domingo, 5 de fevereiro de 2012
Judô
Terminou mais um Grand Slam, o último que vale pontos para o ranking de classificação olímpica. Em Paris, o Brasil terminou com três medalhas, uma de ouro e duas pratas, com uma equipe reduzida, sem os medalhistas nos último mundial Rafaela Silva e Leandro Guilheiro.
O ciclo olímpico está chegando ao fim, a Olimpíada está aí. E o que se viu nesses anos é que só uma fatalidade tira a medalha de três judocas brasileiros: Leandro Guilheiro, Sarah Menezes e Mayra Aguiar. Os três ganharam medalhas nos dois últimos mundiais e estão no pódio de praticamente todas as grandes competições que participam, como Grand Slams e Master.
Além dessas três medalhas, o Brasil tem totais condições de subir ao pódio em outras categorias.
Leandro Cunha ganhou medalhas nos dois últimos mundiais, mas nunca subiu ao pódio em Grand Slams ou Masters, falta uma regularidade. Aos 31 anos, é o mais velho entre os titulares e passou por uma cirurgia recentemente.
Rafael Silva é o contrário de Leandro. Ainda não subiu ao pódio em Campeonatos Mundiais mas brilha no Circuito Mundial, esse ano foi campeão do Masters e foi prata no Grand Slam de Paris hoje.
Sua quase xará,Rafaela Silva, é atual vice campeã mundial conquistou o bronze no último Masters, mas não é tão regular nos pódios da categoria 57kg.
A categoria até 90kg, de Tiago Camilo e Hugo Pessanha, não ganhou nenhuma medalha nos últimos dois mundiais. É claro que o Brasil será representado bem independente de quem for nosso representante, mas tem que abrir o olho, se não essa medalha esperada não vem.
Erika Miranda e Maria Suelen revezam atuações muito boas com derrotas em primeiras rodadas. Se tiverem em seus dias em Londres, brigam forte pelo pódio. Podem ser a surpresa boa do Brasil na Olimpíada, como foi Ketleyn há quatro anos.
Felipe Kitadai e Bruno Mendonça são as zebras da delegação brasileira. Com poucos resultados relevantes internacionalmente, Felipe foi 9º no mundial e Bruno já foi bronze em um Grand Slam, se a medalha vier será uma grata surpresa.
Mariana Silva e Maria Portela ainda não estão 100% garantidas, precisam de alguns pontos para conseguir a vaga.
Por fim, Luciano Correa, que já foi campeão mundial e começou muito bem esse ciclo olímpico, está em decadência, não consegue um grande resultado desde o Grand Slam de Moscou de 2010,quando foi campeão. Ele ainda briga com Leo Leite, mas acho que vai acabar ficando com a vaga.
Vale lembrar que os dois primeiros colocados do ranking mundial serão cabeças de chave e só se enfrentam num hipotética final em Londres. Do terceiro ao oitavo colocados só se enfrentam a partir das quartas-de-final, mas pode ter o terceiro, quarto e quinto do mesmo lado da chave. Depende do sorteio.
O novo ranking mundial deve ser divulgado amanhã. E pela primeira vez o Brasil aparecerá com líderes na classificação, já que Mayra deve assumir a ponto até 78kg e Leandro até 81kg. Sarah seguirá em terceiro(duas japonesas a sua frente) e cada vez mais perto de ser cabeça de chave.
Siga o blog no twitter: @brasilemlondres
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Guilherme
ResponderExcluirDesculpe te corrigir, mas no cruzamento olímpico ( e não só no judô) é impossivel 3º, 4º e 5º ficarem do mesmo lado da chave; daí minha objeção à prorização dos treinos sobre o Grande Slam no caso do Guilheiro (Suelen se machucou e Rafaela não faço idéia, ninguém explicou pq não foi
Não sei ao certo se em Londres será 8 ou 16 cabeças de chave (agora em paris foram 16): se forem 16 por ex., as 4 chaves ficam assim (veja no INTJUDO): A: 1,16,8,9; B: 4,13,5,12; C:2,15,7,10; D: 3,14,6,11
AS OITAVAS SERÃO SEMPRE :1x16, 2x15, ETC......AS QUARTAS 1x8, 2x7 ETC
O sorteio preenche as chaves a partir daí........
abcs
carlos oliveira
uma coisa lamentável na cobertura dos 2 canais que fizeram o GS; vi as eliminatérias pelo site, dsde as 6 hs; Thiago Camilo ganhou bem a 1ª luta e NÃO APARECEU PARA A 2ª........(deve ter se machucado; pois bem, NENHUM DOS COMENTARISTAS citou este fato (nem sportv nem bandsports); diziam o temppo todo que Thiago tinha perdido por ippon............
ResponderExcluirou seja: nemhum dos comentaristas acordou cedo..........
carlos oliveira
caracas a joana maranhão tem uma praga nela hahahha, até quem namora com ela entra em decadência.
ResponderExcluirda mesma forma que a Joana, o Luciano não pode ter desaprendido...........deve ser tb rpoblema de cabeça........parece que ela resolveu o dela.........mas ele está absurdamente passivo nas lutas.........parece assustado
ResponderExcluircara falando sério, o problema foia mudança no esporte que proibiu a pegada de perna, isso matou o joao derly e o luciano. Não souberam se recuperar.
ExcluirFelipe
Excluiro João de fato dependia muito das catadas....mas o Luciano em 2007 tinha um repertório.............e tinha iniciativa......
Carlos
ResponderExcluirSerao oito cabecas de chave em Londres e os cabecas serao destribuidos assim.Ao menos foi o que o ney wilson me disse
Abracos amigo
Guilherme costa
obrigado Guilherme
Excluirse são 8 continua valendo a máxima do quanto melhor.......mais uma razão para Rafaela, Érica, Rafael, etc trabalharem para buscar um lugar entre os 8 (melhor ainda entre os 4.......)
Leandro, Sara e Mayra já estariam entre os 4 (acho)
ABCS
Que orgulho do judô do Brasil, tomara que em Londres eles continuem dando show!
ResponderExcluir