domingo, 5 de outubro de 2008

Bicicleta de carbono- 1992

Na prova de perseguição individual masculino dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, o britânico Chris Boardman ficou com a medalha de ouro com uma bicicleta de fibra de carbono, resina. fibra de vidro, materias flexíveis sustentadas por minibarras de titânio.

Algo muito mais leve do qualquer outra bicicleta utilizada em olimpíadas, com menos de 10kg. Além do mais, não possuia o triângulo convencional de ligação entre as rodas e os pedais. Na roda dianteira, havia apenas três magérrimas barras era maciça, lenticular.

Projetada e construída pela equipe Lotus de fórmula 1, a bicicleta nao possuia o triângulo convencional de ligação entre rodas e pedais. Estabelecia apenas um apoio com a marca do fabricante, fazendo uma incrível resolução aerodinâmica. O modelo era mais leve e tinha uma aerodinâmica que reduzia em 15% a resistência do ar.
O desenhista da bicicleta foi o inglês Mike Burrows, que ainda é um dos melhores designers de bicicleta do mundo, trabalhando para giant. Segundo Burrows, essa bike é a mais avançada do mundo até hoje dentro das normas da União Internacional de Ciclismo.

O cerne do projeto é uma secção composta aerofoil monocoque que é moldada de materiais avançados, principalmente fibra de carbono. Lotus tem considerável experiência de trabalho com esses materiais avançados, tanto em termos de concorrência e de uso geral. A moto está projetado para atingir novos níveis de eficiência e arraste para baixo desempenho melhorado.

Logo na classificação da prova, o britânico já bateu o recorde mundial da prova com 4min27s357, quatro segundos melhor que a marca antiga. Depois, nas quartas de finais melhorou em 3s seu tempo e na decisão sua superioridade em cima do alemão Jens Lehman era tamanha que ele conseguiu ultrapassar o alemão na perseguição, não precisando completar o percurso.

A bike tinha monocoque com o mínimo de arrasto aerodinâmico-secções transversais, formado unidirecional e costurados com alta resistência de fibras de carbono em uma matriz de resina epóxi. Titânio inserções são incorporadas ao de carga pontos. Além disso, os pneus têm Alta performance, com 110g tubulares, fornecidos pela Continental Pneus.

Foi a primeira e única vez na história da prova, que é disputada desde 1964, que um ciclista conseguiu ultrapassar seu adversário na final olímpica. O começo da revolução tecnológica que esportes como ciclismo e natação sofreram na décade de 1990.

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