segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Resumo da semana

Uma semana sem grandes movimentações no esporte olímpico brasileiro e mundial. Destaques para a Copa do Mundo de natação e de ginástica, que mesmo esvaziadas, ainda conseguem ter um ou dois grandes resultados. Em âmbitos nacionais, Troféu Brasil de triatlo e os campeonatos nacionais de handebol, basquete, futebol feminino e volei foram destaques. Lembrando que hoje se inicia a mais tradicional competição poli desportiva do Brasil e o maior evento da América do Sul, os Jogos Abertos do Interior, na cidade de Piracibaba. O blog tentará acompanhar diariamente a competição.

No atletismo, o circuito de Corridas da Caixa teve mais uma etapa, a antepenúltima da temporada. Os quenianos Joshua Kiprugut Kemei e Jane Katalai Kiyara dominaram a etapa do Circuito de Corridas da Caixa realizada em Curitiba (PR). A ausência de sol forte e a temperatura em torno de 18°C permitiu que completassem os 10km em 30min30 e 35min04, respectivamente. Entre os brasileiros, os melhores foram Gladson Barbosa e Maria Zeferina Baldaia. Na disputa pela liderança do ranking nacional de corridas de rua, Conceição Maria Carvalho de Oliveira manteve a ponta com a terceira colocação na corrida. No masculino, a terceira posição ficou com Anoé dos Santos, que confirmou a vice-liderança no ranqueamento. Masculino 1- Joshuan Kiprugut Kemei (Quênia/Fila) – 30min30 2- Gladson Alberto Barbosa (Pinheiros/CAIXA) – 30min40 3- Anoé dos Santos Dias (Aratrop Industrial) – 30min51,br> 4- Claudir Rodrigues (Athletic Sports/Luasa) – 30min54 5- Ivanildo Pereira dos Anjos, Gomes (Cruzeiro/Café do Doutor) – 31min03

Feminino 1- Jane Katalai Kiyara (Quênia/Fila) – 35min04 2- Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros) – 35min26 3- Conceição Maria Carvalho Oliveira (Find Your Self/CAIXA) – 36min15 4- Marizete Moreira dos Santos (Caxo/Mizuno/CAIXA) – 36min17 5- Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros) – 36min21

No basquete, teve início no fim de semana e termina nesta semana o campeonato sul-americano cadete feminino. A seleção já fez três partidas e soma três vitórias na competição, passando por Equador por 64x50, Bolívia por 86x9 e Chile por 71x43. Com esses resultados, o time já está classificado para as semi finais do torneio, que ainda tem a Argentina e o Paraguai, donas da casa, e que depois de cinco rodadas classifica os quatro melhores às semi finais. Raquel e Drielle são os destaques da seleção que busca, além do título, uma vaga na Copa América da categoria do ano que vem, em que os três primeiros se classificam. No campeonato nacional, o Catanduva bateu o time de Americana e fez seu adversário conhecer a primeira derrota na competição. Enquanto isso, o Ourinhos ganhou sua décima partida seguida e está na segunda posição do torneio, perdendo no saldo de pontos para equipe de Americana. O time de Catanduva, já classificado às semi finais, está em terceiro 10 vitórias e três derrotas. Santo André e São Bernardo ainda brigam pela última vaga para o play-off.

Na canoagem, O canoísta gaúcho Gustavo Selbach, 34 anos, conquistou neste fim de semana em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, seu 19°título de campeão brasileiro de Canoagem Slalom. O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, evento que encerrou o calendário nacional da modalidade no ano de 2008, aconteceu Parque das Laranjeiras e contou com uma promissora novidade: Ana Vieira Vargas, de apenas 12 anos, conquistou seu primeiro título brasileiro e já desponta como um talento da modalidade para a nova geração de canoísta que surge no país.
A competição reuniu cerca de cem atletas de diversos estados brasileiros e premiou os melhores colocados nas categorias: C1 Júnior, C1 Sênior, C2 Sênior, K1 Cadete, K1 Feminino, K1 Júnior, K1 Máster e K1 Sênior.
Selbach conquistou o título com a melhor somatória das descidas (duas por atleta). Ele marcou o tempo total de 205,180 segundos, o melhor da competição em todas as categorias.
Apesar desta edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom ter marcado a 19° conquista nacional do veterano canoísta gaúcho, o grande destaque da competição ficou por conta da atleta mato-grossense Ana Vieira Vargas, de apenas 12 anos.
“Ela começou a remar há pouco mais de dois anos aqui conosco e hoje já demonstra o talento que tem. Agora, com mais incentivo e mais treinamento na pista artificial de Foz do Iguaçu certamente ela evoluirá ainda mais na Canoagem Slalom”, contou Darci Oberdan, presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso.
Ana Vieira conquistou uma marca excelente na somatória de suas descidas. Com apenas 12 anos de idade e dois de treinamento ela chegou com o tempo total de 243,570 segundos, apenas 18,71% a mais que o melhor tempo da competição marcado pelo campeão brasileiro Gustavo Selbach.
“Com apenas 12 anos de idade ela fez o melhor percentual da história feminina na Canoagem Slalom em Campeonatos Brasileiros. Acho que encontramos um talento que precisamos saber trabalhar, principalmente na questão psicológica, porque técnica e fisicamente ela está demonstrando um caminho realmente eficaz”, comemorou Argos Rodrigues, superintende da Confederação Brasileira de Canoagem.

No ciclismo, um de nosso principais atletas de estrada, Luciano Pagliarini, anunciou que mudará de equipe na Europa em 2009. O velocista brasileiro assina o contrato para o próximo ano com o novo Pro-Team francês TelTech H2O, o grupo será dirigido pelo italiano Francesco Frattini e o francês Frederic Moncassin (atual técnico da seleção francesa) e terá base em Cannes na Costa Azul.Para Pagliarini será a 11° temporada competindo no calendário europeu, a primeira vez que defende um time francês.

No nado sincronizado, tivémos 18º Brasileiro Júnior de Nado Sincronizado, no parque aquático Júlio de Lamare, Maracanã. Com o tema “100 anos da colonização japonesa no Brasil”, o rubro-negro carioca totalizou 78,626 pontos e conquistou a medalha de ouro da prova. O time foi formado por Giovana Stephan, Lorena Molinos, Marcela Pereira, Maria Eduarda Pereira, Maria Eduarda Cavalcanti, Mariana Xavier dos Santos, Daniella Figueiredo, Gabriella Figueiredo e Jéssica Noutel. Giovana já havia vencido a prova de solo e dueto – ao lado de Lorena Molinos – na véspera. Com tantas vitórias, o clube garantiu o título geral, com 364 pontos.

Na natação, tivémos a etapa de Moscou da Copa do Mundo de natação em Piscina curta e mais uma vez o destaque brasileiro foi Fabíola Molina. Ela levou mais duas medalhas, um ouro e uma prata, e ainda bateu um recorde sul-americano e chegou a um total de 12 pódios e 5 melhores marcas continentais somentes neste circuito. Fabíola terminou as eliminatórias dos 50m costas na modesta sexta posição (28s86), mas como sempre se revelou na final ao ganhar a disputa com nova marca sul-americana (27s34). O tempo anterior (27s38), dela mesma, fora superado na etapa da australiana Sydney, há apenas dois finais de semana. Nos 100m costas, depois de virar na primeira posição, ficou com a prata. A outra medalha do Brasil foi de bronze nos 100m peito com Felipe Silva que cravou 27s00, ficando apenas um centésimo da marca continental.

No Pólo Aquático, a continuação da Liga Nacional da modalidade, a primeira da história do esporte coletivo mais antigo nos Jogos Olímpicos. Pela quarta rodada, ainda a fase estadual, o Flamengo venceu o Botafogo por 10x9 enquanto Tijuca e Guanabara empataram em 12 gols. Desta forma, rubro-negro passou para cinco pontos, e ficou a um do líder Fluminense. Já o Tijuca se manteve em terceiro, com quatro pontos, enquanto o Guanabara pontuou pela primeira vez. O Paulistano, em São Paulo, ganhou a primeira partida ao bater o Paineiras por 10x7. A próxima rodada marca Guanabara x Botafogo, às 20h, e o clássico Fla x Flu, às 21h30 para a 6ª feira, 14/11, no Fluminense. No domingo, 16/11, jogam Paineiras e Pinheiros, às 16h, no Pinheiros.

No futebol feminino, o Brasil empatou em 2x2 com a Nigéria e acabou eliminado do mundial sub-17 ainda na primeira fase, depois de derrotas semana passada para Inglaterra e Coréia do Sul. Na Copa Brasil de futebol feminino, foi terminada a primeira fase da competição, que reuniu 32 clubes e que agora tem apenas metade deles na luta pelo título. Os confrontos das oitavas de finais são os seguintes: Confrontos da Segunda Fase: Nilton Lins/AM (*) x Assermurb/AC ou Genus/ROSacramenta/PA (*) x Boa Vontade/MAParnamirim/RN (*) x Cesmac/ALSport/PE (*) x Tiradentes/PIAliança/GO (*) x Moreninhas/MSNovo Mundo/PR (*) x Kindermann/SCSantos/SP (*) x Atlético/MGCorinthians/SP x Saad/SP.

A Ginástica vive um momento tenso nos bastidores. Sem participar da etapa desta semana da copa do mundo, o Brasil viu o esporte ser bastante noticiado na mídia nesta semana depois do belo programa da ESPN Brasil que criticou o modo que nossas meninas eram tratadas na extinta seleção permanente em Coritiba. A resposta da CBG veio com uma ameaça, depois desmentida pela própria confederação, de processo à Lais, Daiane e Jade. Esse tormento todo às vésperas da eleição para presendência da entidade. QUE CRISE!

No handebol, Jogos decisivos agitaram a Liga Nacional de Handebol Masculino. Na penúltima rodada do torneio, a Metodista / São Bernardo / Besni superou o FAE / Blumenau / FMD por 31 a 24 (16 a 14), no Ginásio Vitório Zanon (Baetão). O artilheiro do jogo foi Fagundes, de Blumenau, com 11 gols. Com o resultado, o time do ABC, que já estava classificado para as semifinais, manteve a terceira colocação com 12 pontos (cinco vitórias, dois empates e três derrotas): o time catarinense perdeu mais uma chance de passar para a próxima fase, já que está em quinto lugar, com seis pontos (três vitórias e seis derrotas), atrás da USCS / São Caetano, que tem nove pontos. Mas, o FAE / Blumenau / FMD terá a última oportunidade de se classificar no próximo sábado (15), no confronto contra a Unopar / FEL.No duelo pela liderança da competição, realizado no Ginásio Darcy Cortez, “Moringão”, em Londrina, o time da casa levou a melhor e garantiu o primeiro lugar na classificação geral. A Unopar / FEL venceu o Pinheiros, de virada, por 26 a 24 (11 a 13). Apesar da derrota, o goleador do jogo foi o ponta Fábio Vanini, do time paulista, com 12 gols. O time paranaense segue invicto e lidera a competição com 16 pontos (sete vitórias e dois empates). Já o atual campeão da Liga, o Pinheiros, está logo atrás com 12 pontos (cinco vitórias, dois empates e duas derrota). Entre as mulheres, Metodista e Blumenau ficaram em primeiro e segundo e estão na segunda fase do torneio, juntamente com Nova Hamburgo e Condórdia, terceiro e quarto colocados na tabela final.

No hipismo, Depois de um grande período sem se destacar, o Brasil fez bonito nos resultados finais da edição do FEI World Dressage Challenge 2008, conquistando o 1º lugar entre os países do Grupo I, que são; África do Sul, Argentina, Chile e Uruguai. A equipe foi formada por Pedro Tavares de Almeida na Série Preliminar, Marie Munters pela Série Elementar, Diego Ferreira na Média, Mauro Pereira Jr pela Série Advanced e Ricardo Nardy Silva pela Série St. George. Na luta, após muitas negociações a CBLA inaugurou seu CT, na cidade do Rio de Janeiro, sede da entidade, no bairro da Tijuca (Rua Pereira Siqueira, 45). Com estutura altamente qualificada, bonecos, pesos, tapete olímpico e técnicos Cubanos, estamos prontos para 2009.

Foi um final de semana de muito adestramento na Sociedade Hípica Paulista. Neste final de semana, de 7 a 9 de novembro, foram definidos os novos campeões brasileiros da modalidade, em todas as categorias, durante o Oi Dressage Championship - CDI 3*. Destaques para as amazonas Luiza Tavares de Almeida e Pia Aragão, que dominaram as categorias de seniores, as mais importantes da competição. Uma disputa olímpica marcou a briga na categoria sênior top. E quem levou a melhor foi a jovem Luiza Tavares de Almeida. Formando conjunto com Samba das Silveiras, mesmo cavalo com o qual disputou os Jogos Olímpicos, a amazona conquistou seu primeiro título brasileiro da principal categoria do adestramento, coroando sua excepcional temporada. O vice-campeonato ficou com o também olímpico Rogério Clementino, que formou conjunto com Portugal. Já na categoria sênior, mais uma amazona vencedora no topo do pódio. Bem mais experiente que a jovem Luiza, Pia Aragão conquistou neste domingo seu oitavo título nacional. Montando Aslan, ela obteve a média de 69,494%, deixando o segundo lugar, novamente com o cavaleiro olímpico Rogério Clementino, que desta vez formou conjunto com Sargento do Top e totalizou 66,244% de acertos.

No tênis de mesa, Ranking Mundial divulgado pela ITTF para este mês não traz grandes novidades. Wang Hao continua sendo o primeiro seguido por Ma Lin, Ma Long e Wang Liqin. A única mudança entre os dez primeiros colocados foi a inversão de posições entre Timo Boll e Vladimir Sansonov, que ocupam agora a quinta e sexta posições respectivamente. Entre os brasileiros a surpresa negativa ficou por conta da queda de Thiago Monteiro que foi da 60ª para 66ª posição, caindo sei posições. Já Hugo Hoyama subiu uma colocação e ocupa agora a 142ª posição, Gustavo Tsuboi se manteve na 152ª posição. As mulheres brasileiras melhoraram suas colocações em relação a lista divulgada no mês passado. Ligia Silva foi quem obteve a melhor colocação e ocupa a 268° posição seguida por Mariany Nonaka na 302°. Devemos destacar na nova lista também a subida de Karin Sako da 424ª para a 417ª posição, de Cláudia Ikeizumi para a 494ª posição e de Jéssica Yamada para 431ª.

No tênis, mais uma semana meio apagada para os tenistas brasileiros. Daniel teve descontada a semifinal de Guayaquil do ano passado e desceu ao 69º lugar. Já Bellucci passou ao 81º - a exibição de Santiago não valeu para o ranking. Para o gaúcho, as principais quedas devem vir nas próximas semanas, quando sairão 87 pontos de bons resultados de 2007. Assim, deve terminar o ano atrás do paulista, que tem apenas outros 27 pela frente.Ambos, porém, ficarão no top 100 e estão garantidos no Aberto da Austrália. Quem luta para se juntar é Thiago Alves, que caiu ao 113º e joga nesta semana em Medellín em uma de suas últimas chances em 2008. Nesta segunda, o Brasil registra um novo número 4: Ricardo Hocevar, agora o 163º, melhor ranking da carreira.Em alta, o paulista foi às quartas-de-final em Guayaquil após bater Nicolas Lapentti e joga novamente contra o ex-top 10 nesta semana na Colômbia. Ele tem pontos a defender, mas não deve perder o posto para Franco Ferreiro, que despencou 35 posições, para a 183ª, com os descontos dos pontos do título de Montevidéu de 2007.João "Feijão" Souza, outro que foi às quartas no Equador, na semana passada, subiu apenas 8 e foi ao 227º, mas defendeu boa parte dos pontos. Ele ainda tem outros 24 a repetir e precisa de mais boas campanhas.

No triatlo, A veterana olímpica, Carla Moreno voltou a dominar no Troféu Brasil de Triatlo, vencendo a etapa de Santos neste domingo e garantindo, matematicamente, seu sétimo título da competição. Em uma prova de superação, ela passou mal durante a etapa de ciclismo, mas cruzou a linha de chegada na frente, conquistando sua quinta vitória em seis etapas. No masculino, Fábio Carvalho foi o vencedor.

No vôlei, mais uma semana de Superliga nacional. Rexona e Telecom continuam invictos entre as mulheres e o primeiro torneio está acabado. O São Caetano, que tem três campeãs olímpicas no elenco, ainda não formou uma equipe, tem ""apenas"" estrelas e por isso foi derrotada e não tem chances neste primeiro turno. No grupo B, Finaza e Minas tem uma derrota e três vitórias e brigam pela liderança faltando uma rodada. Entre os homens, Cimed e Minas tem quatro vitórias em quatro jogos e são os líderes da competição, seguidos de Betim, São Bernardo, Suzano e Joinville que estão com três vitórias e uma derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário