segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Resumo da semana

Atletismo Rogério Bispo foi ao pódio com um salto de 7,92 m e garantiu a medalha de bronze, no sábado, em Moscou. O campeão foi Andrew Howe (Itália), com 8,02 m, e o vice, Kafitien Gomis (França), com 7,93 m, um centímetro a mais que o brasileiro. O medalhista olímpico Ibrahim Camejo, de Cuba (bronze em Pequim), foi o 6º, com 7,58 m. Nélio Moura elogiou: "Em 2008, ano em que estabeleceu o recorde brasileiro indoor com 8,03 m, o Rogério começou com um salto de 7,79 m e agora foi bem melhor", afirma o treinador.

Basquete segunda rodada do Novo Basquete Brasil – Campeonato Nacional Masculino, teve os seguintes resultados: Universo/BRB 76 x 65 GRSA/Itabom/Bauru, em Brasília; Pinheiros 80 x 81 Pitágoras/Minas, em São Paulo; São José/Unimed/Vinac 91 x 109 Ciser/Araldite/Univille/Joinville, em São José dos Campos; Paulistano/Amil 87 x 96 Flamengo/Petrobras, em São Paulo; Winner/Limeira 75 x 72 Univates/Bira, em Limeira; Saldanha da Gama 84 x 72 Lupo/Araraquara, em Vitória; e CETAF/Garoto/UVV/PMVV 74 x 83 Vivo/Franca, em Vitória.
Com os resultados da segunda rodada, apenas quatro equipes seguem invictas e lideram a competição com 100% de aproveitamento (duas vitórias): Universo, Franca, Flamengo e Limeira. O ala/armador Marcelinho Machado, do Flamengo, é o cestinha com a média de 33.5 e 67 pontos no total. Em segundo lugar está o armador Manteiguinha, do Joinville com 30.0 (30).

Boxe: O Brasil poderá participar de cinco eventos internacionais no 1° semestre de 2009.
Além dos dois desafios Brasil x Itália já noticiados por este site, que acontecerão no mês de março em Milão e Ferrara, a Confederação Brasileira de Boxe está em fase final de entendimentos para participação em competições na República Dominicana e na Espanha.
A CBBoxe já confirmou a participação brasileira no Campeonato Pan-Americano de Cadetes que será realizado no Equador de 15 a 20 de abril.
Com o início do novo ciclo olímpico, a presença de atletas brasileiros em torneios internacionais tem como um dos principais objetivos o intercâmbio com boxeadores de outros países, visando os Jogos Olímpicos de 2012 e de 2016, além dos campeonatos mundiais e pan-americanos que serão realizados neste período.

Ciclismo: O atual Presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Jose Luiz Vasconcellos foi reeleito nesta quarta feira, a mais um mandato da entidade. No cargo desde 2005, ele presidirá o ciclismo no Brasil por mais quatro anos.
Vasconcellos venceu a eleição contra o ex-presidente da Federação de São Paulo, Marcos Mazzaron, por quinze votos a doze. A terceira chapa inscrita retirou a candidatura antes do inicio da votação.
Depois de três dias e quatro etapas disputadas, foram conhecidos os campeões da 3ª edição da Volta Ciclística do Futuro, que foi realizada em São Carlos. Na categoria Elite Feminina, o título ficou com a ciclista Aline Paroliz, que compete pela equipe de Santos (Memorial/Pref. de Santos/Giant/Nossa Caixa). Já na categoria Júnior Masculina, o campeão foi Raul Malaguty, da equipe Tubarão/Sundown/Giba Cicle/Energia, enquanto Leandro Alves da Silva, de Iracemápolis (Peels Capacetes/Iracemápolis) comemorou a conquista na categoria Juvenil Masculina.

Maratonas AquáticaS: Os baianos Allan do Carmo, em observação, e Ana Marcela Cunha, da Unisanta, foram os vencedores da etapa de abertura do 14º Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, neste sábado, 31 de janeiro, no Espírito Santo. Os nadadores, que já haviam vencida a prova em 2008, completaram os 10 quilômetros da Maratona Aquática Cidade de Vitória, em 2h01min09 e 2h02min24, respectivamente.

Handebol: O Brasil fechou o mundial de handebol com três vitórias e seis derrotas, na 21ª posição, pior que a posição alcançada nos últimos dois mundiais, quando ficou em décimo nono. Vale a pena esperar para ver o especial que o blog está preparando sobre o mundial de handebol, na quarta feira.

Triatlo: Após a realização das duas primeiras Copas Continentais de 2009, os excelentes resultados obtidos pelos triatletas brasileiros refletiram na melhora de suas posições no ranking pan-americano. Danilo Pimentel, 10º no masculino e Vanessa Gianinni, 27º no feminino são os brasileiros mais bem colocados.

Tênis: A decepção pela fraca participação no Aberto da Austrália foi compensada nesta segunda-feira para os dois principais tenistas brasileiros. Tanto Thomaz Bellucci como Marcos Daniel se beneficiaram dos descontos de pontos do Aberto da Austrália e de Viña del Mar do ano passado e garantiram boas subidas no novo ranking da ATP.Mesmo tendo somado apenas 10 pontos (queda na estreia do Grand Slam) em 2009, Bellucci subiu seis posições nesta segunda e parou na 84ª. Já Daniel se deu ainda melhor e saltou nada menos que 11 postos, não só voltando ao top 100, como garantindo o 90º lugar. Como os torneios foram quase todos antecipados, seus pontos devem cair sempre uma semana antes do início do evento desta temporada. Os próprios Bellucci e Daniel podem se dar bem na próxima lista, caso consigam campanhas satisfatórias no ATP chileno que se inicia hoje.
E as boas notícias para o Brasil não pararam por aí. Thiago Alves subiu uma posição, parando em 124º. Ele joga nesta semana em Johanesburgo e pega de cara o ex-top 10 Jo-Wilfried Tsonga. O novo número 4 é Ricardo Hocevar, que subiu 10 postos e parou 158º com a semifinal em Iquique. Este é o melhor ranking da carreira do paulista de 23 anos.Em contrapartida, Ricardo Mello caiu 13 e foi ao 176º lugar. O experiente tenista pode se recuperar nesta semana em challenger nos EUA, onde tenta manter a boa forma apresentada no título em São Paulo. Já João Souza continuou a ascensão ao chegar ao 188º posto, também o melhor da carreira. O tenista de 20 anos acumulou duas quartas-de-final nas últimas semanas, em Iquique e Bucaramanga.Nas duplas, o país se tornou de vez uma das maiores potências do circuito a encaixar pela primeira vez na história três representantes no top 20. O feito foi conseguido graças à ascensão de Bruno Soares.Com as oitavas-de-final no Aberto da Austrália, Bruno subiu do 25º ao 19º lugar, com 3.416 pontos.

Hóquei na Grama: A seleção brasileira voltou a disputar jogos-treinos em preparação para a Copa Pan-Americana, que começa em março. Com o time principal em campo, o Brasil venceu o clube Germânia por 4 a 0 no último sábado (24), com destaque para a atuação de França, que está de volta à equipe. Jogando com os reservas, a seleção ficou no empate em 0 a 0 com o Deodoro. Pela equipe da Zona Oeste, destaque para Rafael Mendonça e Diego Ramirez.

Vela: Até as Olimpíadas de 2012 a Confederação Brasileira de Vela e Motor irá realizar uma seletiva por ano com o objetivo de definir a Equipe Permanente de Vela Olímpica. A primeira delas acontecerá em Porto Alegre, RS, na próxima semana, entre os dias 3 e 8 de fevereiro. Devido a sua importância, a equipe ganha apoio prioritário da Confederação em patrocínio e equipamentos, a Semana Pré-Olímpica da Vela promete trazer competidores do país inteiro para a capital do estado.Serão os principais atletas de cada categoria na busca da melhor classificação. Dentre os nomes de peso estão o de Lars Grael, ao lado do novo proeiro Renato Tinha Moura. O medalhista olímpico competirá na classe Star e será treinado pelo velejador local Alexandre Paradeda, campeão Pan-americano no Rio de Janeiro. Atual campeão brasileiro da classe 470 masculina, Samuel Albrecht também confirmou sua participação no evento, que possui 10 regatas programadas.Seguindo ainda na classe 470, porém do lado feminino, Fernanda Oliveira terá presença garantida, participando ao lado da jovem Ana Barbanchan, de 19 anos. Responsável, ao lado de Isabel Swan, pela primeira medalha olímpica da vela feminina brasileira, Oliveira já está garantida na equipe olímpica e utilizará este campeonato como um treinamento.

Com cinco regatas em primeiro lugar e cinco em segundo, Bruno Fontes é o tricampeão brasileiro de Laser Standard. O campeonato terminou nesta sexta-feira em Búzios, no Rio de Janeiro, e teve outro catarinense, Matheus Dellagnelo, campeão na Radial.
A velejadora paulista Adriana Kostiw garantiu o título Brasileiro da Classe Laser Radial por antecipação na última quinta-feira, em Búzios. Ela, que não precisou correr a última regata, terminou invicta no campeonato, com nove pontos perdidos em nove regatas. Adriana optou por apenas participar da regata da medalha, nesta sexta-feira. Após a participação no Campeonato Brasileiro, ela segue para Porto Alegre para participar da Seletiva Pré – Olímpica da classe.

Um comentário:

  1. Gosto muito dos seus resumos da semana, Guilherme. Um bom apanhado pelo oq ocorre no esporte pelo mundo. Coisa de bom jornalista, fuçar muito, filtrar e repassar a boa informação.
    O Beijing Olimpica continua, acredite! rsss...
    Ainda posto por lá, apesar de estar um pouco mais focado no Vancouver e Londres. Passa por lá!
    E eu volto!
    Abrãços, amigo.

    Everton Domingues

    ResponderExcluir