sábado, 21 de março de 2009

Histórias Olímpicas- Handebol em 1936

Na época dos Jogos Olímpicos de 1936, a Alemanha tinha o melhor time e, jogando em casa, ficou com a medalha de ouro sem grandes dificuldades.
O esporte era praticado em gramado parecido com o de futebol ou em quadra, parecida com a de hoje em dia. No campo, era um goleiro e dez jogadores de linha enquanto na quadra um goleiro e seis jogadores de linha.

A organização optou por um evento disputado no campo e a Alemanha mostrou sua superioridade, levando a medalha de ouro com cinco vitórias em cinco jogos, marcando 96 gols e sofrendo apenas 19.

Na primeira rodada, o time bateu os EUA,que desde sempre nunca teve tradição no handebol, visto que o time leva sua melhor equipe aos eventos pan-americanos e nunca fica entre os 5 melhores. O placar foi de 29 a 1. Depois, venceu a Hungria, por 19x0 e a Suiça, 16 a 6. Na final, derrotaram por 10x6 a Austria.

Willi Bandholz, Wilhelm Baumann, Helmut Berthold, Helmut Braselmann, Wilhelm Brinkmann, Georg Dascher, Kurt Dossin, Fritz Fromm, Hermann Hansen, Erich Herrmann, Heinrich Keimig, Hans Keiter, Alfred Klingler, Arthur Knautz, Heinz Körvers, Karl Kreutzberg, Wilhelm Müller Günther Ortmann, Edgar Reinhardt, Fritz Spengler, Rudolf Stahl, w Hans Theilig foram os primeiros campeões do handebol.

O handebol ficou 36 anos distante dos Jogos Olímpicos, voltando a ser disputado em 1972, mais uma vez na Alemanha. Porém, a equipe da Iuguslávia surpreendeu e ficou com ouro, enquanto os alemães ficaram em quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário