sexta-feira, 6 de julho de 2012

Rodrigo Pessoa- Porta Bandeira

O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou hoje que o cavaleiro Rodrigo Pessoa será o porta-bandeira da delegação brasileira na Abertura da Olimpíada.

Rodrigo é um excelente atleta, mas não é exatamente um atleta que se identifique com o povo brasileiro. A começar, nem nasceu no Brasil, nasceu em Paris. Não mora no Brasil, mora na Europa em busca do melhor para ele no esporte, e com razão. Não é conhecido do povo brasileiro. Não simboliza uma "minoria" ou o fato de ter sido escolhido tão pouco mostra uma reviravolta no esporte nacional, como foi o caso de Sandra Pires, primeira mulher porta-bandeira, em 2000.

Não escolheria o Rodrigo Pessoa para ser porta-bandeira. Acho que esse "cargo" deveria ser dado a alguém que realmente represente o povo brasileiro, alguém conhecido por aqui. Cesar Cielo, Maurren, Giba, alguém do vôlei feminino ou do vôlei de praia, Fabiana Murer...Ou, se quisessem inovar, poderiam colocar Everton Lopes do boxe ou Diogo Silva do taewkondo.

Nada contra o Rodrigo Pessoa. Ele é simplesmente o melhor cavaleiro brasileiro da história, passou por tudo aquilo em 2000 e, quatro anos depois, se tornou campeão olímpico. Foi campeão mundial em 1998, foi tricampeão da Copa do Mundo em 98,99 e 2000 e é uma esperança real de medalha para Londres, tanto no individual como por equipes. Será sua sexta Olimpíada, algo que só Hugo Hoyama fará também em Londres.

No esporte, ele é o cara.

Mas não representa a cara do Brasil.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

11 comentários:

  1. A cara do Brasil e quem deveria ser escolhida como porta-bandeira é a jogadora de futebol Marta. Exemplo de raça, superação, talento. Que pena o COB não enxergou isso.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Guilherme.Eu achei legal o COB ter escolhido o RODRIGO PESSOA, acho ele um atleta bem concentrado e esforçado, mas sinceramente eu esperava que iam escolher o GIBA ou o EMANUEL do vôlei de praia, até porque acredito que será a última olimpíada deles. Mas no geral eu gostei, escolheram um atleta que já foi campeão olímpico e de um esporte que eu aprecio bastante!!!!!!.

    ResponderExcluir
  3. Se formos partir por esse princípio nem Grael e nem Scheidt tem a cara do Brasil... Fazem parte de uma minoria, não representam um esporte popular, apesar de ser o nosso melhor esporte olímpico, passam boa parte do ano treinando e competindo fora do Brasil, mas mesmo assim foram porta bandeiras...
    Também acho que poderia ser alguém com um "apelo popular maior", mas também acho acertado escolherem o nosso melhor cavaleiro da história...ou segundo...Briga boa entre pai e filho...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ao menos o Robert vem ao Brasil algumas vezes...Nos ultimos 12 meses fui em ao menos 3 coletivas do Scheidt...
      O Rodrigo só apareceu para a imprensa aqui no Brasil uma vez, quando correu uma prova de automobilismo..

      Enfim, repito, nada contra o Rodrigo. É um baita atleta...
      Mas pouco conhecido por aqui!

      Abraços!!

      Excluir
    2. É,acho que o que "pega" no caso dele é que realmente não tem aquela identificação com o Brasil e o torcedor... Na verdade acho que nos três casos, apesar de serem multi-medalhistas, os atletas poderiam ser outros... Acho os três, sei lá, meio paradões, na deles, não se assemelham muito ao povo brasileiro de um modo geral...

      Excluir
  4. Gui
    Achei muito "corajosa" sua colocação sobre o Rodrigo Pessoa, mas será que não é também porque além dele ser Campeão Olímpico, estar na sua 6ª participação nos Jogos para torná-lo mais popular por aqui?
    Muita gente terá oportunidade de vê-lo e perguntar sobre ele mesmo que não seja ligado em hipismo, acho que teve também o objetivo de aproximá-lo da população em geral.
    Não preciso dizer que gosto muito das pessoas que emitem suas opiniões sinceras e nem por isso ofendem ninguém. EXCELENTE como foi feita a colocação mesmo que eu não concorde inteiramente.
    Cristina Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!!
      A culpa do Rodrigo não ser popular não é dele, coitado. É da falta de espaço do esporte aqui e aí faz com que ele more fora, treine fora.
      Gosto muito dele, é um baita atleta, mas não se identifica em nada com o Brasil. Não mora, não nasceu e nem vem para cá...

      Beijos e valeu sempre os comentários!

      Excluir
  5. Eu gostei da escolha... é campeão olímpico... não acho que precisa desse apelo popular não... pq se fosse assim iam escolher o mongol do neymar.

    Tem que ser alguém que bem representou o país na olimpiadas, e nesse ponto merece.
    Marcelo Cossi

    ResponderExcluir
  6. Guilherme,

    Achei seu comentario totalmente errado!

    Gosto muito do seu blog e acho que você tem todo o direito de escrever o que escreveu, acho muito bom as pessoas pensarem diferente, principalmente hoje que vivemos a ditadura do politicamente correto.

    Porém, como disse, não concordo com seus argumentos e ai vão os meus:

    Primeiramente o cara não tem culpa de ter nascido fora do Brasil, isso para mim é algo que o credencia ainda mais a carregar a bandeira do Brasil, pois ele é brasileiro por opção, por vontade, fala português perfeitamente.

    Ele apesar de morar na Belgica, sempre aceitou defender o Brasil, mesmo em jogos Panamericanos.

    Ele não é conhecido do grande público, e dai? qual o problema? e você acha que alguem conhece o Robert ou o Torbem? O Robrigo é conhecido do público olímpico e já esta bom demais, aliás, ele ser porta bandeira não o ajudaria a ficar mais conhecido?

    Ele é campeão olímpico e esta indo para 6 olimpíada, tem 3 medalhas olímpicas, ele fez muito mais que o Ciele, deixa o Cielo para as próximas.

    O rodrigo mereçe por tudo que fez pelo hipismo brasileiro ele e o Nélson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo completamemte com você!!! Gosto de mais do Rodrigo e será muito interesante ver ele como porta-bandeira da delegação brasileira na abertura!!!!

      Excluir
  7. É uma pena que a grande maioria dos brasileiros não conheçam quase nada dos desportos olímpicos, que só gostem de futebol, samba, cerveja e bolsa esmola. Verdadeiros brasileiros são aqueles que se esforçaram em melhorar, em ser alguém e nunca se negam em defender e honrar o Brasil, ao invés de só se aproveitar do País! Será que o Tiririca representaria melhor. todo mundo conhece aquele palhaço aproveitador!!

    ResponderExcluir