quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Livros Olímpicos -Volei no Brasil Uma história de grandes manchetes

O Livro " Vôlei no Brasil- Uma História de Grandes Manchetes" é muito bom, bem dividido e que conta a história da modalidade do Brasil analisando campeonatos, contando tudo que aconteceu com a seleção nesses últimos anos, além de um belo capítulo sobre Saquarema, local em que nossas seleções treinam.

Porém, tenho uma crítica a fazer a Oscar Valporto, autor do livro e ex-assessor de imprensa do Comitê Olímpico. O nome de Luciano do Valle não é citado, e todos sabem que quem fez a modalidade crescer no Brasil foi ele, o Luciano do Vôlei, juntamente com a TV Bandeirantes e vejam só, com o hoje presidente do COB Carlos Arthur Nuzman, na época presidente da Confederação Brasileira de Vôlei. Nuzman hoje está em maus lençóis no COB, criticado por todos, mas na época foi essencial para o vôlei.

Apesar desta ressalva, o livro tem uma diagramação excelente, com muitas fotos e textos fáceis de ler e mesmo assim bastante completo. Conta com detalhes a geração de prata do Brasil de 1984 e a de ouro de 1992, além da Geração de Bernardinho, que dominou(e domina apesar da prata em Pequim) o vôlei desde 2001.

O livro pára no mundial de 2006, em que o Brasil levou ouro no masculino e prata no feminino, e conta bem as derrotas de nossas meninas, não escondendo a forma com que não chegaram as vitórias. Expressa bem como foi aquele Brasil e Rússia trágico das olimpíadas de 2004 nas semi finais e o menos doloroso, mas nem por isso esquecido, Brasil e Rússia da final do mundial de 2006, quando as brasileiras abriram 13 a 10 no tie breake mas saíram sem título.

Um comentário:

  1. Deveria se fazer algo parecido para tirar o basquete brasileiro do fundo do poço.

    Basquete na TV fechada no Brasil é "chover no molhado" !


    BR

    ResponderExcluir