sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Retrospectiva de 2009- Triatlo


O triatlo brasileiro segue em baixa. Depois da glória do início dos anos 2000, quando o Brasil chegou a ter 3 brasileiras entre as 20 melhores e uma etapa da Copa do Mundo de triatlo e classificava equipes completas para os Jogos Olímpicos, o esporte brasileiro não conseguiu se renovar e teve um 2009 ruim em termos de resultados internacionais, apesar do aumento do incentivo interno e de participantes em provas espalhadas pelo país.

No ranking mundial, por exemplo, Reinaldo Colucci é o nome mais bem colocado, terminando a temporada como 78º, terminando em 19º a etapa de Washington e 48º no Havaí como resultados mais relevantes. Ainda entre os 100 primeiros, Juraci Moreira terminou a temporada em 95º, depois de ser 33º na forte etapa de Londres.

Entre as mulheres, a principal atleta brasileira no ranking mundial foi Pamela Oliveira, que terminou em 96º da lista depois de ser 36ª na etapa de Londres, e ter alguns bons resultados em etapas pan-americanas e sub-23. Ela completa 23 anos em 2010 e segue como uma das esperanças brasileiras depois de terminar em 30º no ranking mundial sub-23 e com a posição 22ª no mundial da categoria.

Nas etapas pan-americanas também pouca festa para o Brasil. Diogo Sclebin terminou em quarto no ranking continental, quatro posições a frente de Matheus Bruno. No feminino, Pamela foi a melhor, terminando o ano em 6ºe a única entre as 20 melhores. No campeonato Íbero americano nenhum resultado importante, Vanessa Gianini foi 9ª, Pâmela 17ª, Diogo 12º e Danilo Pimentel 17º.

Porém, o triatlo teve sua principal aparição na mídia quando Mariana Ohata, de 30 anos, foi flagrada no exame antidoping em uma etapa do Circuito Mundial de triatlo e foi suspensa por seis anos. Ohata teve um segundo resultado positivo em um exame antidoping, realizado após a disputa da Copa do Mundo de Iowa (Estados Unidos), em junho.
Para 2010, a CBTRI já convocou os atletas Diogo Sclebin, Reinaldo Colucci, Danilo Pimentel, Bruno Matheus, Marcus Vinicius FernandesJuraci Moreira, Wesley Matos , Pamela Oliveira , Vanessa Gianini, Fernanda Garcia, Fernanda Bau para compor a seleção.
Os principais objetivos da Direção Técnica para o referido período são:- Posicionar todos os atletas da Seleção Brasileira entre os 150 primeiros da Lista de Pontos da ITU de forma a permitir que todos estejam em condições de estar no start list de qualquer prova do segundo semestre de 2010, quando se inicia a disputa pela vaga nos Jogos Olímpicos de 2012, iniciar o processo de seleção dos atletas que integrarão a equipe de triathlon do Brasil nos Jogos Panamericanos de 2011 e Selecionar e Preparar a melhor equipe para a disputa dos Jogos Sulamericanos de 2010, em Medellin, Colômbia.

LEIA MAIS NO BLOG

TEM TWITTER?SIGA O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário