicano para trás em duas dessas provas. Na época, Bolt não corria os 100m. Ele foi o principal nome daquele mundial e tinha tudo para na Olimpíada, mesmo sem ser o recordista mundial, levar as medalhas de ouro.

Entretanto, sofreu uma contusão durante os 200m da seletiva olímpica norte-americana, não podendo disputar essa prova em Pequim. Não se recuperou 100% da lesão e acabou não conseguindo disputar como queria os Jogos Olímpicos. Ele correu os 100m mas parou na semifinal, claramente porque estava machucado. Foi um ano perdido.

Ele começou 2009 num ritmo alucinante e tinha o melhor tempo da temporada até o mundial. No mundial, claro, o favorito aos 100m era Bolt. Mas Gay enfrentou o mundo inteiro dizendo que era possível bater o rival. "Ele (Bolt) mostrou ao mundo o que pode fazer e, inclusive, que pode fazer mais, mas eu ainda não tive a oportunidade de mostrar realmente o meu talento" dizia antes do mundial.

E não fez feio, correu sua prova em 9s71. Recorde norte-americano da prova. Fez o melhor tempo da história de seu país, que já teve nessa prova nomes inesquecíveis como Carl Lewis e Maurice Greene. Sua marca quase bateria o Bolt de Pequim, que havia feito 9s68.
Ainda em 2009, no último fim-de-semana, marcou 9s69, a segunda melhor marca da história para vencer o meeting de Shangai.
"Ele não é imbatível" garante o americano, se referindo a Bolt. Bolt é um fenômeno, é o melhor da história e não deve perder esse trono tão cedo.
Mas que Tyson dá trabalho, dá...

Tem twitteR? Siga o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário