sábado, 8 de agosto de 2009

Todos os países- República centro africana, Chade e Chile

República Centro Africana
Área:622,984 km²
População: 4,511,488
Média de idade: 18
Expectativa de vida: 44
Pib: U$ 2,07 bilhões


Gabriel M'Boa foi o único atleta olímpico do país durante anos. Ele disputou os Jogos de 1968 na prova dos 5000m rasos, em que terminou com o tempo de 17min33s e ficou muito atrás dos demais participantes. Demorou 16 anos para que o país fosse novamente representado numa olimpíada.
Na olimpíada de 1984, o país esteve representado no boxe e no atletismo. Dieudonné Kossi e Antoine Longoudé perderam na primeira luta enquanto Adolphe Ambowodé ficou em 70º na maratona.

Em 1988 talvez o maior momento de destaque da história do país na olimpíada. A seleção de basquete garantiu presença na olimpíada. Ficou em 10º lugar, vencendo apenas um jogo- contra o Egito- e perdendo para as demais eleções. Fez belas apresentações contra Coreia do Sul e União Soviética. Boxe e atletismo também foram representados.
Em 1992, novamente 15atletas, mas desta vez sem a presença de esporte coletivo. Oito participantes no atletismo que não passaram da primeira rodada, o mesmo acontecendo com os trÊs judocas e os dois ciclistas.
Em 1996, apenas o atletismo esteve presente. Com cinco atletas, novamente sem resultados expressivos. Em 2000, além do atletismo, a novidade foi o tiro com arco, com a presença de Henriette Youanga, que ficou em 63º dentre os 64 participantes.

Em Atenas 2004, Bertrand Gbongou Liango representou o país no tawekondo, como convidado, e caiu na primeira fase. Judô e atletismo foram os outros representados.
Na última olimpíada, em Pequim, Béranger Bosse até fez um bom tempo nos 100m rasos, 10s51, mas não foi para segunda rodada. O boxe foi o outro esporte representado. O time de basquete, principal esporte coletivo do país, perdeu nas quartas-de-final do pré olímpico africano para Angola, que tem um time muito bom e é a principal força atual do continente.

Chade
Área: 1.284,000 KM²
População: 10,329,208
Média de idade: 1
6
Expectativa de vida: 47
Pib: US 16,26 bilhões

A participação olímpica do Chade começou em 1964, com dois atletas no atletismo. Mahamat Idriss, que defendeu a França, então detentora do poder político do Chade, nos Jogos de 1960, foi o destaque, chegando a final no salto em altura. Idriss, aliás, é o principal atleta da história do país, tendo chegado também a finais em mundiais. Na olimpíada seguinte, o destaque foi o também saltador em altura, Ahmed Senoussi, que foi também a final olímpica.

Em 1972, foi a primeira vez que o boxe foi representado, mas sem vitórias. No atletismo, quatro atletas mas nenhum que tenha avançado para a final. Chade boicotou os dois Jogos seguintes, o primeiro para protestar contra a África do Sul e o segundo para seguir os americanos que boicotaram os Jogos de Moscou.

Em 1984, novamente apoenas atletismo representado, assim como em 1988. Em 1992, além do atletismo, o judô esteve presente, mas sem grandes resultados. Em 1996, 2000 e 2004 apenas o atletismo esteve nos Jogos, assim como na última olimpíada, em Pequim. Na natação, esporte que todos os paísesforam convidados, Chade não mandou nenhum atleta.


Chile

Área: 756,102 km²
População: 16,601,707
Média de idade: 31
Expectativa de vida: 77
Pib: U$ 254,3 Bilhões


O Chile é um dos poucos países do mundo que contam com uma mulher na presidência. Michelle Bachelet foi eleita em janeiro de 2006. O fato é realmente histórico, pois a nomeação da primeira mulher presidente ocorreu apenas 16 anos após o fim da ditadura liderada pelo general Augusto Pinochet, que durou entre 1973 e 1990 e fez muitas vítimas fatais, entre elas o pai da atual presidente.

O esporte também sofreu com Pinochet. Uma de suas primeiras medidas, dois dias após o golpe sobre o presidente Salvador Allende, foi cancelar a organização dos Jogos Pan-Americanos de 1975, marcado para acontecer em Santiago, pois o general temia muita exposição ao que ocorria em seu mandato. Mais tarde, entre os mais de três mil mortos na ditadura, estavam atletas de ponta do esporte chileno.

O caso mais famoso foi do ciclista Sergio Tormen, seqüestrado em 1974 e que nunca mais foi visto. Seus irmãos também eram ciclistas e, durante anos, usaram o esporte para ter notícias de seu paradeiro. Richard, o mais velho, foi o único do país a ser medalhista de ouro no Pan de San Juan-1979, planejava um encontro com Pinochet, mas não teve sucesso. Já o caçula Peter, que fora seqüestrado junto com Sergio, mas liberado, foi mais ousado. Em 1987, após ser o primeiro colocado da Volta do Chile, principal competição do país, dedicou a vitória ao ente desaparecido, ao vivo, numa rede de televisão que saiu temporariamente do ar.

Outra característica do Chile é seu território extenso, porém estreito. A formação faz com que ao mesmo tempo, o país tenha a região mais árida do planeta - deserto do Atacama - e um dos locais mais frios e úmidos, o Cabo Horn, o ponto mais próximo da Antártida. Por toda essa diversidade climática, o país será sede do Rali Dacar em 2009 - juntamente com a Argentina - já que os organizadores não realizarão o evento em países da Àfrica por falta de segurança.
Em Olimpíadas, o país se destaca por ser um dos poucos que participaram da primeira edição, em 1896, porém a melhor participação chilena ocorreu 60 anos depois, em Melbourne, na Austrália, quando conquistou quatro medalhas, sendo duas de prata e duas de bronze. A primeira medalha da história chegou em 1928, nos Jogos de Amsterdã, quando Miguel Plaza foi prata na maratona.

Já o tão sonhado ouro olímpico só se tornou realidade em Atenas-2004, 108 anos após a estréia do país nos Jogos. Nicolas Massú e Fernando González foram campeões do torneio de duplas do tênis. E um dia depois Massú conquistava a segunda medalha dourada da história do país, no torneio de simples e González ainda ficaria com a medalha de bronze.

Em Pequim, González salvou o Chile de passar em branco no quadro de medalhas. O atleta conquistou a prata no torneio de simples ao ser derrotado pelo atual número um do ranking, o espanhol Rafael Nadal. Na semifinal, González derrotou o norte-americano James Blake numa atuação criticada pelo adversário, que ressaltou a falta de espírito esportivo do chileno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário