segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Resumo da semana


Na semana em que o campeão brasileiro de futebol quase foi definido e que Bob Burnquist venceu um importante campeonato no Brasil, os esportes olímpicos tiveram suas principais movimentações fora das quatro linhas, com presidentes novos em confederações. Campeonatos nacionais seguem a toda prova em várias modalidades. Esta semana, tivémos o fim dos Jogos Abertos do interior. No fim da semana, um especial muito legal sobre a competição.
No atletismo, tivemos mais uma etapa do circuito Caixa de Corridas de Rua. A garoa e a baixa temperatura não desanimaram os 2.300 atletas que participaram da última etapa do Circuito de Corridas da Caixa, neste domingo, no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília. Giomar Pereira da Silva confirmou o favoritismo e venceu a prova masculina, enquanto Sueli Pereira Silva surpreendeu as rivais e ganhou no feminino.Baiano de Jacobina, Giomar se manteve invicto no Circuito. Além de Brasília, venceu em Goiânia, Uberlândia, Fortaleza, Ribeirão Preto e São Paulo. O resultado deste domingo fez o corredor disparar ainda mais na primeira posição do Ranking CBAt, com 310 pontos - 39 a mais que o vice-líder Anoé dos Santos Dias, que ficou em quinto na capital federal.
Para seguir na liderança do ranking, Giomar pretende participar da Volta da Pampulha, da Corrida Pan-Americana e da São Silvestre. Apesar da boa diferença para seus adversários, o corredor não crê em título antecipado e espera uma disputa acirrada nas últimas provas do ano.
No feminino,No duelo pela liderança do ranking, quem saiu vitoriosa foi Conceição de Maria Carvalho Oliveira, que terminou na segunda colocação em Brasília. O resultado manteve a atleta no primeiro lugar da classificação, com 278 pontos.

No basquete, o nacional feminino vai se afunilando. Faltando apenas três rodadas para o final da primeira fase, em que as nove equipes jogam em turno e returno, Ourinhos segue líder com apenas uma derrota, à frente de Americana e Catanduva. Na briga pela quarta vaga, Santo André e São Bernardo. Devido aos Jogos Abertos, o campeonato foi interrompido por uma semana.
O mais abusrdo da semana foi a aclamação do nosso """"brilhante""" presidente da Confederação Brasileira como presidente da Confederação Sul-americana de Basquete. Na última sexta-feira, o dirigente foi eleito por aclamação como presidente da Associação de Basquete Sul-Americana (ABASU) em evento realizado em um hotel em Assunção, no Paraguai..A solenidade contou com a presença de presidentes e representantes de diversas confederações da América do Sul. Grego comandará a ABASU até 2013."Foi uma honra muito grande ter sido escolhido pelos presidentes das confederações para presidir a ABASU. É um orgulho para o basquete nacional e um reconhecimento pelo trabalho realizado na modalidade no Brasil. Um dos principais objetivos da Associação é fazer com que os dez países membros da Associação participem das competições Sul-Americanas", disse o dirigente. Eu não vou nem comentar.

Na canoagem, tivemos a definição de nossos representantes no Sul-americano da semana que vem, em São Paulo, além dos campeões brasileiros nas categorias de base. Destaque, segundo o site da confederação, para atleta Ana Vieira Vargas, de apenas 12 anos, atual campeã brasileira Sênior de Canoagem Slalom, que começou neste fim de semana a remar também na modalidade Velocidade e venceu sua prova de estréia. Outro destaque foi o Clube de Regatas Itaipu de Cascavel-PR, que conquistou 140 pontos foi o clube mais vencedor da competição das categorias de base da canoagem brasileira.
A jovem canoísta mato-grossense está surpreendendo a todos. “Realmente a Ana é uma menina fora de série, que mesmo nessa idade já possui uma determinação surpreendente”, disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Ana Vieira começou a remar a pouco mais de dois anos em Primavera do Leste-MT e hoje já demonstra um talento impressionante para a idade que tem. Agora, os planos da CBCa são de dar a atleta mais incentivo e mais treinamento. “Com mais treinamento certamente ela evoluirá ainda mais”, contou Darci Oberdan, presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso.
Já na competição de categoria de base entre clubes de canoagem a disputa foi acirrada, mas quem levou a melhor foi o Clube de Regatas Itaipu (140 pontos) que ganhou da Associação Vicentina de Canoagem, de São Vicente-SP, que terminou a competição com 117 pontos.
Competiram no evento 83 atletas das categorias de base oriundos de 12 clubes de canoagem do Brasil. O Campeonato Brasileiro Infantil, Menor e Cadete foi o último evento oficial da categoria do calendário da Confederação Brasileira de Canoagem.

Nos bastidores, mais uma reeleição em confederações brasileiras. Em Assembléia Geral Ordinária, realizada às 19h, deste sábado (22), no auditório do CEPEUSP, nas dependências da Universidade de São Paulo, em São Paulo, o atual presidente da Confederação Brasileira de Canoagem foi reeleito quase que unanimemente. Com 68 votos a favor e apenas um em branco João Tomasini Schwertner reelegeu-se e estará a frente da CBCa neste próximo ciclo olímpico, que vai de 2009 a 2012.
O total de votantes da assembléia era de 115, contudo apenas 19 entidades estiveram presentes na assembléia. Além da eleição para presidente, vice-presidente (Darci Oberdan, presidente da Federação Mato-grossense de Canoagem), segundo vice-presidente (Ton Eagleton Rodrigues Fernandes, presidente da Federação Goiana de Canoagem) e também foi definido o novo Conselho Fiscal da entidade para o próximo quadriênio, agora composta por Admir Arantes Buenos Sobrinho, Valdecir Fernandes da Cruz e José Carlos Lona Almeida, que foi renovado como presidente do Conselho.
Tinham direito a voto nesta reunião as doze federações de canoagem presentes no país, além dos 43 clubes e associações do esporte espalhadas pelo país. Cada federação tinha direito a seis votantes, totalizando 72 votos federativos, enquanto cada clube e associação também tinha direito ao seu voto.

No Pólo Aquático, a definição do mata-mata da I Liga Nacional de Pólo Aquático masculino.
O Esporte Clube Pinheiros garantiu o primeiro lugar na fase de classificação da I Liga Nacional BNY Mellon de Pólo Aquático, neste domingo, 23/11, no Paineiras, em São Paulo. O clube paulista derrotou o Tijuca Tênis por 22 a 8 (ECP 6 x 1 TTC / 6 x 3 / 3 x 2 / 7 x 2). Já o Fluminense manteve a segunda colocação, ao passar pelo Paulistano por 13 a 3 (FFC 2 x 0 CAP / 6 x 3 / 2 x 2 /3 x 0) e o Botafogo passou para a 4ª posição, ao vencer o Paineiras por 9 a 7 (BFR 2 x 1 CPM / 2 x 1 / 3 x 4 / 2 x 1). A partir de 5ª feira serão disputados os play-offs da competição, sempre em dois jogos, começando pelas quartas-de-final. Já está definido o jogo entre Pinheiros e Guanabara. Os outros vão ter que esperar a reunião da Comissão Disciplinar do evento para saber como ficará o resultado da partida inacabada entre Tijuca e Paineiras. Se o resultado for mantido – vitória parcial de três gols da equipe paulista – os outros encontros das Quartas serão entre Fluminense e Tijuca; Flamengo e Paineiras, e Botafogo e Paulistano. Outra boa disputa que vem acontecendo é pela artilharia em que Beto Seabra, capitão do Fluminense, lidera com 31 gols, seguido por Marcelo Franco, do Pinheiros, com 23.Nos jogos dos líderes, Pinheiros e Fluminense venceram Tijuca e Paulistano com facilidade e não há muito o que dizer. O jogo mais disputado do dia foi entre Botafogo e Paineiras, em que o marcador ficou indefinido até o fim. A partida teve belos lances como o gol à inglesa do centro Caio Lima e de cobertura do astro Felipe “Mega” Franco, ambos do Botafogo. Mega tinha perdido um pênalti um pouco antes.
Nos bastidores, pouco depois de confirmar o pré mundial para o início de 2009, o campeonato feminino está prestes a ser cancelado. De acordo com o supervisor da CBDA, Ricardo Cabral, Cuba não disputará mais a Copa Uana, em Calgary. Assim, estão inscritos no feminino Brasil, Canadá e Porto Rico, que lutarão por duas vagas. Já a competição masculina, por enquanto, está cancelada com Brasil e Canadá classificados para Roma-2009. Existe uma remota possibilidade da Venezuela se inscrever na competição de homens."Recebemos a confirmação de que Cuba não vai. Agora, vamos conversar com a UANA e saber se existe alguma possibilidade de mudar o sistema de classificação para o Mundial. A viagem para Calgary custará caro (algo em torno de R$ 300 mil). Será que vale a pena para fazer dois ou três jogos?", indagou Cabral.

No nado sincronizado, O Flamengo sagrou-se campeão do 18º Campeonato Brasileiro Absoluto de Nado Sincronizado, . O clube somou 684 pontos, com Tijuca Tênis Clube em segundo (510) e Paineiras do Morumby (92) em terceiro. Charme, carisma e muita técnica na prova livre de solo, no último dia de competições. Lara Teixeira, do Tijuca Tênis, venceu numa disputa acirrada com Nayara Figueira, do Paineiras do Morumby. Lara marcou 86.665 e Nayara, 86.330. As duas usaram temas orientais e muito fortes para a coreografia mais longa.
No dueto, Giovana Stephan e Lorena Fontes foram as melhores na prova de dueto livre, com 85.160 pontos. As gêmeas Beatriz e Branca Ferez, do Tijuca Tênis, vieram em seguida, com 82.165 e a outra dupla do Flamengo, as também irmãs gêmeas Daniela e Gabriela Figueiredo, ficaram em terceiro, com 80.995 pontos.
Tambores asiáticos e a delicadeza oriental deram o tom da rotina livre por equipes do rubro-negro carioca, que saiu vitoriosa com 83.165 pontos. O time contou com quatro das oito que disputaram o Pan Rio 2007, Michelle Frota, Giovana Stephan, Glaucia Heier Souza e, como reserva, Caroline Hildebrandt. A equipe também contou com Lorena Molinos, Marcela Pereira, Camila Ururahy, Joseane Martins e Carla Borges. O Tijuca Tênis apostou nos maiores “hits” de Michael Jackson para a sua prova de equipe livre, que somou 80.836 pontos. Bia Feres encarnou trejeitos e gestos típicos do cantor para introduzir o tema fora d’água e a o grupo formado também por Branca Feres, Lara Teixeira, Camila Almeida, Pâmela Nogueira e Mariana Andrade se encarregou de dar vida dentro da piscina a sucessos como Thriller, Black Or White, entre outros. Giovana Stephan e Gláucia Heier Souza abriram com um rock o dueto técnico do Flamengo, que venceu com 82.330 pontos. Beatriz e Branca Feres, do Tijuca, ficaram em segundo e Maria Eduarda Pereira e Maria Eduarda Cavalcante, também do Flamengo, usaram o primeiro sucesso de Ray Charles – ‘Mess Around’ e terminaram na terceira posição, com 77.495 pontos.
O treinamento das atletas juvenis começará no dia 7 de janeiro e as das nadadoras seniores, no dia 12 do mesmo mês. O crescimento das categorias de base é evidente no nado sincronizado. Em 2008 as competições infantis e juvenis contaram com muitos clubes e um número grande de competidoras, inclusive com a participação do norte e nordeste do país.
Ainda temos a expectativa que o número de equipes para os Jogos de Londres 2012 cresça de 8 para 12, o que culminaria em maiores chances para nossa equipe.

No futebol feminino, o Brasil garantiu duas vitórias em dois jogos no mundial sub-20, torneio em que o Brasil é atual medalha de bronze. Ao contrário da equipe sub-17, que foi eliminada logo na primeira fase do mundial, o time sub-20 é muito entrosado e promete brigar pelo título.
Na primeira rodada, vitória sobre o forte time da Coréia do Sul por 3x2.
No jogo diante do México, a equipe brasileira não teve trabalho para vencer. Fez dois gols no primeiro tempo, com Pamela (aos 4) e Francielle (aos 40 minutos), e mais três no segundo tempo, com Daiane (23'), Ketlen (aos 49') e teve a ajuda de Ortiz (aos 45'), que fez um gol contra.

Na Copa Brasil, O STJD suspendeu na tarde de ontem os confrontos entre Santos e Corinthians válidos pela terceira fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino, até que seja realizado um novo julgamento do Timão, que no jogo do último dia 11 de novembro diante do Saad, escalou a atacante Nildinha sem que o nome da mesma constasse do BID da CBF até o dia 10 de novembro, conforme determina o artigo oitavo do regulamento da competição.
Lembrando que o Santos desfalcado de seis atletas e do técnico Kleiton Lima, que estão disputando o Mundial Sub 20.
Os outros três confrontos tiveram os seguintes resultados:
Sport/PE 3x0 Parnamirim/RN (Sport classificado)
Boa Vontade/MA 0x0 Nilton Lins/AM (Nilton Lins classificado)
Aliança/GO 0x3 Kindermann/SC (Kindermann classificado)

Na ginástica, O trio de ginastas brasileiras que disputou a Copa Massilia de ginástica conquistou a quarta colocação no evento realizado em Marselha, na França. Sem companhia de nenhuma das ginastas que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, Khiuani Dias, Ethiene Franco e Bruna Leal somaram 114.350 pontos.
O título do evento ficou com a equipe chinesa com 118.600 pontos. Em segundo ficou a Rússia com 117.950, seguida pela Austrália com 115.400.
A melhor performance do grupo nacional foi obtida na trave com 29.450 pontos conquistados.

A equipe brasileira conquistou quatro medalhas de bronze no Pan-americano de Aparelhos, que terminou no domingo, em solo argentino na cidade de Rosário. O ginasta Arthur Zanetti levou sozinho duas medalhas, ficando em terceiro lugar no solo e nas argolas. Vitor Camargo garantiu a terceira colocação no salto e ficou com o bronze. Também conquistou um bronze, a ginasta Juliana dos Santos nas paralelas assimétricas.
Outros ginastas da seleção brasileira chegaram às finais. No cavalo, o ginasta Sérgio Eras, ficou em 6º lugar e Péricles Silva, em 8º. Sérgio Eras chegou às finais também nas argolas e finalizou sua participação em 4º lugar e 6º nas paralelas. Arthur Zanetti, que foi reserva de Diego Hypolito nas Olimpíadas de Pequim, ficou em 5º, no salto. Na barra, Péricles Silva, o único representante brasileiro a chegar às finais ficou em 7º lugar.
No feminino, além da medalha de Juliana, a ginasta também ficou em 4º no solo e 8º na trave. Priscila Cobello finalizou a competição em 4º na trave, em 5º no salto e 6º no solo. A ginasta Milena Miranda conclui a prova das paralelas assimétricas na 6ª colocação.
A seleção que esteve no país vizinho era formada por Juliana Santos, do Grêmio Náutico União/RS, Nayara Santos, da Yashi Academia/SP, Milena Miranda da APCEF/PR e Priscila Cobello da ASA/SP, que competiram no salto, solo, trave e paralelas assimétricas. Na competição masculina, Arthur Zanetti, Sérgio Eras são do SERC/SP, Péricles Silva do Esporte Clube Pinheiros/SP e Vitor Camargo do Brasil Futebol Clube/SP, eles defenderam o Brasil nos seis aparelhos: barra, salto, solo, paralelas simétricas, argolas e cavalo.
A equipe brasileira esteve no comando a técnica Adriana Alves, que liderou as ginastas e Marcos Goto foi o técnico do masculino.

No handebol, assim como na maioria dos esportes coletivos, a Liga Nacional foi interrompida para a disputa dos Jogos Abertos do Interior. Então, a principal notícia da semana vem dos bastidores.
O atual presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, foi reeleito à presidência da Federação Pan-Americana de Handebol. A eleição acontece às vésperas da eleição para o novo mandatário da entidade brasileira, fato que adiou a escolha do treinador da seleção masculina a pouco menos de dois meses do Mundial.O brasileiro traça planos para o futuro, mas diz que foca o seu novo mandato no aumento do número de países filiados à entidade. "Temos muitos sonhos. Queremos melhorar o calendário pan-americano, criar uma Liga Pan-Americana de seleções ou clubes, um circuito pan-americano de beach hand", explicou."Gostaríamos, também, de capacitar os profissionais da América, com o suporte da Federação Internacional, através de cursos e materiais, mas o nosso objetivo principal é aumentar o número de países filiados", finalizou.

No hipismo, mais eleições. Luiz Roberto Giugni é o novo presidente da Confederação Brasileira de Hipismo. O presidente da Federação Paulista de Hipismo (2006 e 2007) foi aclamado por unanimidade na assembléia realizada na manhã desta segunda-feira (17/11), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Luiz Roberto tomará posse no dia 1º de janeiro de 2009 e sua gestão terá a duração de quatro anos.Desde os 10 anos de idade envolvido no meio hípico, o novo presidente comandará o próximo ciclo olímpico e terá como desafios o Mundial de 2010, o Pan-Americano de 2011 e as Olimpíadas de 2012. “Pela primeira vez, a CBH terá uma gestão com um ciclo olímpico completo e isso é muito importante, já que as gestões anteriores tinham a duração de apenas dois anos. Ano que vem será de preparação para o Mundial de Kentucky, que englobará todas as modalidades olímpicas e não olímpicas. Em 2011 tem o Pan de Guadalajara e em 2012 os Jogos Olímpicos, teremos muito trabalho pela frente”, previu Giugni.“Esta eleição foi marcada pelo consenso e o meu trabalho será de paz entre as federações e cavaleiros. Vou olhar com atenção para todas as modalidades eqüestres, além de dar continuidade aos trabalhos feitos pelo Manfredi”, completou. Maurício Manfredi, atual presidente da CBH, desejou boa sorte ao novo dirigente. “Desejo sorte ao novo presidente e acredito que ele realizará um belo trabalho. Desde já me coloco à disposição para ajudar no que for preciso, ele terá o meu apoio irrestrito”, disse Manfredi.

Sobrou emoção no GP Troféu Perpétuo Roberto Marinho, que encerrou as comemorações do 70o Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira. Na pista com obstáculos a 1m45, desenhada por Guilherme Nogueira Jorge, apenas nove dos 38 conjuntos não cometeram falta e ficaram dentro do tempoNo segundo percurso, o jovem Felipe Amaral, de 18 anos, montando Aliança do Brasil Rastaman GMS desbancou os favoritos e foi o mais rápido em 43s73, com uma pista perfeita. O segundo posto foi para José Roberto Reynoso Fernandes Filho/Gina Jmen Sanol Dog Protecnina, em 44s55, seguido por Fábio Leivas da Costa e Lancelot Domar, em 46s46, ambos sem faltas.
O cavaleiro brasileiro Doda Miranda obteve a terceira colocação no GP de Stuttgart, principal prova do Stuttgart German Masters, na Alemanha, com obstáculos a 1,55m de altura. Doda comandando a égua AD Picolien Zeldenrust zerou o percurso da primeira passagem, o que o credenciou para o desempate da prova.Na volta decisiva, o cavaleiro brasileiro zerou novamente o percurso e com tempo de 37s31 garantiu a terceira colocação. A vitória foi da alemã Meredith Michaels Beerbaum com Shuttlerfly. A líder do ranking mundial FEI/Rolex terminou a pista em 35s26, seguida pelo suíço Steve Guerdat/Jalisca Solier, em 36s43, ambos com pista limpa.

