O Hóquei na grama é um dos esportes que melhor está aproveitando esse "boom" do Pan de 2007 e da Olimpíada de 2016, ao lado da Luta Olímpica. Um dos esportes com menos investimento, conseguiu montar uma seleção, algo que não tinha até então e está melhorando de nível a cada campeonato e, principalmente, consegue utilizar o legado do Pan, usando o Campo de Deodoro para captação de talentos e aulas para escolas públicas.
O Campo de Deodoro será sede, no mês de abril de 2010, do Sul-americano de hóquei na grama, tanto masculino como no feminino. O torneio terá as melhores seleções do continente e será classificatório para o Pan de 2011, tanto no masculino como no feminino.
Claro que é muito complicado conseguir a classificação para os Jogos Pan-americanos de 2011, já que precisa ficar entre as duas primeiras colocações no sul-americano do ano que vem, e o nível de argentinos e chilenos está muito a frente, mas o fato de ir ao pódio na competição sul-americana já vale muito e, atualmente, o Brasil é a terceira força, tanto no masculino como no feminino.
No masculino, em 2009, tivemos a Copa América.A seleção brasileira parece ter roubado de vez do Uruguai o posto de terceira seleção do continente. Com boa atuação, o time de Jorge Querejeta venceu os celestes por 3 a 1 e ficou com a sétima colocação na Copa Pan-Americana, disputada no início do ano. Ainda estamos distantes de uma posição de destaque nas Américas, mas houve uma evolução enorme desde o Pan, quando o país perdeu todos os jogos de goleada.
As meninas não tiveram competições esse ano, mas estão se preparando muito bem para o Sul-americano de 2010. A prova disso é que quem venceu o Prêmio Brasil Olímpico foi a atleta Djeniffer Vasques, que esteve no Pan, no sul-americano de 2008 e está convocada para o Sul-americano de 2010. Ela foi a melhor jogadora do campeonato brasileiro desse ano.
Florianópolis mostrou que mesmo a quase 1000km da "Casa do hóquei" no Brasil ainda tem os melhores times. Assim como já tinha feito no Campeonato Brasileiro 7 a side, o Florianópolis levou para a capital catarinense os títulos masculino e feminino do Troféu Brasil, disputado no último fim de semana em Deodoro. No feminino, a equipe fez uma campanha brilhante: foram 4 vitórias em 4 jogos, com 17 gols a favor e nenhum contra.
No masculino, o Florianópolis só precisou de dois jogos para conquistar o título. Como ganhou o direito de entrar direto na segunda fase, o time catarinense enfrentou o Carioca no jogo mais disputado do torneio. Depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, o Floripa venceu nos pênaltis por 4 a 2 e carimbou o passaporte para a decisão. O adversário foi o rival Desterro, que tinha passado pelo Deodoro CSSVM. Em uma decisão caseira, vitória por 3 a 1 e mais um título na galeria do Florianópolis.
LEIA MAIS NO BLOG
TEM TWITTER?SIGA O BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário