terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eurocopa de basquete

Na semana que se passou, foi disputada a Eurocopa de basquete masculino, um evento talvez tão grande quanto o campeonato mundial. Foram 16 equipes divididas em quatro chaves de quatro equipes, com as trÊs melhores passando para a segunda fase, levando seus resultados. Depois, os times são divididos em duas chaves de seis com os quatro primeiros indo às quartas-de-final. Mais importante que o título é a vaga no mundial, conquistada diretamente pelos seis primeiros colocados no torneio.

A Espanha, depois de seis vice campeonatos na história, cumpriu seu favoritismo e saiu com o título da competição. Teve um início irregular de competição, perdeu na estreia da Servia, donos da casa, depois venceu por apenas oito pontos o fraquíssimo time da Grã Bretanha e na última rodada, derrotou a Eslovênia na prorrogação. Na segunda fase, perdeu para Turquia, mas depois imendou uma série de bons resultados, batendo Lituânia, Polônia e chegando nas quartas-de-final para enfrentar a até então invicta França. Para mim, foi o jogo chave do torneio, em que Paul Gasol mostrou porque é um dos principais jogadores da NBA atualmente, marcando 28 pontos. Na semi final, o mesmo Gasol marcou 18 e a vitória foi tranquila sobre a Grécia. Na final, venceu os donos da casa em uma partida tranquila, 85 a 63.

A equipe da Servia, apesar da derrota, se mostrou muito forte, com uma equipe jovem, comandada por Miloš Teodosić, e conseguiu boas vitórias na competição, inclusive a emocionante semifinal diante da Eslovênia na prorrogação e sobre os gigantes russos nas quartas.

Os gregos foram uma certa decepção no torneio. Com uma equipe portíssima, começou arrasando, vencendo os três jogos da primeira fase, contra Macedônia, Croácia e Israel e a Alemanha no primeiro jogo da segunda fase. Depois, derrotas no final para Rússia e França, e uma vitória sobre Turquia na prorrogação e a vaga nas semifinais, em que não foi páreo para a Espanha.

Eslovênia, França e Croácia ficaram com as demais vagas para o mundial de 2010, terminando em quarto, quinto e sexto lugares respectivamente. Seleções fortes como Russia e Alemanha agora esperam os convites da FIBA, que dará quatro vagas para o mundial de 2010.

Para se ter uma ideia, no último mundial quem recebeu os convites foi Itália, Porto Rico, Sevia e Montenegro e Turquia. Os servios sediaram a eurobasket de 2005 mas caíram nas oitavas-de-final, ficando sem o mundial. Os italianos também caíram nas oitavas-de-final, deixando Croácia e Russia chupando o dedo e, mesmo em sétimo e oitavo no europeu, sem o mundial. Os turcos caíram na mesma fase, mas entende-se, já que sediariam o mundial de 2010. E Porto Rico, sede da FIBA Americas, foram apenas os sétimos no torneio qualificatório.

Meu palpite para os convites?
Grã Bretanha, sede dos próximos Jogos Olímpicos e que está tentando implantar um bom time, algo que está acontecendo, já que o time ,sem tradição nenhuma, ficou entre os 12 no eurobasket.
República Dominicana, que está com cinco jogadores na NBA, Russia e Macedônia, é o que eu imagino.

Tem twitter?siga o blog

2 comentários:

  1. Eu acho é que tem que acabar c/ essa besteira de convites.

    A FIBA tem é que aumentar o nº de vagas por continente e pronto!


    BR

    ResponderExcluir
  2. Também acho que se deve acabar com essa história de convite, vaga é para ser ganha dentro de quadra e ponto final.

    ResponderExcluir