domingo, 12 de abril de 2009

Histórias Olímpicas- Judô

Com o feriado de pascoa, acabei não conseguindo postar o que fora prometido. Então vamos começar a recuperar, escrevendo os textos referentes à sexta-feira, em que costumo escrever duas vezes.

Yasuhiro Yamashita é um dos maiores judocas de todos os tempos. Ele chegou aos Jogos Olímpicos de 1984 como tetracampeão mundial e maior favorito ao título na categoria maior que 95kg. Yamashita conseguiu destaquiu internacional em abril de 1979, quando aos 19 anos venceu o campeonato japonês, derrotando na final o até então invencível Sumio Endo. Após sua primeira vitória, defendeu o título com sucesso durante oito anos consecutivos.

Ele jamais perdeu para alguém que não fosse japonês. Foi quatro vezes campeão mundial: Paris-1979, Maastrich-1981 (nas categorias pesados e aberta) e Moscou-1983. Nas Olimpíadas de Los Angeles-984, Yasuhiro Yamashita conseguiu um feito notável: mesmo tendo se contundido na fase inicial, venceu todas as suas lutas subseqüentes, chegando à medalha de ouro. Seus rivais, sabendo da contusão, chutavam sua perna lesionada, mas ele conseguiu vencer a dor e levou o ouro mesmo assim.

No tatame da Cal State University, houve um momento em que ele imaginou arruinar seu sonho, ao permitir um golpe do alemão ocidental Athur Schnabel, que literalmente inutilizou sua perna direita. Apesar disso, na luta seguinte, o francês Lurent de Colombo foi derrotado na fase seguinte, mesmo batendo insistidamente em sua perna machucada. Na final, mesmo mancando muito diante do egípcio Mohamed Ali Rashwan, conseguiu avitória.

Pela primeira vez, na semifinal, Yamashita não erão tão superior. Ele, que só não foi ouro em 1980 pois o Japão boicotou o evento, via sua superioridade contestada devido a uma forte contusão. E os adversários sabiam desta dor e forçavam exatamente naquela perna. Na final, o egípcio bem que tentou forçar a perna do japonês, mas foi rapidamente imobilizado. Yamashita realmente era superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário