segunda-feira, 15 de junho de 2009

Resumo da semana

Atletismo: Na primeira etapa da Golden Ligue, em Berlim, um ótimo resultado de Fabiana Murer. Ela ficou com o bronze, em prova de salto com vara vencida pela imbatível russa Yelena Isinbayeva, que saltou 4m83, sem muito esforço. A prata ficou com a polonesa Monika Pyrek, com 4m78. A brasileira saltou 4,68, também abaixo do seu melhor resultado, que é de 4m82 na semana passada.

Badminton: Hugo Arthuso venceu a primeira etapa do campeonato nacional, disputado em Natal, ao derrotar na final Guilherme Pardo por 20-8 e desistência. Na semifinal, ele havia derrotado Lucas Araujo por 2x1 com 21-15 no terceiro set, enquanto Pardo venceu na outra semifinal seu xará Kumasaka, em dois sets. Entre as mulheres, vitória de Paula Beatriz Pereira, que derrotou Fabiana da Silva na final. Mariana Arimori foi bronze.

Basquete: Neste fim-de-semana, o Flamengo poderia ter conquistado a NBB, já que se vencesse as duas partidas no Rio garantiria o título em cima do Brasília. Porém, a equipe da capital venceu uma das partidas e agora tem 1x2 no confronto. O Flamengo precisa de uma vitória nos próximos dois jogos.

Ciclismo: Mais uma vez a cidade de Salto foi palco da segunda etapa do GP Ravelli. Com mais de 600 participantes, a competição viu Rubens Donizetti vencer de forma quase heróica na categoria Elite Masculina, onde ele disputou o primeiro lugar palmo-a-palmo com Ricardo Pscheidt, que terminou em segundo. Já na Elite Feminina, Laís Saes conseguiu a vitória facilmente, e com quilômetros de diferença da segunda colocada, Manoela Vila.

Esgrima: Em um campeonato muito equilibrado, o Brasil liderou o quadro de medalhas do sul-americano cadete, infantil e juvenil, disputado no Chile. Nossa delegação ficou ao todo com 7 ouros, 6 pratas e 9 bronzes, seguido da Argentina, com cinco ouros, Chile e Peru com três. A Venezuela, potência até olímpica na modalidade, trouxe apenas dois ouros, e, pelo que pude pesquisar, levou sua equipe completa. Destaque para as vitórias por equipes em quatro das seis modalidades em conjunto. Pelo Florete Masculino por Equipes Juvenil, Maxime Souza, Pierre Souza, Henrique Rochel e Guilherme Toldo, formaram a equipe de Ouro que venceu a prova. Na minha opinião, é a equipe e o tipo de luta mais promissor do Brasil.

Os floretistas brasileiros Heitor Shimbo e Fernando Scavazin, disputaram a Copa do Mundo de Florete Masculino Estado Vargas, na Venezuela. Scavazin terminou na 18a posição, ao ser eliminado pelo sueco Roth, por 15/14. "fiquei atrás no placar o tempo todo, e só empatei no 14 a 14". Pelas poules classificatórias, passou em 1o., evitando cruzar com Shimbo na fase eliminatória.Heitor Shimbo fez um combate cheio de emoções e viradas, para ambos os lados. Também foi eliminado por 15/14 no tempo complementar, para um esgrimista da Holanda. O resultado foi muito bom, não avançaram na competição por muito pouco e conquistaram mais alguns pontos para o Ranking Mundial.

Foi disputada em Bogotá, a Copa do Mundo de Espada Masculina. Os brasileiros Carlos Moreira e Ivan Baumgartner não tiveram o aproveitamento esperado, sendo eliminados na primeira rodada de poules classificatórias. Carlos Moreira obteve 1 vitória em 6 combates, terminando na 99a posição. Ivan Baumgartner teve 2 vitórias em 6 combates, fazendo muita falta os dois combates em que teve o resultado desfavorável por 4/5. Isto o deixou com o índice negativo de -6, sendo necessário o índice -2 para conseguir estar entre os 85 que foram para o quadro preliminar eliminatório.

