sábado, 4 de outubro de 2008

Promessas- Marcus Boyd

Os Estados Unidos não perdem o revezamento 4x400m masculino há anos. Nas duas últimas olimpíadas, os americanos dominaram 100% o pódio dos 400m rasos, além de no mundial do ano passado os três medalhistas eram do país mais poderoso do mundo. Em termos históricos, o domínio é mais presente ainda: 12 atletas baixaram dos 44s na história da prova, todos americanos.

E parece que as coisas não vão mudar tão cedo. No mundial junior, disputado no ano meio do ano, o medalhista de ouro dos 400m rasos foi o americano Marcus Boyd, de 19 anos, que venceu com 45s53, seu melhor tempo da carreira. Este tempo foi o recorde mundial junior.

Boyd tem uma disputa interna muito complicada para conseguir alguma vaga na seleção olímpica ou do mundial, já que os americanos tem uma equipe repleta de nomes nesta prova. Porém, caso tivesse feito seu melhor tempo em uma hipotética classificação olímpica, o atleta de apenas 19 anos teria se classificado para as semi finais.

Além do título dos 400m com recorde mundial, Boyd conseguiu também o ouro no revezamento 4x400m, em que a equipe bateu o recorde mundial junior com o tempo de 3min03s86, dois segundos á frente do time medalha de prata, a Grã Bretanha.

Boyd vem melhorando seus tempos de forma incrível. Em 2005, sua melhor marca foi de 47s66 aos 16 anos. No ano seguinte, seu melhor tempo melhorou para 47s36, para baixar pela primeira vez de 47s em 2007 com a marca de 46s81. Para esse ano, conseguiu melhorar mais de 1s sua marca e correu a prova que lhe rendeu o título mundial juvenil em 45s53.

O americano é da universidade Baylor, exatamente a mesma dos corredores Michael Johnson e Jeremy Wariner, principais estrelas da história da prova. Michael é a inspiração de boyd rumo ao um futuro pódio olímpico."Um dos meus maiores ídolos é Michael Johnson, ele é o motivo da minha vinda para Baylor, já que eu vi o que ele fez nos 400m rasos"- Conta uma das maiores promessas para os Jogos de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário