Existem anualmente duas olimpíadas escolares organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, além das olimpíadas universitárias, também anuais. Umas das olimpíadas escolares reune atletas de 12 á 14 anos e outra com atletas de 14 á 16.
Em 2008, foi realizada no fim do mês de setembro, as olimpíadas para atletas entre 12 e 14 anos enquanto a entre 14 e 16 anos será disputada em novembro. A primeira ocorreu em Poços de Caldas enquanto a segunda ocorrerá em João Pessoa, numa prova que o esporte está cada vez mais deixando de ser exclusivo da região sudeste e sul, migrando para o nordeste e centro-oeste. Apenas o Norte ainda se mantém um pouco distante, mesmo com o atletismo sendo muito forte na região, com a sede da CBAt em Manaus e o belíssimo Mangueirão em Belém.
Pela terceira vez, das cinco edições já ocorridas, a cidade mineira de Poços de Caldas foi sede do evento, que desta vez contou com 3.200 participantes, sendo 2.800 atletas, de 21 estados brasileiros, além da delegação local. A cerimônia de abertura antecipou o sucesso da edição. Durante os dez dias do evento houve intensa programação esportiva em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez).
Além do esporte, uma agenda sócio-cultural movimentou alunos de 800 escolas públicas e privadas, que puderam interagir, competir, passear por pontos turísticos, participar de palestras, gincanas, assistir à vídeos esportivos e pedagógicos dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do COB e conhecer detalhes sobre a candidatura Rio 2016. A população local também pôde sentir-se parte das Olimpíadas Escolares com iniciativas como o Cine Sarau Petrobras e a Biblioteca Ambulante com Contadores de História, que incentivou o hábito da leitura pelos bairros da cidade, o Teatro de Bonecos, que cativou alunos e professores, e a exposição fotográfica, que exibiu fotos dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. O centro de convivência, área destinada ao intercâmbio entre os atletas, exibia diariamente fotos dos mesmos em confrontos ao longo da competição.
Habitualmente, as Olimpíadas Escolares revelam promessas do esporte brasileiro. Em 2008 houve grandes atuações dos jovens valores em todas as modalidades, que competiram em 21 instalações esportivas. Vale ressaltar que durante as Olimpíadas Escolares foi inaugurada a Pista Municipal de Atletismo. A piscina do Country Clube, onde foram realizadas as provas de natação, passou por uma reforma visando ao maior conforto e melhor desempenho dos atletas. As duas obras representam dois importantes legados para cidade.
DESTAQUES DA EDIÇÃO 2008 12 á 14 anos
Guilherme Fontanella, de 14 anos, nascido no Rio de Janeiro e que competiu por Santa Catarina, chamou a atenção pelo excelente desempenho. Ele conquistou três medalhas de ouro, nos 50m livre, 50m peito e no revezamento 4x50m livre, e pretende seguir os passos de César Cielo, campeão olímpico nos 50m livre e bronze nos 100m livre em Pequim 2008. Outros destaques foram Daniel Grimm (MS), de 14 anos, que conquistou cinco medalhas (ouro nos 100m livre, prata nos 50m borboleta, revezamento 4x100 livre e revezamento 4x50 medley e bronze nos 50m livre), que também dividiu as atenções com Guilherme nas provas masculinas. Entre as meninas, brilhou Danielle Rosa. A nadadora paranaense, de 14 anos, conquistou três medalhas de ouro e duas de prata: ouro nas provas de 200 metros medley e nos revezamentos 4x50m livre e 4x50m medley; prata nas provas de 100m costas e 50m costas.
No tenis de mesa, Com apenas 12 anos, a sul-matogrossense Evelyn Tomi conquistou três medalhas de ouro (individual, duplas e equipes) e chamou a atenção para sua técnica e concentração.
No atletismo, Mostrando a superação que acompanha os grandes do esporte, Tarcízio Costa, representante de Pernambuco nos 1000m, correu descalço e conquistou a medalha de prata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário