Duas medalhas de bronze em campeonatos mundiais adultos, dois ouros em mundiais sub-20, seis medalhas de bronze e duas prata entre Masters e Grand Slam e atual número três do mundo. Sarah Menezes é uma aposta clara de medalha para o judô em Londres.
A regularidade dela é impressionante. Dos últimos dez torneios que participou, só não medalhou em um, no Grand Slam de Moscou do ano passado, quando ficou em quinto lugar.
Tirando as japonesas, todas são suas freguesas.
A campeã olímpica Alina Dumitru venceu duas vezes a brasileira, em 2008 e 2009, mas perdeu outras três, todas depois de 2010, inclusive hoje na semifinal do Grand Slam da França.
Outra adversária candidata a medalha, a espanhola Oiana Blanco, também é freguesa, duas lutas e duas derrotas. A francesa Frederique Josinet também está sempre lá, entre as melhores, perdeu todas as lutas que fez com a brasileira. A medalhista olímpica Paula Pareto perdeu três das quatro lutas que fez com Sarah, assim como a chinesa Shugen Wu. Contra a húngara Eva Csernovicki o duelo está empatado, uma vitória para cada.Eva a derrotou na estreia de Pequim, em 2008, quando Sarah tinha apenas 17 anos e Sarah a venceu no ano passado.
Agora,quando o assunto são as japonesas a Sarah tem uma pedra no sapato. Elas dominam a categoria, tem as duas primeiras do ranking mundial e, desde 2009, conquistaram todos os títulos importantes do judô mundial, isso quando não fizeram uma final 100% nipônica, como foram os casos dos últimos mundiais.
Para Fukumi, número 2 do mundo, foram quatro derrotas em quatro lutas, inclusive hoje na final do Grand Slam de Paris. Já para Harumi Asami, número 1 do mundo, são cinco derrotas em cinco lutas.
Ela já passou uma temporada no Japão aprendendo com elas, está sendo feito um trabalho que ainda não surte efeito contra as japonesas.
Como apenas uma japonesa pode disputar a Olimpíada, Sarah deve entrar como cabeça-de-chave número 2 dos Jogos, encontrando assim com uma japonesa somente na final. Então, se pensarmos, NA TEORIA, Sarah chega como favorita a medalha de prata em Londres.
Mas, como sempre, teoria é teoria...Na hora tudo pode acontecer..
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
mais importante agora é NÃO perder esse 3º no ranking..........para isso é importante não deixar de disputar os torneios até 30/04.......
ResponderExcluirnoto uma tendência de acomodação nos casos de vagas já garantidas.......ex: Leandro Guilheiro,Rafaela Silva e Maria Altemann........porque abriram mão de Paris?
carlos oliveira
Duro é aguentar a manchete do UOL ESPORTE: " Sarah perde o ouro... Assim não dá. Vamos combater essa mentalidade de futebol
ResponderExcluir@Carlos Oliveira,
ResponderExcluirMuito facil responder a sua pergunta, as vezes os atletas optam por treinos (musculacao, tecnica, etc) ao inves de competicoes para melhorar alguma coisa q estah faltando. Isso eh comum no mundo de competicao de alto nivel, um detalhe faz uma grande diferenca.
Agora, qto a Sarah, ela decepcionou feio no Pan perdendo para uma cubana desconhecida, alias o Judo feminino todo decepcionou, mas vamos ver se elas conseguem se redimir nas olimpiadas.