Hipismo: Rodrigo Pessoa ficou em terceiro lugar na prova de 1,60m do Spruce Meadows, em Calgary, no Canadá. Rodrigo e Rufus, conjunto medalha de ouro por equipe e prata individual no Pan do Rio de Janeiro, subiu no pódio da difícil prova com o tempo de 71s82 e quatro pontos perdidos. O vencedor foi o conjunto medalha de ouro individual e prata por equipe nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o canadense Eric Lamaze/Hickstead, 42s51, sem faltas. A vice-campeã foi a sua companheira de equipe em Pequim 2008 e atual campeã pan-americana, a amazona Jill Henselwood com Black Ice, em 43s11 e quatro pontos.
Doda Miranda estreou com vitória na quarta etapa do maior circuito hípico do mundo, o Global Champions Tour. Saltando em Cannes, o brasileiro foi o mais rápido da prova de 1,40m, com a montaria AD Peanuts, 56s84, pista perfeirta. O italiano Giovanni Govoni/Love Affair ficou em segundo lugar, em 57s81, sem faltas e na terceira colocação veio Daniel Deusser/Vonka A, da Alemanha, com 58s14, também sem faltas. A arena montada em Cannes fica a 50m da famosa Avenida La Croisette.

Judô Um fim-de-semana bem cheio para o judô nacional. A seleção masculina de judô conquistou duas medalhas de ouro, uma prata e um bronze no Torneio de Tre Torri, na Itália. Hugo Pessanha (-90kg) e Breno Alves (-60kg) foram campeões, enquanto Leonardo Leite (-100kg) foi prata e Leandro Gonçalves (-100kg), bronze.
Sarah Menezes (-48kg) e Rafaela Silva (-57kg) foram campeãs na Copa do Mundo de Madrid. Com o resultado, as brasileiras somam 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô. Sarah e Rafaela são as atuais campeãs mundiais júnior em suas categorias.
O Brasil segue mantendo a hegemonia continental. Após a disputa do Pan-Americano Juvenil e Júnior, a nova geração de judocas retorna para o país com 30 medalhas na bagagem, sendo 28 de ouro e duas de bronze.
Paralelo ao torneios internacionais, o Comitê Organizador do Grand Slam do Rio de Janeiro, que acontece nos dias 4 e 5 de julho no Maracanazinho, realizou neste domingo um evento teste. Com toda a equipe no ginásio, os organizadores testaram a infra-estrutura para a competição com dois confrontos por equipes. No masculino, vitória do Brasil sobre a Rússia e, no feminino, derrota para a Colômbia. Puderam ser feitos ajustes internos, posicionamento das áreas de combate e fluxo de torcedores e demais expectadores.

Resultados do Evento teste
Brasil 3 x 2 Rússia-60kg: Murad Abdulaev vence Denílson Lourenço por wazari-66kg: Leandro Cunha vence Dmitriy Kletskov por ippon (2 wazari)-73kg: Rodrigo Rocha vence por WO-81kg: Murat Shadov vence Guilherme Luna por wazari-90kg: Tiago Camilo empata com Kirill Denisov-100kg: Carlos Honorato empata com Magomed Magomedov+100kg: Daniel Hernandes vence Soslan Bostanov.
Colômbia 5 x 2 Brasil-48kg: Luz Alvarez vence Taciana Lima por wazari-52kg: Yulieth Sanchez vence Regiane Carvalho por wazari-57kg: Yadinis Amaris vence Katherine Campos por ippon-63kg: Diana Velasco vence Barbara Timo por yuko-70kg: Yuri Alvear vence Márcia Costa por ippon-78kg: Claudirene César vence Cristina Bertoldo por ippon+78kg: Rochele Nunes vence Andrea Zapata por ippon.
Tawekondo: As seleções principais do Brasil, disputaram neste final de semana a Copa do Mundo por Equipes de Taekwondo, em Baku, no Azerbaijão. A seleção feminina fez um bom papel e terminou na quinta poisição. Terminou em primeiro lugar no grupo, mas num confronto equilibradíssimo perdeu para o Marrocos por 3 a 2, sendo eliminada da competição nas quartas-de-finais. Conseguiram vitórias as atletas Natalia Falavignia e Katia Arakari, sendo derrotadas Livia Miranda, Rafaela Araújo e Fernanda Souza. Antes, na primeira fase, havia derrotado a Grécia, Senegal e Azerbaijão.
Entre os homens, o time ficou na primeira fase, perdendo para Rússia, Azerbaijão.
Durante a semana, uma postagem especial sobre o evento.

Tênis: Não deu para os mineiros Marcelo Melo e André Sá na decisão do ATP 250 de Queen's. Assim como ocorreu na temporada passada, a dupla brasileira realizou grande campanha no tradicional evento preparatório para Wimbledon, mas acabou vendo a parceria formada pelo sul-africano Wesley Moodie e russo Mikhail Youzhny ficar com o título. Em 74 minutos de partida, os campeões marcaram 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 10-6, na competição disputada em quadras de grama e com 750 mil euros em prêmios.

Vôlei: O Brasil estrou muito bem na Liga Mundial. Com uma seleção renovada, venceu os atuais vice-campeões mundiais, os poloneses, nas duas partidas disputadas no Ibirapuera. 3x1 no primeiro dia e 3x0 no segundo.
ano de 2009 começou como terminou 2008 para nosso vôlei feminino: com título. Na primeira competição oficial, a Montreaux Cup, na Suiça, o Brasil bateu a Itália por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/18 e 25/23 . Foi o quinto título da competição para o nosso vôlei. Na campanha, o Brasil havia derrotado a Alemanha, a China, a Polônia e a Holanda, até bater a Itália na final. Apenas as polonesas conseguiram vencer um set do Brasil.

Jogando em Joinville, a seleção brasileira juvenil masculina perdeu para a Argentina o segundo amistoso.
Os jogos treino servem como preparação para o campeonato mundial da categoria.
A equipe, treinada por Percy Oncken, tentará o tetracampeonato na Índia (93, 2001 e 2007), entre os dias 31 de julho e 9 de agosto, na cidade de Pune.
No primeiro amistoso no sábado o Brasil venceu fácil por 3 sets a 0. Já neste domingo, a Argentina devolveu o placar com parciais de 19/25, 20/25 e 23/25, em 1h30 de jogo.
Brasil e Argentina disputarão do Mundial com outras 14 equipes: Bélgica, Bielorússia, Canadá, China, Cuba, Egito, França, Grécia, Índia, Irã, Polônia, Rússia, Tunísia e Estados Unidos. O Brasil é o atual campeão da competição

Vôlei de praia: Campeãs de duas das quatro etapas do Circuito Mundial 2009, Juliana e Larissa enfim conseguiram vencer uma rodada do Circuito Nacional de vôlei de praia. Neste domingo, a dupla derrotou Vivian e Ângela por 2 sets a 1, parciais de 18-15, 17-19 e 15-10, e assegurou o título da etapa de Vitória.
Márcio e Fábio Luiz, que já haviam triunfado na etapa de Curitiba, voltaram a subir no lugar mais alto do pódio, desta vez com uma vitória de virada sobre Hevaldo e Benjamin por 2 sets a 1 (16-18, 18-15 e 15-12).
Finalizada a etapa de Vitória, as duplas brasileiras se voltam para as disputas internacionais. No dia 26 de junho começa o Mundial de vôlei de praia, e o Brasil terá nove times representantes na competição em Stavanger, Noruega: Ricardo/Emanuel, Alison/Harley, Pedro Cunha/Pedro Solberg, Billy/Bruno Schmidt, Juliana/Larissa, Ana Paula/Shelda, Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carol.
Triatlo: campeã brasileira Vanessa Gianinni conquistou a nona colocação no Campeonato Íbero Americano disputado neste domingo em Ferrol, na Espanha. Ela completou a prova, que teve distância olímpica (1.500-40-10), em 2.13:13. Pâmela Oliveira, campeã da Copa Brasil, ficou em 17º lugar com 2.20:35. No masculino Diogo Sclebin ficou com a 12ª colocação com 1.52:49 e Danilo Pimentel em 14º com 1.52:57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário