domingo, 1 de abril de 2012

Vela


Isabel Swan e Fernanda Oliveira fizeram história na vela brasileira ao conquistarem, em Pequim, a primeira medalha feminina da história do Brasil na modalidade mais medalhada da história do país, são 16 pódios ao todo. As duas seguem na classe 470 mas agora são adversárias. Isabel está com Martine Grael e Fernanda com Ana Luiza Barbachan.

O Trofeo Princesa Sofia, um dos mais tradicionais da vela mundial, vai definir a dupla brasileira que participará da Olimpíada de Londres. No mundial do ano passado, Isabel e Martine ficaram na oitava posição e garantiram a vaga brasileira na Olimpíada. Na seletiva brasileira, no início desse ano, Fernanda e Ana Luiza venceram. Agora, quem ficar a frente no Trofeo Espanhol se garante na Olimpíada.

As duas duplas vem se alterando nos últimos anos como as melhores do Brasil. Geralmente, Martine e Isabel se dão melhor quando disputam torneios com muitas embarcações, casos dos Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo, enquanto Fernanda e Ana Luiza vencem os campeonatos brasileiros, disputados praticamente no sistema Match Race(um contra o outro), em que Fernanda é especialista.

Por isso, acredito que Martine e Isabel sejam as favoritas para conquistar a vaga brasileira na classe 470. Vale lembrar que a dupla ficou entre as 10 melhores do mundo nas últimas duas edições do Campeonato Mundial.

Me lembro que para Pequim 2008, Isabel e Fernanda não chegaram tão cotadas para as medalhas, costumavam ficar em sexto ou sétimo nas principais competições do mundo. Algo muito parecido com que acontece para Londres...
Vai que...

Outros brasileiros que já estão em Londres vão disputar o Trofeo: Adriana Kostiw, Bruno Fontes, Jorge Zarif e os campeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada. Quem ainda busca a vaga em Londres pelos campeonatos mundiais, Marco e Buchecha na 49er e Gustavo e Fábio na 470 também estão na Espanha

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário