sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Remo



No mês de março acontece a seletiva latino-americana de remo, que dá vagas para quatro provas, o skiff simples e o double skiff, no masculino e feminino. Na última Olimpíada, o Brasil conseguiu vagas nas quatro categorias, mas não chegou ao objetivo inicial em nenhuma delas. Ficar entre os 12 primeiros era o foco mas nenhuma embarcação chegou lá.

Nesse ciclo olímpico, o remo viveu altos e baixos, mas em termos de categorias olímpicas segue agonizante. 2009 começou com um novo presidente, terminando mais de 20 anos de uma gestão. Mas pouca coisa mudou e, tirando Fabiana Beltrame, o remo brasileiro vive uma péssima fase, fez um Pan péssimo, foi muito mal no sul-americano e não levou nenhuma embarcação para o último mundial.

O skiff simples masculino, com Anderson Nocetti,deve conseguir a classificação para Londres sem maiores problemas. São seis vagas em jogo e Cuba já está classificada, pelo mundial. Será a quarta Olimpíada dele, que teve como melhor resultado a 13ª posição em 2004, quando ganhou a Final C, comemorou e até virou o barco.
No skiff simples feminino, Fabiana Beltrame participou das últimas duas Olimpíadas e agora quem tenta a vaga para o Brasil é Kyssia Costa. São cinco vagas em jogo e ela terá dificuldades para conseguir a vaga, principalmente porque nenhum país se classificou pelo mundial.

O skiff double peso leve terá a presença de Fabiana e uma outra atleta ainda não definida. Elas brigarão por uma das três vagas dadas pelo latino-americano e nenhum outro país conquistou a vaga pelo mundial. Claro que a dupla será muito forte com a presença de Fabiana, mas cubanas e mexicanas estão muito bem.

Por fim, no double skiff peso leve masculino, que será formado por dois desses três remadores: Thiago Almeida, Diego Nazareno e Emanuel Dantas. Acho que eles conseguem a vaga.

Para as outras embarcações, não existe pré olímpico continental. Haverá um pré olímpico mundial, em que o Brasil não deve mandar nenhum atleta por causa do nível altíssimo da competição.


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário