Os Jogos da Commonwealth (Jogos da Comunidade) são uma competição multi-nacional e multi-desportiva. Realizada a cada quatro anos, reúne a elite dos atletas da Commonwalth. Os Jogos da Commonwealth são disputados por cerca de 5.000 atletas. A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF, na sigla em inglês) é a entidade responsável pela direção e pelo controle dos Jogos.
Os Jogos incluem esportes olímpicoas e alguns esportes que são típicos dos países da Commonwealth, como Netball e Rugby. Atualmente há 53 membros na Commonwealth, mas 71 delegações participam dos Jogos. Os quatro constituintes do Reino Unido- País de Gales, Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte enviam delegações separadas aos Jogos, assim como territórios do Reino Unido guernsey e Jersey.O território australiano de Norfolk Islands também envia sua própria delegação, assim como as Ilhas Cook e Niuo, pertencentes à Nova Zelândia. Apenas seis equipes participaram de todos os Jogos da Commonwealth: Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia, Escócia e País de Gales.
Os esportes olímpicos disputados em 2006 foram: Atletismo, badminton, basquete, boxe, ciclismo, saltos ornamentais, ginástica, hóquei,tiro, natação, nado sincronizado, tênis de mesa, triatlo e levantamento de peso.
Os Jogos da Commonwealth, assim como os Jogos Olímpicos, já sofreu com boicotes políticos. A Nigéria boicotou os Jogos de 1978 em protesto contra o contato esportivo neo-zelandês com o apartheid na África do Sul. Em 1986, 32 países não disputaram os Jogos devido à atitude do governo de Margaret Thatcher em relação ao esporte na África do Sul. Ameaças de boicotes também aconteceram em 1974, 1982 e 1990 por causa da África do Sul.
A competição talvez seja a mais forte das competições polidesportivas, depois claro, dos Jogos Olímpicos. Na natação, por exemplo, grandes nomes do esporte participaram da competição de 2006, em Melbourne. Eamon Sullivan, Grant Hackett, Brenton Rickard, Libby Trickett, Jessicah Schippermedalhistas em Pequim defenderam a Austrália. Nos saltos ornamentais, o multi medalhista olímpico Alexandre Despatie, do Canadá, além da dupla australiana medalhista olímpica em Pequim Briony Cole e Melissa Wu estiveram presentes.
No ciclismo, os principais nomes do mundo estiveram na competição em 2006. Chris Roy, três vezes ouro em Pequim, Ross Edgar e os principais ciclistas da equipe britânica, que levou seis ouros no esporte, além da equipe australiana, uma das potências na modalidade. No hóquei na grama, Austrália, Paquistão e Índia disputam evento com sua força máxima e são potências damodalidade. No triatlo, duas das forças mundiais, Nova Zelândia e Austrália, levam suas principais equipes. Isso, apenas para citar algumas das principais estrelas que costumam participar do evento.
Em 2006, a Austrália, disputando a competição em casa, levou um total de 221 medalhas, 84 de ouro, vencendo com folgas a competição. Em segundo, ficou a Inglaterra com 36 ouros e o Canadá foi o terceiro com 26. Ao todo, naquele ano, foram destribuídos 246 medalhas de ouro e um total de 743 medalhas. Para mostrar que não foi o fato de disputar a competição em casa que fez com que os australianos saíssem vencedores em 2006, quatro anos antes, em Manchester, foram 82 ouros contra 54 da Inglaterra, 34 do Canadá.
A índia se mostra como quarta potência, ficando nesta posição nas últimas duas edições do evento. Em 2010, o país sediará a competição, em Nova Deli. O evento será uma das tentativas da redenção do hóquei na grama do país, que vive um momento triste, bem abaixo do time que foi hepta campeão olímpico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário