quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Por que Jadel não decepcionou?

Dentre muitos erros da imprensa brasileira na cobertura dos Jogos Olímpicos, a maior delas foi colocar o triplista brasileiro Jadel Gregório como uma decepção. Todos, sem excessão todos os grandes meios de comunicação colocou a participação do brasileiro, sexto colocado no salto triplo, como um fracasso ou uma decepção.

Esta postagem não é para defender o atleta mas sim para colocar em pauta a inexperiência com outros esportes que nossa mídia tem. Jadel sempre foi um atleta de ponta, mas nunca um dos três melhores do mundo. Conseguiu a medalha de prata no último mundial, em 2007, mas em 2008 vinha com um ano capenga, com a melhor marca de 17m28, a mesma de um outro brasileiro, Jefferson Sabino.

Jadel entrava em todas as competições dizendo que iria saltar para 18m e em nenhuma delas conseguiu chegar a menos de 70cm desta meta. Estava na cara que o atleta brasileira não conseguiria brigar por medalhas em Pequim. E toda a imprensa colocando lenha na fogueira, dizendo que é esperança de medalha, que ele tinha o melhor salto entre os 12 classificados, que ele era o atual medalha de prata em mundial, que ele foi finalista olímpico em 2004...Mas ninguém lembrava do ano difícil de Jadel, que penou para levar o ouro no Troféu Brasil e ia aos trancos e barrancos nos não tão fortes meetings internacionais do Brasil.

Passada a prova, Jadel fez o que quem o acompanhou neste ano esperava. Conseguiu vaga na final sem muitas dificuldades, mas na final não conseguiu ir além dos 17m20. Faltaram 40cm para a medalha, e seu melhor salto na temporada faria ele saltar apenas uma posição, ficando em quinto, mesma posição de Atenas.

Mas as manchetes dos jornais do dia seguinte colocavam ele como fracassado. Um absurdo. E desta vez, somente desta vez, não estou ao lado do atleta já que não sou muito fã de Jadel, mas ele não fracassou. Quem tinha falsas esperanças era a imprensa.

Jadel é um atleta de ponta. Foi finalista nos últimos três mundiais e duas olimpíadas, além de ter conseguido bater o recorde de João do Pulo ao saltar 17m90 no ano passado. É um atleta que fez muito e pode até fazer mais pela prova mais tradicional do atletismo brasileiro. Mas a medalha de Pequim realmente estava distante, muito mais longe que a de 2004 estava.

E a imprensa o colocou como maior decepção. Decepção é Lucas Salatta fechar o revezamento 4x200m livre para 1min53s. Decepção é o futebol masculino perder de 3x0 para Argentina. Decepção é Diego cair no solo(Infelizmente a frase mais dolorida pois esse sim é um exemplo). Decepção é o volei de praia feminino sair sem medalha. Decepção é o basquete feminino em 10º. Decepção é Guilherme Guido e Henrique Barbosa ficarem longe de seu melhor quando podiam ser até finalistas olímpicas, ficando distantes até mesmo das semi finais. E isso pouco se falou. Mas Jadel, que saltou quase o seu melhor do ano, não é um fracasso nem decepção. É um resultado esperado para quem não saltou bem no último ano inteiro...Ele tem um grande potencial, mas deixou a desejar no ano inteiro e não nas olimpíadas, que é um reflexo de tudo que aconteceu na temporada.

2 comentários:

  1. neste caso, discordo d vc. Jadel era favorito. Porém, ao longo destes quatro anos (o ciclo olimpico), nao evoluiu. Isso sem o olsson.

    Mas 17m40 era perfeitamente possivel de saltar. Sempre saltou essa marca. 17m90 aconteceu uma vez só, portanto, nao podemos cobrar. Mas 17m40 podemos cobrar.

    O que ocorre é que ele se descuidou justo em 2008 e estava sem velocidade, aparentemente, fora do auge físico.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Também discordo de ti, Guilherme. Jadel foi decepção por não ter planejado atingir o auge dele em 2008. Atingiu em 2007. A medalha de prata no Mundial de Osaka poderia ser ao menos um bronze olímpico. Pra mim o Jadel e o Bimba foram as grandes decepções do Brasil. Lembre-se que ambos já tinham a experiência de terem chegado perto da medalha em Atenas. E isso deve fazer com que o atleta evolua.

    Sobre o Diego Hypólito, concordo em parte. Ele foi decepção pelo fato de não ter ganho medalha, pois era favorito ao ouro. Mas não deve ser crucificado pela queda (e não estou dizendo que vc esteja fazendo isso, mas há mt gente fazendo). Vários favoritos caíram, isso é comum na ginástica. Caíram Dragulescu, a chinesa, a americana na final por equipes. Infelizmente, os críticos só enxergam a "decepção" brasileira.

    Abraço!
    Ícaro Joathan

    ResponderExcluir