Na Luta Olímpica, outra eleição. Com participação da maioria das federações, ontem de noite, Pedro Gama Filho foi eleito por 15 votos a 2, em emocionante cerimônia no Rio de Janeiro."Nos próximos 4 anos vamos trabalhar para o crescimento do esporte e duplicar os resultados e desenvolvimentos que tivemos nestes últimos anos. Reforçar nossas parcerias com o Ministério e COB, além de apoiar as federações. Obrigado a todos que trabalham na CBLA e as federações que me elegeram", discursou Pedro.
Rodrigo Artilheiro (120kg) e Renato Migliaccio (74kg), ambos no estilo Greco-Romano, foram nossos representantes na tradicional competição que ocorre dentro do NYAC na cidade de Nova Iorque, EUA, neste final de semana. A competição é conhecida internacionalmente pelo alto nível dos times participantes.Artilheiro perdeu por decisão para o forte Kowalczuk (Sunkist Kids Wrestling Club) e Migliaccio, em uma das categorias mais disputadas, não conseguiu superar Alberts (Marines).

No pentatlo moderno, A pernambucana Yane Marques conquistou, neste final de semana, o Campeonato Brasileiro de pentatlo moderno. A competição foi realizada na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro. O segundo e terceiro lugares também ficaram com Pernambuco: as medalhas foram para Larissa Lellys e Priscila Oliveira.
A atleta, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado, comemorou ao lado de Wagner Romão, campeão entre os homens. A competição contou com 45 atletas – número recorde nas provas de pentatlo no país.

No tênis, o fim de temporada se aproximando e os torneios cada vez menores. O future de Bauru teve o título de João Feijão, que se aproxima ainda mais do top-200.
Uma nota internacional, a Argentina perdeu a Copa Davis para a Espanha em jogos emocionantes. Os dois países estão de parabéns. Mas, mais uma vez, nossos hermanos ficaram com o vice.

No tiro, O Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola será realizado no Centro Nacional de Tiro Esportivo nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2008. Serão disputadas somente as seguintes Categorias: Máster, Sênior, Juniores e Para-Atletas.
Para incentivo aos atletas juvenis, somente nas modalidades de ar comprimido (Carabina e Pistola), teremos a categoria Juvenil Masculino e Juvenil Feminino. Essa categoria terá a premiação do torneio, porém não terá a pontuação individual (tabela item 8) para classificação do estado campeão.

No volei de praia,Ricardo e Emanuel se sagraram campeões do circuito brasileiro por antecipação. A parceria havia conquistado os títulos nacionais em 2002, 2003 e 2006, nas únicas conquistas de Ricardo. Emanuel já havia vencido em 1994, 1995 e 2001. primeiro triunfo do dia ocorreu nas quartas-de-final contra Renatão e Jorge (18-16 e 18-11). Na semifinal, os campeões olímpicos de Atenas-2004 superaram Hevaldo/Benjamin em duelo equilibrado, em que nenhum dos dois sets terminou nos tradicionais 18 pontos. Após a vitória na primeira parcial finalizada em 25-23, Ricardo/Emanuel fizeram 36-34.
Na final, venceram seus algozes olímpicos Fábio Luiz e Márcio e comemoraram com o título da etapa o título brasileiro.
No feminino, Renata e Talita asseguraram neste domingo seu primeiro título na atual edição do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. O fim do jejum de quase 10 meses veio com uma vitória sobre Larissa e Vivian por 2 sets a 0 (22-20 e 18-15) na final da etapa do Recife, disputada na praia de Boa Viagem.

No volei, saíram os primeiros campeões de turno da superliga, tanto para os homens quanto para as mulheres.
O confronto entre Cimed/Brasil Telecom e Vivo/Minas decidiu as últimas três edições da Superliga masculina de vôlei. Em reedição das decisões anteriores, a equipe catarinense repetiu o resultado da temporada 2007/2008 e conquistou o título do primeiro turno, com a vitória por 3 a 0, parciais de 25-22, 25-23 e 25-20.
Entre as mulheres, Deu o esperado. O Rexona-Ades até levou alguns pequenos sustos ao longo do jogo, mas venceu o Minas sem ceder sets neste domingo (25-17, 25-17 e 25-14), no Rio de Janeiro, e assegurou o título do primeiro torneio da Superliga feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário