terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Resumo da semana

Atletismo Uma semana repleta de vitórias para o Brasil em torneios espalhados pela Europa, alguns com resultados muito expressivos. Fabiana Murer marcou 4m81 para ficar com a prata(atrás somente de Isinbayeva) no salto com vara em Donetsk, na Ucrânia. A marca é a melhor da carreira dela e recorde sul-americano. Ainda na vara, Joana Costa marcou 4m20 em Valência e foi medalha de prata.
Destaque para Gisele Lima de Oliveira, que venceu o triplo, com 13,98 m - foi a segunda vitória da saltadora na cidade, já que no último dia 5, ela já havia vencido sua prova com 14,03 m. Desta vez, Laurice Félix, no triplo, marcou 13,13 m, e foi a 4ª colocada. Essas marcas são recordes pessoais da atleta que disputou a olimpíada do ano passado.
Eliane Martins, no salto em distância: ela marcou 6,40 m para vencer a prova e estabelecer seu recorde pessoal indoor. Fernanda Delfino, no salto em altura, garantiu a 2ª colocação, com 1,72m. Fabiana Moraes obteve sua melhor marca nos 60 m com barreiras, com 8.54 (tempo da prova semifinal).Entre os homens, Jefferson Sabino venceu no salto triplo, com 15,64 m. Já Éder de Souza marcou 7.78 e sagrou-se campeão nos 60 m com barreiras.
Por sua vez, o vice-campeão mundial em Osaka 2007, Jadel (Pinheiros), ganhou o triplo com 17,11 m, em sua estréia na temporada, no meeting da Alemanha, e tem o melhor salto da temporada até o momento.
Os brasileiros que disputaram o Meeting Indoor de Paris, conseguiram grandes resultados. Nos 60 m, mais uma vitória do maranhense José Carlos Moreira, o Codó (Rede Atletismo), com 6.52, superando o recorde sul-americano anterior em seis centésimos. O recorde era de seu companheiro de equipe Vicente Lenilson, que competiu em Paris e ficou em segundo lugar, com 6.61. Também competiu em Paris Keila Costa (Rede). Ela estreou na temporada de pista coberta com vitória no salto em distância, com 6,64 m. A campeã olímpica Maurren Maggi também competiria em Paris, mas sentiu dores no joelho e teve que se poupas, para não prejudicar seu planejamento para a temporada, que terá o ápice em agosto, com o Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim.

A disputa dos 50 km masculino, da Copa Brasil Caixa de Marcha 2009, foi realizada na manhã deste domingo (15), em Timbó, Santa Catarina. A prova foi disputada no belo Jardim Botânico da cidade, com temperatura próxima a 30 graus na chegada, com umidade de 50 %. Principal favorito, o potiguar de Currais Novos, Claudio Richardson dos Santos - que competiu como convidado da CBAt - conquistou o pentacampeonato.Aos 31 anos, ele fez os 50 km em 4:04:46, o melhor tempo que já obteve na Copa Brasil, competição que venceu também em 2000, 2001, 2002 e 2003. O vice-campeão Rafael Fontenelle Duarte (com 4:10:50) e o ganhador da medalha de bronze Sidinei Rodrigues (com 4:42:18) foram os únicos que completaram os 50 km. Até o km 30, tiveram o catarinense José Alessandro Bagio como adversário. Depois, Bagio (14º nos 20 km nos Jogos de Pequim) parou, e só os três primeiros permaneceram na disputa.
"Os mexicanos dizem que o atleta só pode se considerar um marchador quando completa seu primeiro 50 km", brincou o vice-campeão Rafael Duarte. "Acho que me sai bem, e penso que devo o bom resultado à boa base de treinamento para os 20 km", explicou o carioca de 25 anos, radicado em Brasília. Rafael acha que poderá obter uma vaga nos 20 km na Copa Pan-Americana e fazer o Índice A para o Mundial de Berlim (1:22:30)."Hoje estreei por minha nova equipe (BM&FBoespa). Na verdade, queria experimentar os 50 km, mas só vou me dedicar à distância daqui a algum tempo. Este ano continuo com os 20 km, como principal prova", afirmou.O 3º colocado, Sidnei Rodrigues, compete pela tradicional equipe de Blumenau (Adeblu) e treina com Ivo da Silva.
As demais provas da Copa Brasil Caixa de Marcha 2009 serão disputadas em 11 e 12 de abril, em local a ser proximamente anunciado. A etapa dos 50 km foi uma realização da CBAt e da Federação Catarinense, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura de Timbó.

Esgrima A brasileira Karina Lakerbai foi a única representante sul americana na Copa do Mundo de Moscou. Disputando ponto a ponto na chave de 64 com a experiente Ilaria Bianco, foi eliminada pelo placar final de 12/15 para a italiana, terminando na 55a posição e conquistando 4 pontos para o Ranking Mundial.
Karina nasceu em 27 de Dezembro de 1988 e tem 20 anos. Não joga mais o Juvenil por completar 21 anos este ano, mas já está aprendendo a conquistar os seus pontos no Senior.
ze.
A brasileira Bianca Dantas participou da etapa de Barcelona, terminando na 99a posição. Foi a sua primeira participação em campeonatos deste nível, conseguindo disputar bons combates na 1a rodada de poules classificatórias, mas não o suficiente para avançar rumo ao quadro de 64.
Na copa do Mundo de Espada, em Lisboa, brasileiro Carlos Moreira obteve 3 vitórias e 4 derrotas nas poules classificatórias, sendo eliminado pelo croata Sourek por 15/9. Não foi o suficiente para estar presente na chave de 64, terminando na 72a posição entre 99 inscritos.
Em Belgrado, A brasileira Christine Botros, única representante panamericana, conseguiu somar 2 pontos no ranking mundial ao terminar na 52a posição. Na primeira rodada de poules classificatórias, conquistou 2 vitórias e teve 4 derrotas. Não foi o suficiente para levá-la ao quadro de 32.
Ginástica A contusão degenerativa no punho de Jade Barbosa não tem cura, segundo diagnóstico dado pelo especialista Sandro Deodato, médico da ginasta. O caso é considerado raríssimo. A atleta tem uma degeneração no capitato, um dos ossos da mão. Jade vem treinando apenas os membros inferiores no Flamengo e não participou da seletiva para a seleção brasileira permanente. Se quiser voltar a competir, terá que tentar aliviar a dor.
A comissão técnica , comandada por Irina Ilyashenko, definiu as 9 atletas que farão parte da seleção brasileira permanente de ginástica artística feminina. As escolhidas foram: Ana Claudia Silva, Anna Carolina Cardoso, Bruna Leal, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Janaina Silva, Khiuane Dias, Priscila Obello e Nadhine Ourives. As experientes, mas contundidas Daiane dos Santos e Jade Barbosa não puderam ser avaliadas e tem a situação indefinida. Outra novidade é a presença de Georgete Vidor, novamente na comissão técnica.
Handebol A Federação Internacional de Handebol confirmou o Brasil como sede do evento em 2011. As cidades sedes serão no sul do Brasil: Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Joinvile
JudôO campeão mundial Luciano Correa (-100kg), garantiu neste a medalha de prata na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria. Luciano fez a decisão do torneio com o cubano Oreidis Despaigne, mas acabou derrotado por yuko no golden score. Com o resultado, o brasileiro soma mais 60 pontos ao ranking mundial. Luciano Correa já tem 120 pontos na lista, pois na semana passada, no Grand Slam de Paris, conquistou 60 pontos com a quinta colocação. A prata de Luciano é a primeira medalha da equipe sênior do Brasil na temporada 2009.
Para chegar à final, Luciano fez quatro lutas. Na primeira rodada, o brasileiro venceu por ippon o suíço Matthias Zimmermann. Em seguida, superou o francês Cyril Maret por ippon e depois derrotou com um wazari o russo Sergey Samoylovich. Nas semifinais, outro wazari, desta vez sobre o georgiano David Loriashvili.
Além de Luciano Correa, competiram neste domingo na Copa do Mundo de Budapeste Hugo Pessanha (-90kg) e Rodrigo Luna (-81kg). Pessanha venceu na primeira luta por yuko o hungaro Tomas Madarazs. Na sequência, o carioca foi derrotado por ippon (dois wazari) pelo japonês Yuya Yoshida. Já Rodrigo Luna perdeu para o esloveno Aljaz Sedej por yuko.No sábado (14), Sarah Menezes (-48kg), Daniela Polzin (-48kg), Ketleyn Quadros (-57kg) e Camila Minakawa (-63kg) disputaram a Copa do Mundo de Viena, na Áustria. O melhor desempenho foi da novata Minakawa, que venceu uma luta e conquistou quatro pontos no ranking mundial.
Luta Atletas do Wrestling se destacam na seletiva do ADCC-Das sete categorias em disputa da seletiva do ADCC (torneio internacional de luta agarrada), os wrestlers estiveram presentes em cinco finais, sendo campeões em duas com os atletas olímpicos Antoine Jaoude e Rosangela Conceição e vice com Rani Barcelos, Claudio Calazans e Leonardo Chocolate.
Pólo Aquático O pólo aquático feminino e masculino convocou um grupo de 26 jogadoras e 35 jogadores para treinamento visando ao Campeonato Mundial dos Desportos Aquáticos, em Roma, em julho deste ano. No masculino, o pólo aquático brasileiro retorna à principal competição da Federação Internacional de Natação- FINA, após ausência nas duas últimas edições ( Montreal 2005 e Melbourne 2007).
A capitã da conquista do bronze do Pan de 2003, a armadora Mariana Roriz, comunicou ao site que não poderá participar da programação da Seleção Brasileira rumo ao Mundial. Em nova fase na sua vida profissional, ela percebeu que seria impossível conciliá-la com os treinamentos.
Tênis Thomaz Bellucci foi o tenista que mais subiu nesta segunda-feira no top 100 da ATP. Na nova lista divulgada pela entidade, o paulista de 21 anos saltou nada menos que 20 posições após o vice-campeonato no Brasil Open do último sábado e passou diretamente ao 64º posto, o mais destacado de sua carreira. O Brasil não chegava numa final de um torneio ATP desde 2004, quando Ricardo Mello foi campeão em Darley Beach.
O restante dos brasileiros não foram bem. Os campeões do ano passado André Sá e Marcelo Melo caíram na primeira rodada, assim como Bruno Soares, que agora é o melhor duplista brasileiro no ranking. No individual, cinco brasileiros na chave caíram na primeira rodada, com destaque para Ricardo Hocevar, que perdeu para Nicolas Almagro por 7-5 e 7-6 e Caio Zampieri, que teve o jogo nas mãos mas acabou derrotado também.
Tênis de mesa Apesar da luta, Thiago Monteiro e o francês Christophe Legout perderam para os chineses Ma long e Hao Shuai, , em partida válida pela semifinal do torneio de duplas do Aberto do Kuwait. Nas quartas-de-final, Thiago e o francês Christophe Legout derrotaram os austríacos Weixing Chen e Robert Gardos, por incontestáveis 4 a 0, parciais de 12/10, 11/7, 11/7 e 11/4.
No individual, Cazuo Matsumoto perdeu para o alemão Chistian Suss , por 4 a 0,parciais de 11/8, 11/5, 11/7 e 11/9. Já Thiago Monteiro foi derrotado pelo Coreano Yoon Jae Young, também por 4 a 0, parciais de 11/6, 11/7, 11/5 e 11/5

Vôlei de praia O início da dupla formada por Harley e Alison não poderia ter sido melhor. O novo time começou muito bem a temporada 2009, com o título conquistado neste domingo na etapa de Balneário Camboriú, primeira do circuito brasileiro da modalidade neste ano. A dupla bateu Bernardo e Pará na decisão por 2 sets a 0, parciais de 18-10 e 18-14 e levou o título do torneio realizado no litoral catarinense. Na disputa do terceiro lugar, Billy e Bruno Schmidt venceram Thiago e Jan por 2 sets a 0 (18/11 e 18/8).
Talita e Maria Elisa levaram a melhor sobre Renata e Val e conquistaram o título no torneio disputado no litoral catarinense, com o placar de 2 sets a 0, parciais de 23-21 e 18-12.

2 comentários:

  1. As coisas ecoluem, mesmo... e graças a Deus. No meu tempo de esgrimista pelo Pinheiros e seleção, era um sufoco ir pra sul-americano e pan-americano. Eu ainda tive sorte de ir pra Mundial e Universiade. A maioria da minha época, nem saiu da América do Sul. Hj a gente vê brasileiros (ainda com limites, claro) jogando em Copas do Mundo. Eu gerundiei 'jogar' pq é assim q se pratica tb a esgrima, e não lutar como a maioria fala.
    E ainda tem o Rezon Agresta q mora na Itália, a meca jsutamente da arma q eu jogava, o sabre!
    Q bom q a evolução vem... e q seja ainda maior daqui pra frente.

    Abrs

    Everton Domingues
    www.beijingolimpica.blogspot.com
    www.vancouverolimpica.blogspot.com
    www.londresolmpica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Putz, o copy desk é fundamental pra não escrevinhar errado... rsss... em tempo:
    Ecoluem = evoluem
    Rezon = Renzo
    jsutamente = justamente

    Dislexia pouca é bobagem... hehe

    ResponderExcluir