sexta-feira, 20 de março de 2009

Hipismo CCe individual - Prova à Prova

O CCE, esporte de origem Européia, teve como principal intuito colocar em competição os cavalos da época, que freqüentemente participavam de guerras, o que também deu o nome a esse esporte de "cavalo d'armas", o qual buscava o animal mais completo possível. Estes cavalos deveriam ser ágeis, rápidos, obedientes, resistentes e corajosos.
Com o passar do tempo as guerras foram acabando e o esporte continuou crescendo, atingindo seu patamar mais elevado quando se tornou esporte olímpico. Então o CCE, concurso completo de equitação, pode ser definido sucintamente como "Triatlon Eqüestre", onde em apenas 03 dias, o cavalo e o cavaleiro devem mostrar a elegância e precisão do adestramento, a coragem e o preparo físico na prova de cross-country e a flexibilidade na última prova, a prova de salto de obstáculos.
No primeiro dia, desenvolve-se uma prova de adestramento que exige do conjunto a execução de exercícios em perfeita harmonia, como uma prova de submissão e habilidade, na qual o conjunto executa uma seqüência pré-estabelecida de movimentos.
No segundo dia, desenvolve-se o "cross-country", uma prova que exige muito preparo físico e resistência.




No terceiro dia, o conjunto se submeterá a mais uma prova, porém de um modo mais clássico, em um picadeiro, como em provas de saltos tradicionais, havendo é claro, as particularidades do CCE. O conjunto deve mostrar ao público sua habilidade e flexibilidade nos 10 obstáculos.

A prova é tão exaustiva que a competição em 1932 não teve entrega de medalhas já que nenhum cavalo conseguiu completar a prova. Lembrando que a primeira olimpíada que teve a presença do CCE foi a de 1912. Em Roma, apenas 35 dos 70 cavaleiros completaram a prova, com duas mortes de montarias



Quadro de medalhas individual
Suécia 4 1 3
Nova Zelândia 3 1 2
Holanda 3 1 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário