sábado, 28 de fevereiro de 2009

Entrevista com Marcos Yamada- Tênis de mesa

Marcos Yamada atualmente é coordenador técnico de eventos da Federação Paulista de Tênis de mesa. Como jogador, tem alguns títulos no juvenil e adulto como hepta-campeão Paulista ( Equipes, duplas e individual ), bi-campeão Brasileiro Intercolonial ( Individual ), vice-campeão Latino Americano Nikkei ( Individual ), vice-campeão Brasileiro Universitário ( Individual ) e muitos outros em duplas e equipes.

Tem acompanhado a evolução da modalidade viajando nos últimos 19 Campeonatos Mundiais, 12 da ITTF - Federação Internacional (1991/Japão, 1993/Suécia, 1995/China, 1997/Inglaterra, 1999/Holanda, 2000/Malásia, 2001/Japão e 2003/França, 2005/Shanghai, 2006/Alemanha, 2007/Croácia e 2008/China); 7 da FISU – Federação Universitária (1994/Bélgica, 1996/Austrália, 1998/Bulgária, 2000/Shanghai, 2002/Polônia e 2004/Hungria mais a Universíade em 2001/Pequim); também tem ido a quase todos os campeonatos Sul e Latino-Americanos, por ajudar varios países em seu desenvolvimento. Ministra aulas de TM desde 1975 (há 32 anos), é Diretor Técnico da ADR Itaim Keiko Esporte Guarulhos desde 1986 (onde a estruturou), hoje considerado o melhor clube de Tênis de Mesa da América do Sul por ser dezessete vezes Campeão Geral da Federação Paulista de TM (1989,90,91,92,93,94,95,96,97,98,99,2001,02,03,05, 06 e 2007). Comentou e gravou mais de 240 partidas de TM na ESPN-Brasil, acompanhando na época todas as finais do Circuito mundial da ITTF. Ministrou palestras e cursos de tênis de mesa, visitando 26 estados do Brasil e também deu palestras na Espanha, Portugal, Argentina, Peru, Equador e Paraguai.

Agradecimento especial a Marcelo Romano, redator de um dos melhores blogs sobre olimpíadas no Brasil que me passou o contato desse grande nome do tênis de mesa do Brasil. Abaixo, uma pequena entrevista que fiz com Marcos Yamada.
No relato que me mandou sobre o atual momento do tênis de mesa do Brasil, Marcos criticou a ida de Hugo Hoyama, aos 39 anos, para os Jogos Olímpicos. Para ele, o atleta de 27 anos, Cazuo Matsumoto deveria ter o terceiro atleta brasileiro: "SÓ ACHO UMA PENA O ATLETA CAZUO NÃO TER IDO, POIS COM 23 ANOS ELE TERIA APRENDIDO BASTANTE PARA QUEM SABE EM 2012, COM 27 ANOS REALIZAR ALGO DE CONCRETO. EM 2012 ELE VAI PARA TER EXPERIÊNCIA E FICAR IMPRESSIONADO COM O GLAMOUR DA OLIMPIADA PARA TENTAR ALGO COM 31 ? PERDEMOS TEMPO"
Também comentou sobre seus filhos, que estão nas seleções do Brasil. Jeff Yamada e Jessica Yamada são muito elogiados pelo pai, mas pelo que as coisas andam, não parece ser só " corujismo" não.

GUILHERME COSTA: Como você vê o trabalho da mídia em geral no tênis de mesa? Jornais, revistas, televisão e internet?
Marcos Yamada MUITO AMADORA AINDA, NãO TEMOS UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA ADEQUADA E TIVEMOS EXPERIêNCIAS AMARGAS COMO ALGUMAS NO PASSADO. TRATA-SE DE UM ESPORTE MUITO POPULAR (VENDEMOS 20.000 MESAS POR ANO E QUASE 1 MILHAO DE RAQUETES POPULARES ANUALMENTE), POR ISSO ALGUÉM ESTÁ JOGANDO TENIS DE MESA OU NA IGREJA, CLUBE, CONDOMÍNINO, EMPRESA, ESCOLA, ETC... BASTA DIVULGAR MAIS PARA QUE POSSAMOS TER MAIS ADEPTOS. NO BRASIL TEMOS APENAS 10MIL PRATICANTES ASSÍDUOS (FEDERADOS E QUE PARTICIPAM EM LIGAS), CONTRA 150MIL NA FRANÇA, 750MIL NA ALEMANHA, 1MILHAO NO JAPAO E 10 MILHÕES NA CHINA, UMA DISCREPÂNCIA PARA O NOSSO PAIS DE QUASE 200MILHOES DE HABITANTES.

GC: O que achou da participação brasileira em Pequim, com vitórias em jogos complicados no individual no torneio de equipes mas com derrotas no individual?NESTAS OLIMPÍADAS EU TRABALHEI COMO COMENTARISTA NA ESPN BRASIL DURANTE AS MADRUGADAS, CHEGANDO A FICAR AO VIVO 3 HORAS ININTERRUPTAS E ASSIM PUDE ACOMPANHAR AO VIVO TODOS OS JOGOS DOS BRASILEIROS, BEM COMO O NÍVEL DA COMPETICAO. A INDIGNACAO DE QUEM E DO MEIO NO BRASIL FOI GRANDE QUANDO NAO CONVOCARAM O ATLETA CAZUO MATSUMOTO COMO 3o ATLETA DA EQUIPE, JA QUE THIAGO E TSUBOI HAVIAM CONQUISTADO A VAGA NA MESA (COM DERROTAS DO HOYAMA NA SELETIVA) DANDO O DIREITO DE O BRASIL COLOCAR MAIS UM POR INDICACãO.
NO PRIMEIRO JOGO DA EQUIPE BRASILEIRA CONTRA TAIPEI, O BRAZIL HAVIA VENCIDO-OS 4 MESES ANTES DA OLIMPíADAS NO ABERTO DO JAPAO QUE FOI NOS MESMOS MOLDES DA OLIMPIADA, NESTA OCASIAO A EQUIPE TINHA A A FORMACAO TãO ESPERADA DO PUBLICO BRASILEIRO (THIAGO, TSUBOI E CAZUO). COM A ENTRADA DO HOYAMA, JA NÃO ESPERAVAM MAIS NADA, PORÉM SURPREENDENTEMENTE HOYAMA VENCEU SEU PRIMEIRO JOGO, MAS MESMO ASSIM OS DEMAIS PERDERAM. DAi, O PúBLICO BRASILEIRO SE DIVIDIU, ALGUNS ACHAVAM QUE HOYAMA ESTAVA DE VOLTA COM 39 ANOS (TANTO QUE AGORA QUER IR PARA LONDRES COM 43 ANOS), OUTROS QUE FOI PURA SORTE Já QUE O ATLETA CHUAN QUE ELE VENCEU, SABIA QUE SEUS PARCEIROS NAO FARIAM NADA NAS PARTIDAS SEGUINTES CONTRA EQUIPES MAIS PODEROSAS. RESUMINDO, FOMOS Lá PARA APENAS MARCAR PRESENÇA, JA QUE NÃO TÍNHAMOS CHANCES NENHUMA DE MEDALHA.
SÓ ACHO UMA PENA O ATLETA CAZUO NÃO TER IDO, POIS COM 23 ANOS ELE TERIA APRENDIDO BASTANTE PARA QUEM SABE EM 2012, COM 27 ANOS REALIZAR ALGO DE CONCRETO. EM 2012 ELE VAI PARA TER EXPERIÊNCIA E FICAR IMPRESSIONADO COM O GLAMOUR DA OLIMPIADA PARA TENTAR ALGO COM 31 ???? PERDEMOS TEMPO. -

GC: Você acha interessante os jogadores brasileiros treinarem e jogarem na Europa, como aconteceu com os principais mesatenistas brasileiros?? TRATA-SE DE UMA TRANSICAO NATURAL, POIS AQUI NO BRASIL NAO TEMOS ATLETAS COM NIVEL PARA SEGURA-LOS. A FALTA DE PARCEIROS DE TREINAMENTO E BOAS COMPETICOES NO PAIS EXIGEM QUE OS ATLETAS PARTICIPEM DE LIGAS NO EXTERIOR QUE SAO BEM ORGANIZADAS E PAGAM RELATIVAMENTE BEM.NAO VALORIZAM AS COMPETICOES DE EQUIPES NO PAIS DO FUTEBOL, POR ISSO O ESPIRITO DE GRUPO/UNIAO AQUI NAO SAO DESENVOLVIDOS NESTE ESPORTE QUE JA E MUITO INDIVIDUAL E EGOISTA. ENVIO A FEDERACAO INFORMES DA IMPORTANCIA DE REALIZAR O CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES, POIS E O UNICO MOMENTO EM QUE OS ATLETAS SE UNEM NESTA MODALIDADE, POREM FICAMOS 3 ANOS SEM ESTE EVENTO DE EQUIPES E 2 ANOS SEM DUPLAS, NO ANO PASSADO REALIZARAM O CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES NA ULTIMA COMPETICAO DO ANO E ESTE ANO IDEM (DEZEMBRO QUE JA ESTA FORA DA TEMPORADA). NO MUNDO INTEIRO O QUE MOVE O TENIS DE MESA SAO AS LIGAS DISPUTADAS POR EQUIPES, SO NO BRASIL NAO ENTENDERAM ISSO.

GC: E seus filhos, futuros do tênis de mesa no Brasil...

MY: No momento estou em Tokyo, com o objetivo de buscar meu filho de 15 anos que o deixei sozinho em dezembro passado.O Jeff Yamada é o atual Campeão Paulista Individual Infantil 2008, acabou como o melhor atleta do ano na FPTM e foi Campeão Brasileiro Individual Mirim em 2006.É atleta da selecao brasileira de menores e tem medalhas no sulamericano, latino americano e ibero americano em equipes e duplas no ano passado.Hoje esta participando do Osaka Open e treinou aqui na Universidade Meiji em Tokyo, no National Training Center em Tokyo (construido recentemente visando a Olimpiada de 2016-Tokyo, quando gastaram 257 milhoes de dolares) e na cidade de Shimane-ken na escola Meisei High School.

O diferencial dele em relacão a irmã Jessica Yamada 19 (Campea Sulamericana Juvenil Individual, Bi-campea Brasileira Individual, Bi-Campea Paulista Individual) é o fanatismo pela modalidade.Ele sabe decor todos os Campeoes Mundiais Individuais desde 1926 (não sei para que), assiste diariamente varios de seus 140 jogos no Ipod, baixado pela internet, conhece o estilo de todos os campeoes podendo imitá-los com muita precisão e ainda entende de material (raquetes, borrachas, a funcao de cada lamina e espessuras), tanto que saiu numa revista do Japao, um comentario dele quanto ao lancamento de uma borracha especial que e sucesso em todo o mundo.

Além disso eh um leão de treinamento, tanto que corre diariamente 1h e agora resolveu ir correndo do seu clube Itaim Keiko http://www.itaimkeiko.com.br/ (Saude) ate em casa (Vila Romana) totalizando 15 km (Av Jabaquara, DOmingos de Moraes, Vergueiro, Av. Paulista, Dr. Arnaldo, Heitor Penteado, Aurelia e Tito. Em 1h20m percorre este circuito após o treinamento diário que e de 14:30h ate as 19:00, chegando em casa la pelas 21h. Loucuras estas que vi os grandes campeoes na historia do tenis de mesa fazerem, mas ainda nao e o caso do Jeff que esta comecando.

A Jessica Yamada classificada na selecao adulta para o Latino Americano em El Salvador, março próximo tambem segue a carreira de mesa-tenista. Ha 2 anos formada no ensino medio no Mackenzie (bolsa 100% por ser atleta da seleção) entra no seu 3o ano como profissional PAI-TROCINIO, já que há 3 anos tento o famoso bolsa-atleta que nunca sai para os que se dedicam a modalidade (muitos que recebem esse auxilio do Governo Federal nem praticam mais a modalidade).

Vou continuar apoiando-a desde que mantenha sua postura profissional, ou seja sempre acorda as 7:00am, corre, faz sua marmita e vai treinar dois periodos no clube Itaim Keiko, as 4as feiras excede e participa dum ranking ate as 23h, ficando tres periodos em atividade. Portanto enquanto tiver atitude de campeã, vou bancar a vontade e determinacao dela em busca de ser uma atleta olimpica.Na primeira escorregada e comecar a acordar tarde, baladas etc, vai voltar a estudar pois o Mackenzie prometeu 100% de bolsa tambem na universidade.

Mesmo que no futuro não dê em nada, pelo menos ela ja viajou com a seleção brasileira menores para 20 países (Egito, Africa do Sul, Austria, Coreia do Sul, China, Portugal, etc).Fez estágio 3 vezes no Japao (cada um de 1 a 3 meses), 2 vezes na China (cada um de 1 a 3 meses), na Inglaterra, portanto fala bem o espanhol, Japonês e Inglês. Para uma menina de 19 anos creio que não há escola no mundo que possa ensinar tudo isso. Trata-se de uma experiência para poucos privilegiados. Essa e a dura vida de atletas que sonham com uma Olimpiada, mas sem ter os ingredientes para tal, vao falhar na trajetoria como todo esporte amador em nosso pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário