segunda-feira, 2 de abril de 2012
A medalhista pianista
Os Jogos Olímpicos de Londres em 1948 ficaram conhecido como "Os Jogos da Vitória", em referencia a volta do evento após 12 anos sem acontecer por conta da II Guerra Mundial.
E Micheline Ostermeyer foi um dos destaques dos Jogos.
Ostermeyer era judia e, por isso, se mudou da França para Tunísia, onde passou boa parte de sua juventude. Em Tunis, a menina que tocava piano desde os quatro anos, começou a fazer apresentações de piano em algumas rádios. Também na capital do país africano, começou a praticar esportes.
Classificada para os Jogos de Londres, não era uma das favoritas em nenhuma das três provas que iria disputar. Um dia antes de competir, se apresentou no Colégio Vitória,tocando Beethoven. Emocionou o público.
No dia seguinte, competiu na prova lançamento de disco. Isso mesmo a doce pianista, com mãos delicadas fazia a prova de lançamento de disco. Com um perdão do trocadilho, foi o único disco que lançou na carreira, já que na música não gravava em estúdios.
Havia conhecido o tal disco quatro meses antes dos Jogos. Mas se deu bem com ele e foi medalha de ouro com quarenta e um metros e dezoito centímetros.
Na mesma noite, voltou ao Colégio Vitória e fez outra apresentação de piano. Dessa vez com a presença de mais fãs e lotada de jornalistas.
Seis dias depois, aconteceu a prova de arremesso de peso. O ouro foi mais fácil ainda para a esbelta francesa. Afinal, era sua prova principal. Treze metros e setenta e cinco centímetros.
Ainda ganharia na mesma Olimpíada o bronze no salto em altura.
Em 1950, se aposentou do esporte e decidiu seguir na carreira da música. Em 2001 faleceu aos 79 anos.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Na época, as soviéticas eram as melhores do mundo nas duas provas vencidas por Ostermeyer.
ResponderExcluir