quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Jogos Asiáticos 2010- Guangzhou

Os Jogos Asiáticos acontecem de quatro em quatro anos, na mesma temporada da Copa do Mundo de futebol, e reúne 40 esportes com a participação de 45 países, o que dá o total de Comitês Olímpicos do continente, fazendo com que tenha uma participação de 100% das nações.

A edição de 2006 aconteceu em Doha e deu a esta cidade a possibilidade de mostrar ao mundo que poderia sediar uma olimpíada. Em um evento muito bem organizado, a cidade saiu valorizada,mas acabou perdendo a chance de ser sede das Olimpíadas de 2016 por conta do calor que faz no país. O COI somente aceitava datas nos meses de julho e agosto, muito quentes na região do Oriente Médio, o que fez com que o Comitê Organizador da candidatura sugerisse uma data em outubro. O COI vetou a possibilidade e a cidade foi desclassificada.

No quadro de medalhas, os chineses dominam amplamente, tendo vencido a última edição com 166 medalhas de ouro e um total de 316 pódios. A briga pela segunda posição entre Japão e Coréia do Sul foi eletrizante, com vitória do país da península por 58 a 50 pódios dourados.

O programa de provas é extenso em relação aos Jogos Olímpicos. Além de esportes que não fazem parte do programa do maior evento polidesportivo do mundo, como boliche, xadrez, Karatê e outros, as modalidades olímpicas tem mais medalhas destribuídas. É o caso do badminton, com medalhas para equipes, a vela que destribui 13 ouros, o tiro que tem mais de 15 medalhas por equipes e outros casos.

Os atletas participantes são quase sempre os de primeiro nível do esporte dos países, com raras excessões. Na última edição, em 2006, tivémos participação de campeões olímpicos dois anos depois em diversos esportes, como tiro com arco, boxe, judô, saltos ornamentais, tawekondo e outros...

Na história do evento, iniciado em 1951(mesmo ano de estréia dos Jogos Pan-americanos), apenas Japão(nas primeiras oito edições) e China(nas sete seguintes) lideraram o quadro geral de medalhas no quesito ouro. Nas últimas três edições, o quadro terminou da mesma maneira, com a China em primeiro, seguida da Coréia do Sul e do Japão. Cazaquistão, Uzbequistão e Tailândia são os países subsequentes nos últimos quadro de medalhas.

A edição de 2010 será disputado em Guangzhou, na China, e deverá ter um domínio ainda maior do país com maior população do mundo. Além de cada vez mais forte nos esportes, conseguindo polarizar suas medalhas em todos os esportes, inclusive ciclismo, vela, atletismo e natação, pouco vencedor no país anteriormente, jogará em casa e tem em vista a participação nos Jogos de Londres e esse evento será um dos preparatórios da delegação.

O evento ocorrerá de 11 á 27 de novembro e deverá ter a participação de 11.000 atletas, aumentando em 500 o número da edição de 2006.
Os Jogos Asiáticos são, ao lado dos Jogos Pan-americanos, os maiores eventos poli desportivos continentais do mundo, visto que não existem Jogos Europeus e os Jogos Africanos estão num patamar abaixo.

Em 2010 veremos grandes atletas em ação na China e que terão muitas chances de brilhar em 2012 em Londres. E vale a pena acompanhar a briga pelo segundo lugar entre os eternos rivais Coréia do Sul e Japão, além de ver quem é a quarta força do continente. É esperar para ver...
NÃO PERCAM DIA PRIMEIRO DE OUTUBRO ENTREVISTA COM LUÍS MARTÍN, TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE BADMINTON!

Nenhum comentário:

Postar um comentário