domingo, 14 de junho de 2009

Prova a prova- carabina de ar 10m

Continuando a série de postagens que visa até o início dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 explicar cada uma das 302 provas do programa, vamos falar do tiro, mais precisamente da prova carabina de ar, tanto masculina como feminina.

A arma utilizada na prova é uma carabina De ar comprimido ou de dióxido de carbono. A competição de pé é a uma distância de dez metros. São 60 tiros para homens e 40 para mulheres, totalizando 1h45 minutos para os homens e 1h25 para as mulheres.

A competição denominada carabina de ar entrou no programa masculino da competição em 1984, mesma edição que as mulheres começaram a disputar a prova.
Durante a primeira fase, um máximo de 10 pontos são concedidos para cada tiro. Os oito melhores atiradores seguem esta final com 10 tiros um - cada um marcou a um máximo de 10,9 - com a pontuação acumulada determinar o vencedor. O valor máximo de 10,9 é obtido a partir de um conjunto adicional de 10 anéis no centro do círculo 10 pontos, aumentando 0,1 pontos em valor.
Na última olimpíada, a prova de carabina 10m feminino teve a honra de ser a primeira a dar medalhas na competição, com a tcheca Katerina Emmons surpreendendo as adversárias e levando o ouro, passando também pela favorita chinesa Li Na, que levava as esperanças dos enfitriões de sair na frente no quadro geral.
No masculino, o destaque de Pequim foi para o indiano Abhinav Bindra que levou o ouro, o oitavo da história do país em olimpíadas. O mais interessante é que os sete primeiros vieram da equipe masculina de hóquei na grama, hepta campeã entre 1928 e 1980.
Quadro de medalhas
Masculino
China 2 2 -
França 1 2 1
Rússia 1 1 1

Feminino
China 2 - 1
Rep. Tcheca 1 - 1
URSS 1 - 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário