terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Esporte à esporte- Hóquei na Grama

Quando aconteceram os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro em 2007, o que se viu foi o Brasil brilhar em diversas modalidades, ganhar medalhas inéditas e participar do evento pela primeira vez em um dos esportes: O Hóquei na grama, presente há anos no programa olímpico e pan-americano mas muito pouco divulgado por aqui. O que se viu foi um festival de goleadas sofridas e a última posição tanto entre os homens como entra as mulheres. Mas, ao contrário do que se pensa, o Pan foi de suma importância para o desenvolvimento da modalidade no país, que vem crescendo cada vez mais.

"Acredito que apesar das colocações do Brasil, o Pan têm ajudado até hoje a divulgar o esporte nas escolas principalmente. As pessoas sempre querem saber de resultados e participações expressivas, e uma das coisas que podemos nos utilizar neste momento é da participação no Pan" conta Lisandra, vencedora do Prêmio Brasil Olímpico de 2008.
Outro que também enfatiza a importância do Pan para o hóquei na grama nacional é Nelson Siqueira, editor do maior blog da modalidade no país, que pode ser visitado pela coluna a esquerda do site " O Pan foi uma ótima oportunidade, já que ainda iria demorar um pouco para que o Brasil tivesse nível técnico para disputar a competição"

Depois do ano do Pan, tivemos um 2008 que teve o campeonato sul-americano como principal atividade das seleções. E as equipes não fizeram feio, terminando na quarta posição tanto entre os homens como entre as mulheres. " Foram resultados extremamente positivos. A nossa meta é subir degrau a degrau, porém estruturados. Hoje já temos uma estrutura mais consistente e multi-funcional. Para o próximo sul-americano, a meta já é estar entre os 3 melhores" disse Eduardo, membro do setor Alto rendimento e competições da Confederação Brasileira de Hóquei na Grama.

O time masculino terminou a competição com três vitórias e três derrotas. Venceu o Paraguai 5x3, Uruguai 2x1 e o Peru 2x1 e perdeu para os favoritos Argentinos (4x0) e para os chilenos (5x0). Porém, uma derrota para a Venezuela, que terminou a competição em quinto tirou a chance do bronze dos meninos do Brasil. Entre as mulheres, foram duas vitórias e três derrotas e a mesma quarta posição. Vitórias sobre Paraguai e Venezuela, por 3x0 e 4x2 respectivamente e derrotas por 9x0 para Argentina, 1x0 para o Chile e 2x1 para o Uruguai. Na disputa pelo bronze, o Brasil voltou a perder para as uruguaias, 2x0
"O resultado de quarto lugar foi muito bom. Deu para sentir que evoluímos muito e que tínhamos chances do terceiro lugar que seria uma grande conquista" comentou Lisandra, que levou prêmio de melhor goleira da competição.

O amadorismo, porém, segue como principal adversários dos atletas brasileiros "Infelizmente como o esporte é amador, é impossível dedicação exclusiva, o que acaba dificultando a formação de atletas com melhor nível. Acho importante aos poucos atingir algum objetivo, e estamos conseguindo, infelizmente a mídia não ajuda muito a divulgar estes feitos, que são poucos no hóquei, mas existem" disse Lisandra.

Na base, o Brasil disputou em 2008 pela primeira vez um campeonato júnior, o pan-americano sub-21. OBrasil venceu Guiana e Jamaica, ficou na nona posição, pois foi derrotado por várias seleções de mais tradição, como Chile, Argentina e até mesmo Barbados. Mas vale ressaltar a importância de termos uma equipe jovem capaz de disputar um pan-americano da categoria, algo inimaginável anos atrás

A competição mais importante da seleção masculina em 2009 é a Copa Pan-Americana, que vai ser disputada em Santiago, no Chile. O nível técnico vai ser alto, mas podemos tentar bons resultados contra Uruguai, Porto Rico e Barbados. A seleção feminina não deve participar de campeonatos importantes este ano.

Os campeonatos brasileiros, masculino e feminino, devem crescer em 2009. Entre as mulheres, foi disputado um torneio com três equipes, que deve aumentar esse ano, segundo Lisandra: " Em 2008 participaram 3 equipes: Desterro (SC), Florianópolis (SC) e Rio (RJ). Infelizmente ainda é pouquíssimo para um país enorme como o Brasil. No entanto, o hóquei está crescendo e precisa da ajuda da mídia para conseguir algo mais. Após o campeonato brasileiro surgiu outra equipe no Rio, o Carioca Hóquei Clube. Espero que continue assim, cada ano sejam formadas mais equipes para aumentar a competitividade no campeonato e também para ajudar na formação da Seleção Brasileira".

No masculino, o campeonato que teve três clubes em 2008 também deve aumentar, segundo Nelson Siqueira: "Este ano acredito que vamos ter 6 equipes no campeonato (Germânia, Desterro, Florianópolis, Macau, Deodoro e Armazém). Vamos esperar as confirmações e torcer. Vai ser ótimo para o desenvolvimento do esporte no país"

A Confederação Brasileira de Hóquei na Grama está buscando uma estrutura para o futuro, segundo Eduardo:" Temos o objetivo do fortalecimento do campeonato nacional, criação de novos clubes, implementação de novas escolinhas de desenvolvimento e classificação da equipe masculina para o Pan de 2011". O Brasil só disputou o Pan de 2007 por ser o país sede, garantindo assim vaga em todos os esportes coletivos. "A confederaçao vem fazendo palestras nas universidades, implementando o esporte em diversas escolas, no Rio, em Curitiba, em Florianopolis e em São Paulo. É um trabalho embrionario, que em poucos anos estará dando frutos." completa Eduardo.

O esporte tem tudo para crescer no Brasil. As seleções estão se desenvolvendo, os campeonatos evoluindo, os clubes aumentando...Falta mesmo investimento, seja ele de iniciativa pública ou privada. "Em 2009 acredito que vai melhorar. O hóquei ainda tem muito pra crescer, estamos só iniciando um trabalho que só deve ser notado daqui a décadas, assim como aconteceu em outras modalidades bem conhecidas como o vôlei, por exemplo. " diz a otimista Lisandra.

Vamos esperar 2009!

Um comentário:

  1. Ótima matéria, Guilherme.
    Parabéns e valeu pela divulgação do hóquei.
    Abração

    ResponderExcluir