quarta-feira, 18 de março de 2009

Promessas Olímpicas- Larissa Lallys, pentatlo moderno

A atleta estava encerrando sua carreira esportiva quando decidiu dar uma última chance e tentou a sorte em uma seletiva aberta para novos talentos do pentatlo, organizada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em 2003, em Recife. Até então, a atleta, que era nadadora, se considerava fracassada por não ter chegado a índices de seleção brasileira. Uma das poucas classificadas entre as mais de 200 meninas da "peneira", Larissa foi iniciada no esporte praticamente do zero, e teve de aprender a prática da esgrima, além de atirar e cavalgar, esportes com os quais ela não tinha tido nenhum contato na vida.

"Nunca tinha atirado, nunca tinha nem visto uma disputa de esgrima e pra não dizer que nunca andei a cavalo, experimentei uma vez quando tinha 10 anos em uma fazenda", contou Larissa para o uol em 2007. "No começo, levei muitas quedas, coices, sempre acabava me machucando por não saber treinar. Mas uma hora peguei o jeito. O que mais me animou sempre foi justamente a diversidade de treinos. Fica difícil enjoar."

Ela esteve nos Jogos Pan-americanos mas ficou em oitavo lugar. Ela terminou a competição de tiro na última colocação, tentou reagir, e acabou na oitava posição na classificação geral. A vaga em Pequim não chegou por pouco. Com a chance de ficar como suplente feminina, Larissa Lellys foi frustrada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
A corte esportiva deu ganho de causa para a australiana Angie Darby, que fora acusada pela grega Donna Vakallis de ter se classificado para a reserva de Pequim-2008 de forma irregular. O TAS indeferiu a acusação e assegurou Darby nas Olimpíadas.Se a australiana ficasse de fora dos Jogos, Larissa Lellys seria convocada pela Federação Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para ir à capital da China como reserva.

Ano passado, ela foi campeã sul-americana, na disputa que teve ausência de Yane Marques, que estava na final da Copa do Mundo. No campeonato brasileiro, Larissa perdeu para Yane. No mundial do ano passado, foi a 28ª colocada, disputando também a etapa da Copa do Mundo da República Tcheca, em que ficou na 19ª posição. Esse ano, ela começará a temporada na disputa da Copa do Mundo do México.

Larissa, nadadora por natureza, tem como principal prova natação, tendo seu recorde de 1256 pontos. Sua pedra no sapato é o tiro, o que pode ser mudado com a nova regra, que intercala o atletismo com a modalidade. É esperar para ver o que acontecerá em 2009...

Nenhum comentário:

Postar um comentário