sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Por que Thiago não decepcionou em Pequim

Notícia do Jornal da tarde no dia seguinte á quarta posição de Thiago Pereira nos 200m medley

THIAGO FRACASSA

Mais badalado atleta da natação nacional, o fluminense Thiago Pereira ficou devendo uma medalha ao Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Em sua última prova na competição realizada no Cubo D´agua, ele ficou na quarta posição nos 200m medley, prova que é sua especialidade.
"Não estou conseguindo nem andar aqui. Dei tudo o que eu podia. Valeu por esse quarto lugar" Conformou-se, com o tempo 1min58s14.

(...)
Pereira chegou a Pequim rodeado de expectativas por causa do desempenho nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, ano passado. Na piscina no Parque Aquático Maria Lenk, o atleta de Volta Redonda conquistou oito medalhas, seis deles de ouro.
Nas duas provas que disputou em Pequim, 400m e 200m medley, obteve desempenho bem abaixo do esperado. Na primeira, ficou em oitavo, tendo, inclusive, piorado seu tempo na final.
Nos 200m peito, até bateu o recorde sul-americano, mas amargou a 19ª colocação e sequer garantiu vaga nas semi finais. Inseguro, abriu mão de disputar o revezamento 4x200m livre.

Para ser sincero, tem tanta coisa errada e injusta nessa notícia, que eu vou começar falando o que realmente Tiago decepcionou em Pequim. O objetivo inicial, era chegar as duas finais, e ele conseguiu, nos 400m medley com dificuldades, e nos 200m medley com uma certa tranquilidade. Depois, a medalha nos 400m medley todos sabiam que era quase impossível e a nos 200m medley, que realmente era sua especialidade, era muito difícil, visto que a prova tinha Phelps, Cseh e Lotche. Os 200m peito foi só um treino para aperfeiçoar o nado, e pouco importava a classificação para as semi finais. Quanto ao revezamento, fiquei decepcionado com ele ter desistido da prova, o que tirou, ao contrário do que os técnicos pensavam, qualquer chance do Brasil chegar na final.

Agora vamos as injustiças da matéria.

FRACASSA- É totalmente injusto um atleta que não chegou entre os favoritos á medalha, era o quarto do mundo, ser taxado de fracassado por chegar em quarto lugar, principalmente com os rivais que ele tinha na prova.

devendo uma medalha ao Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim - Nenhum atleta fica devendo uma medalha ao Brasil com o apoio que temos ao esporte aqui. Quem deve é o JORNAL DA TARDE ao Thiago, já que esse jornal não divulga o esporte como deveria. Aí na olimpíada, quer ser considerado um jornal dos esportes olímpicos. BRINCADEIRA!

Conformou-se- O Jornal usa a palavra conformou-se como se fosse inadimicível ele gostar de um quarto lugar numa prova que tinha três dos cinco maiores nadadores da atualidade. A culpa não é do Thiago que a imprensa escrita e os torcedores não se conformem com um quarto lugar. Ele sabia que fez o possível e o impossível pela medalha.

rodeado de expectativas- Quem acompanha a natação sabe que a medalha era muito difícil para ele, tanto que teria de ter melhorado em mais de 1s seu melhor tempo para subir ao pódio.

bem abaixo do esperado- Tudo bem, que o principal objetivo de um atleta na olimpíada é baixar seus tempos, coisa que ele não conseguiu em suas duas principais provas. Mas um quarto e um oitavo lugar não é bem abaixo do esperado. Talvez uma posição melhor, ainda longe do pódio, nos 400m, e um tempo melhor, ainda em quarto, nos 200m fosse o esperado.

até bateu- Que estranho. Ele foi a duas finais olímpicas e o jornal colocou ênfase que ele não melhorou seu tempo. Aí ele melhora o tempo mas não vai ás finais e a ênfase é colocada na posição e não no recorde sul-americano batido.

amargou- Meu Deus! O Thiago nadou a prova dos 200m peito para aperfeiçoar o nado e ver como está. Pouco importava sua posição, afinal, não tinha chances de final e suas provas principais eram outras.

Inseguro- Discordo totalmente do fato dele ter abandonado o revezamento 4x200m livre. Mas a palavra inseguro é totalmente mal colocado. O QUE TEM DE INSEGURO em trocar o revezamento pela prova dos 200m peito?????

Em uma notícia oito parágrafos, o JORNAL DA TARDE conseguiu ter oito injustiças com nosso nadador mais completo que já tivémos. Afinal, ele antes da olimpíada tinha índice olímpico para SEIS PROVAS e um revezamento. Uma injustiça que TODA A IMPRENSA ESCRITA cometeu com nosso nadador.

Um comentário:

  1. Nos 200 medley já esperava o 4º lugar pois Ryan Lochte e Laszlo Cseh são melhores que ele.

    Nos 200 peito foi razoávelmente bem , pois apesar de não passar das eliminatórias quebrou o recorde sul-americano.

    Só me decepcionou um pouco foi na final dos 400 medley onde esperava que ele tirasse outro 4° lugar e acabou em 8°.

    Mas para mim o grande erro de Thiaguinho foi ter voltado dos EUA.

    Está aí Cielo para provar !


    Abraço, BR.

    ResponderExcluir