O atletismo brasileiro não está bom. Já falei aqui isso inúmeras vezes. Mas caminha, devagar, mas caminha para frente. Depois de 2009 e 2010 desastrosos, 2011 o esporte resurgiu e agora em 2012 já tem alguns bons resultados.
Ontem, por exemplo, tivemos um grande resultado de Jonathan Henriques, um dos pupilos de Nelio Moura. Com 17m39 no salto triplo fez não só o índice olímpico como uma marca que,se repetida na Olimpíada, o coloca perto de uma medalha. O atleta tem 20 anos e fez a marca com um vento a favor de 1m8 m/s quase o limite para invalidar o resultado.
Além de mais um atleta classificado para Olimpíada, é o fim do "mais do mesmo". Não foi nem o Jadel nem o Jefferson que fizeram o índice olímpico. Foi um atleta novo, com um potencial enorme. Conversei com o Nelio em 2010 e ele já dizia que o Jonathan é uma das grandes apostas dele para o futuro.
Com certeza já vai começar aquela história da tradição de triplistas brasileiros, que começou com Adhemar, passou por Nelson e João de Paulo e chegou em Jadel. Vamos com calma, Jonathan é um menino que fez uma baita marca. Mas não cobrem nada dele em Londres, calma.
Outro resultado interessante foi no arremesso de peso, a prova mais fraca do Brasil em termos internacionais. Darlan Romani arremessou 18m84 e bateu o recorde brasileiro. Ainda é uma marca muito ruim em termos mundiais, não é nem índice para Olimpíada ou mundial, mas é um começo. Um começo que é o melhor resultado da história do Brasil. Mas só o começo, visto que, por exemplo o recorde sul-americano é 21m24 e o recorde mundial é 23m12.
Mas é o atletismo começando a caminhar cada vez melhor. Falta muito?Falta MUIIITOO. Mas desde 2011, o esporte vem crescendo.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Concordo, por isso q os estadios q estao sendo construidos para a copa do mundo tem q deixar um legado para o atletismo tb. Brasilia, Cuiaba, etc nao tem muita historia no futebol. Uma pista de atletismo, junto com materiais, etc iria ajudar a massificar o esporte no pais.
ResponderExcluir