terça-feira, 24 de julho de 2012

Preview esportes coletivos e vôlei de praia

BASQUETE FEMININO

Os Estados Unidos estão não só um, como vários passos a frente de todos os outros times. Digo até que a chance delas perderem é menor do que a do time masculino perder. Diana Taurasi comanda o time que vem com o status de quatro medalhas de ouro olímpicas seguidas.

Austrália e Rússia não são tão superiores aos demais times como eram há alguns anos atrás. Os dois times estão envelhecidos e com um grande desfalque. Stepanova não jogará pela Rússia nem Penny Taylor na Austrália. Na Rússia, nenhuma jogadora tem menos de 23 anos e a média é de 29 anos enquanto as australianas tem média de 27 anos.

Num patamar um pouco abaixo, as quatro equipes europeias. França, na minha opinião a melhor delas, seguida por República Tcheca, Croácia e Turquia. Brasil e China estão naquele patamar que, se fizerem um jogão nas quartas-de-final, conseguem atrapalhar um time maior. Canadá, Angola e Grã Bretanha devem fazer figuração, cada um de sua maneira. As canadenses atrapalhando e engrossando os jogos, as britânicas alegrando a torcida e as angolanas querendo colocar o basquete do continente no cenário mundial.

PALPITE DE QUARTAS-DE-FINAL
EUA 97x 73 BRASIL
REPÚBLICA TCHECA 65 x 68 FRANÇA
CROÁCIA 59 x 71RÚSSIA
TURQUIA 62 x 81 AUSTRÁLIA

SEMIFINAL
EUA88 x 70RÚSSIA
AUSTRÁLIA 71x 67FRANÇA

DISPUTA DO BRONZE
RÚSSIA 70 x 69 FRANÇA

DISPUTA DO OURO
EUA 92 X 71 AUSTRÁLIA

Ouro- EUA
Prata- Austrália
Bronze- Rússia

BASQUETE MASCULINO

Os Estados Unidos estão com um time espetacular, mas com alguns desfalques. A Espanha tem um time muito bom mas que também está sem alguns jogadores. Dificilmente, a final não será a mesma da última Olimpíada mas tem gente que já acha um pouco possível uma vitória Espanhola.

Numa suposta briga pelo bronzes, diversas seleções. Rússia, que vem embalada pela vaga olímpica conquistada recentemente no pré olímpico mundial, França, vice campeã europeia, que não perdeu Tony Parker, a tradicional Lituânia, além de Brasil e Argentina.

Pelo que foi visto nos amistosos, em que muitos dos times citados acima se enfrentaram, boa parte dos jogos foram definidos nos últimos segundos. O que ficou claro na maioria dos jogos é que as equipes não atuaram com 100% da força, sempre com um desfalque aqui, jogadores poupados ali...

PALPITE
QUARTAS-DE-FINAL
EUA 103 X 84 AUSTRÁLIA
ARGENTINA 78X 81 BRASIL
FRANÇA 90 x 93 RÚSSIA
LITUÂNIA 74 x 91 ESPANHA

SEMIFINAL
EUA 95 x 78 RÚSSIA
ESPANHA 81 x 73 BRASIL

DISPUTA DO BRONZE
RÚSSIA 84 x 78 BRASIL

DISPUTA DO OURO
EUA 111 x 101 ESPANHA
Ouro- EUA
Prata- Espanha
Bronze- Rússia

FUTEBOL FEMININO
O mundo viu com olhos surpresos a medalha de ouro do Japão na última Copa do Mundo, ano passado, quando o país venceu as americanas nos penaltis, depois de marcar um gol no fim da prorrogação. São as duas melhores seleções do mundo atualmente e devem fazer a final. Do lado americano, um time com uma força física incrível, que sempre faz a diferença enquanto do lado japonês, um futebol disciplinado e com uma grande jogadora, Sawa, que ganhou o prêmio de melhor do mundo ano passado mas que, para mim, não é isso tudo não.

Outros times estão um pouco abaixo. O Brasil, com a melhor do mundo Marta, a França, que surpreendeu na Copa do Mundo o ano passado, a Suécia que tem bastante tradição. No patamar daqueles que podem surpreender estão Canadá, Grã Bretanha  e Coreia do Norte.

PALPITE
QUARTAS-DE-FINAL
JAPÃO 1X0 FRANÇA
EUA 2X1 CANADÁ
SUÉCIA 1 X0 GRÃ BRETANHA
BRASIL 2X1 COREIA DO NORTE

SEMIFINAL
JAPÃO 2X1 SUÉCIA
BRASIL 0 X 1 EUA

BRONZE
SUÉCIA 2X0 BRASIL

OURO
JAPÃO 3X1 EUA

Ouro- Japão
Prata- EUA
Bronze- Suécia

FUTEBOL MASCULINO
O futebol já um dos esportes mais difíceis de se prever. Quando se trata de uma seleção sub-23, as coisas ficam mais complicadas ainda, já que não existem torneios importantes nessa categoria. A coisa ainda piora quando não se sabe o que se esperar de uma seleção britânica, reunida após quase 40 anos. E,claro, tudo isso sem contar os três jogadores acima dos 23 anos que cada time pode levar.

Coloco o Uruguai como principal favorito ao ouro. Eles tem uma seleção jovem muito boa e ainda será completada por dois craques, Luiz Suarez e Cavani, astros da seleção adulta. Um pouco mais abaixo acho que estão Brasil, México e Espanha. Suíça, que está com uma geração muito boa de jogadores, e a Grã Bretanha estão na sequência.

PALPITE
QUARTAS-DE-FINAL
URUGUAI 2X0 SUÍÇA
BRASIL 3X1 JAPÃO
MÉXICO 2X1 GRÃ BRETANHA
ESPANHA 3X0 BELARUS

SEMIFINAL
URUGUAI 1X0 BRASIL
MÉXICO 2X1 ESPANHA

BRONZE
BRASIL 2X1 ESPANHA

OURO
URUGUAI 3X2 MÉXICO

Ouro- Uruguai
Prata- México
Bronze- Brasil

HANDEBOL FEMININO
A Noruega é a seleção a ser batida na Olimpíada. Atual campeã mundial e tetra europeia, o time comandado pela pivô Heidi Loke é a grande favorita ao ouro. O que o time mostrou a partir das oitavas-de-final do último mundial foi um jogo muito rápido mas também com bastante arremessos da linha de 9 metros. Assim, conseguiu vencer as quatro partidas do mata-mata sem grandes dificuldades.

Decidir que é a segunda força mundial no momento é complicado. A Rússia ficou em sexto lugar no mundial, depois de cair nas quartas-de-final para França, equipe que foi finalista mas acabou derrotada por 32 a 24 pela Noruega.

A Espanha foi a seleção que derrotou o Brasil nas quartas-de-final no mundial do ano passado, terminou a competição com o bronze, deixando as campeãs olímpicas de 1996/2000/2004, a Dinamarca, em quarto lugar. Acho que essas duas seleções estão um pouco abaixo de Rússia e França.

Aí, um pouco mais abaixo, aparece três seleções que podem, e muito, surpreender. Brasil, Croácia e Montenegro, que, por sinal, estão no mesmo grupo. A Coreia do Sul não está com a mesma força de outros anos enquanto a Suécia adora crescer em momentos importantes.

PALPITE
QUARTAS-DE-FINAL
RÚSSIA 27 x24 ESPANHA
CROÁCIA 23 x 33DINAMARCA
BRASIL 22x 24FRANÇA
MONTENEGRO 20x 31NORUEGA

SEMIFINAL
RÚSSIA 30X23 FRANÇA
NORUEGA 28 x 24 DINAMARCA

DISPUTA DO BRONZE
FRANÇA 33 X 31 DINAMARCA

DISPUTA DO OURO
NORUEGA 24X21 RÚSSIA

Ouro- Noruega
Prata- Rússia
Bronze- França

HANDEBOL MASCULINO
A França tem ganho tudo nos últimos anos. Campeã olímpica, bicampeã mundial e campeã europeia em 2010 e só não venceu esse ano porque não levou o time titular para competição. Nikola Karabatic é o grande nome da seleção que tem o experiente Olivier Girault como capitão.

O mundial de handebol aconteceu há muito tempo, foi no início de 2011, e a Dinamarca perdeu uma final emocionante contra a França, na prorrogação, por 37 a 35. Depois, venceu o europeu e garantiu a vaga em Londres, sendo a grande expectativa para tirar o ouro dos franceses.

As seis seleções europeias que conseguiram classificação para a Olimpíada pelos pré olímpicos mundiais, estão um nível abaixo. Suécia, Espanha e Croácia aproveitaram o fato de jogar o pré olímpico repescagem em casa e venceram as competições.

PALPITE
QUARTAS-DE-FINAL
FRANÇA 28x 26SERVIA
SUÉCIA21 x 19ESPANHA
ISLÂNDIA 25x 28CROÁCIA
ARGENTINA24 x31 DINAMARCA

SEMIFINAIS
FRANÇA 26X22 CROÁCIA
DINAMARCA 31 x 25 ESPANHA

DISPUTA DO BRONZE
CROÁCIA 23X21 ESPANHA

DISPUTA DO OURO
FRANÇA 30 X 27 DINAMARCA

HÓQUEI NA GRAMA FEMININO
A seleção holandesa é a mais tradicional, esteve no pódio em todas as Olimpíadas desde 1984, menos em Barcelona 1992. O time foi prata na Copa do Mundo de 2010, campeã do Trofeu Mundial ano passado e esse ano ficou com o bronze na mesma competição. Max Caldas é o técnico da equipe em busca do bi olímpico seguido e do tri no geral.

O principal rival da Holanda é a Argentina que só se classificou para Londres devido a um convite. No Pan do ano passado, o time perdeu para os EUA mas a Federação Internacional destinou a vaga africana para Las Leonas, campeãs da Copa do Mundo de 2010. Será o fim da carreira na seleção de Luciana Aymar, maior jogadora da história da modalidade.

A seleção da Grã Bretanha não é favorita ao pódio, mas vai brigar por um bom resultado, ao contrário de outros esportes coletivos como basquete, handebol e vôlei em que o time fará só figuração.

PALPITE
SEMIFINAL
Holanda 4 X2 Alemanha
Grã Bretanha 2X 4Argentina

DISPUTA DE BRONZE
Alemanha 3 x 1 Grã Bretanha

DISPUTA DO OURO
Argentina 1 x 0 Holanda

Ouro- Argentina
Prata- Holanda
Bronze- Alemanha

HÓQUEI NA GRAMA MASCULINO

A Austrália subiu ao pódio nas últimas cinco Olimpíadas e é uma das seleções favoritas ao título. É a atual tetracampeã do Trofeu Mundial e o time a ser batido.
Holanda, Alemanha e Grã Bretanha estão um passo atrás.

Muito interessante é a rivalidade Índia e Paquistão, dois países de muita tradição na modalidade mas que, ultimamente, estão em decadência.

PALPITE
Quartas-de-final
Austrália 3X 1Alemanha
Grã Bretanha 2X 1Bélgica
Argentina 2X 3Alemanha
Espanha1 X 2Holanda

Semifinais
Austrália 3x0 Alemanha
Holanda 2 X 1 Grã Bretanha

Disputa do bronze
Alemanha 1x0 Grã Bretanha

Disputa do ouro
Austrália 3x1 Holanda

POLO AQUÁTICO FEMININO
Como apenas oito seleções participam da competição, o torneio está meio esvaziado, sem as presenças da Grécia, atual campeã mundial, e da Holanda, campeã olímpica em Pequim. Pior ainda, como a Grã Bretanha é o time da casa, a Europa teve uma vaga a menos, o que deixou o pré olímpico ainda mais equibrado.

Rússia, Espanha, Hungria e Itália conseguiram a classificação pela competição. As americanas já estavam em Londres devido ao ouro no Pan e as australianas pela vitória no qualificatório da Oceania. São seis seleções brigando diretamente pela medalha.

O regulamento da competição é estúpido. Dois grupos de quatro, todos os países vão as quartas-de-final. Melhor seria o que foi feito em outros anos, com o campeão de cada chave indo diretamente para a semi e os segundos e terceiros jogando entre sí pelas outras vagas.

PALPITE
Quartas-de-final
Rússia 17 x 9 China
Austrália 12 x 10 Espanha
Itália 13 x 8 Hungria
Grã Bretanha 3 x 11 EUA

Semifinais
Rússia 12 x 11 Itália
Austrália 7 x 10 EUA

Bronze
Itália 11x7 Austrália

Ouro
Rússia 9 x 8 EUA

Ouro- Rússia
Prata- EUA
Bronze- Itália

POLO AQUÁTICO MASCULINO
Uma das competições mais equilibradas dentro dos esportes coletivos. Servia é atual campeã da Liga Mundial, Itália campeã mundial, Hungria em busca do tetracampeonato olímpico, EUA com um time muito bom, assim como Croácia e Montenegro. Enfim, muita briga pelo pódio.

No mundial do ano passado, vitória da Servia por 8 a 7 numa emocionante prorrogação. Croácia venceu a Hungria por 12 a 11 na disputa pelo bronze. Nas semifinais, 15 a 14 para Servia contra a Hungria, na prorrogação, e Itália 9 x 8 contra a Croácia.Ou seja, a Olimpíada promete muito.

PALPITE
Quartas-de-final
Itália 10X 8Montenegro
Croácia 11X 9EUA
Espanha 7 X 8Hungria
Grécia 6X 12Servia

SEMIFINAIS
Itália 8 x 7 Hungria
Croácia 8 x 9 Servia

DISPUTA DO BRONZE
Hungria 6 x 4 Croácia

FINAL
Itália 13 x 12 Servia

Ouro- Itália
Prata- Servia
Bronze0 Hungria

VÔLEI MASCULINO
Sem a hegemonia do Brasil, que conquistou tudo nas últimas temporadas mas que não vive uma boa fase, está mais difícil prever algumas coisa no vôlei masculino. Parece até meio clichê, mas são muitos times com chances reais de medalha. Uns se pouparam na Liga Mundial, com a Rússia, outros jogaram bem, como a Polônia, que foi campeã.

Cuba, que está com um time muito jovem e bom, ficou de fora da Olimpíada, mesmo com o vice campeonato mundial em 2010. Rússia, Polônia e Brasil conquistaram medalhas na Copa do Mundo do ano passado. A Itália manteve a tradição e se classificou, mas também deve manter a tradição de jamais ter conquistado uma medalha de ouro.

Os americanos, atuais campeões olímpicos, estão bem também, assim como a Alemanha, que foi o país que tirou Cuba da Olimpíada. A Bulgária também assusta e a Argentina pode surpreender. A Servia se mantém entre as melhores do mundo há anos e agora deve dar trabalho

PALPITE
QUARTAS-DE-FINAL
Polônia 1X 3Alemanha
Bulgária 2X 3Brasil
Itália 2X 3EUA
Argentina 0x 3Rússia

SEMIFINAL
Alemanha 1 X 3 EUA
Rússia 3x2 Brasil

BRONZE
Brasil 3x0 Alemanha

OURO
Rússia 3x1 EUA

Ouro- Rússia
Prata- EUA
Bronze- Brasil

VÔLEI FEMININO
Uma seleção domina o vôlei feminino hoje, de forma ampla, os EUA. Campeões do Gran Prix desse ano jogando com um time B tem o melhor time disparado. Na minha opinião, a briga será pela medalha de prata.

E o Brasil encabeça essa lista, seguida pela Itália, que também está muito bem, pela Rússia, que joga mais com a tradição do que com a técnica e China que voltou a ter um time muito bom.

Um pouco mais abaixo na lista aparecem a grande revelação da temporada, a Turquia, e a Servia. Japonesas e coreanas, com suas tradicionais equipes com ótimas defesas, brigam por fora por algum sucesso

PALPITE
Quartas-de-final
Itália 3X 1Servia
Rússia 3X 2China
Japão 1x 3Brasil
Rep.Dominicana 0X 3EUA

Semifinais
Itália 3x2 Brasil
EUA 3x1 Rússia

Disputa do Bronze
Brasil 3x2 Rússia

Ouro
EUA 3x0 Itália

Ouro- EUA
Prata- Itália
Bronze- Brasil

VÔLEI DE PRAIA FEMININO

Já escrevi diversas vezes aqui que são cinco as duplas que vão brigar diretamente pelas medalhas em Londres.

Nessa temporada, a dupla mais regular foi Xue e Zhang, mas ainda assim acho que não chegam as finais. Creio que a disputa pelo ouro vai ser aquela que devia ter sido há quatro anos, Walsh/May X Juliana/Larissa.

Tem também a briga pela suposta última vaga na semifinal, que ficaria entre as americanas Kessy/Ross e as brasileiras Maria Elisa e Talita. Italianas e holandesas brigam um pouco por fora, mas acho que não incomodam.

Ouro- Juliana/Larissa
Prata- Walsh/May
Bronze- Xue/Zhang

VÔLEI DE PRAIA MASCULINO
Pelo andar da carruagem, as semifinais olímpicas serão compostas por duas duplas brasileiras e outras duas americanas.

Esse ano, Gibs e Rosenthal estão jogando muito e os coloco como principais adversários dos brasileiros na luta pelo ouro. Rogers e Dalhausser, campeões olímpicos, ainda não mostraram que seguem no mesmo ritmo.

Pelo lado brasileiro, Emanuel e Alison mostram uma consistência absurda, sempre entre os primeiros. São os atuais campeões mundiais. Ricardo e Pedro Cunha "chegaram" agora mas acredito que vão brigar pelo bronze.

Ouro- Alison/Emanuel
Prata- Gibs/Rosenthal
Bronze- Rogers/Dalhausser

MEDALHAS
EUA 3 - 5 -1
RÚSSIA 2 - 1 - 2
BRASIL 2 - 0 - 3
ITÁLIA 1 - 1 -1
AUSTRÁLIA 1 - 1- 0
FRANÇA 1 - 0 - 1
NORUEGA 1 - 0 - 0
URUGUAI 1 - 0 - 0
JAPÃO 1 -0 - 0
ARGENTINA 1 - 0 - 0
SERVIA 0 - 1 - 0
DINAMARCA 0 - 1 - 0
ESPANHA 0 - 1 - 0
MÉXICO 0 - 1 - 0
ALEMANHA 0 - 0 - 2
HUNGRIA 0 - 0 - 1
CROÁCIA 0 - 0- 1
CHINA 0 - 0- 1
SUÉCIA 0- 0 - 1

Falta apenas fazer o preview da ginástica artística, que dá 14 medalhas de ouro. Amanhã, quando fazê-lo, coloca o quadro geral de medalhas das previsões para Londres

@brasilemlondres

14 comentários:

  1. Post mt mt legal guilherme! Mas convenhamos: vc ta mt pessimista! Kkkkkkkkkkk

    Sofreremos da maldição da SEMI em Londres????

    Falando serio agora....respeito mt seus palpites mas em algumas das semis descritas por vc ACHO q a camisa pode pesar em favor do Brasil! Principalmente no fut masculino e em uns dois dois voleis de quadra. Mas o fantástico do esporte é isso né? A imprevisibilidade!! De qq forma acho que o Brasil ganha 3ouros no conjunto de esportes acima! Tomara que nessa eu leve vantagem em relacaoa voce! :)

    Parabéns pela ESPETACULAR cobertura! Avante Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Caraca q cara pessimista!

    Brasil vai ganhar medalha no basquete masculino. Pode anotar ai. O Magnano eh um genio e ta ai ate 2016 transformando o basquete brasileiro. Se brincar a gente pega uma final e se os EUA entrarem com clima de "ja ganhei" a gente ainda leva o caneco.

    Uruguai x Mexico na final do futebol eh no minimo uma brincadeira de mal gosto. Vai ser Brasa x Espanha e o Brasa vai levar.

    O handebol feminino tb vai chegar as semis e acredito num bronze. Volei soh se o pessoal acordar. Futebol feminino tah muito ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Afff... falar que o Uruguai é favorito no futebol masculino é um absurdo... olha a força do grupo meu parceiro... deve tá revoltado com o desempenho da seleção adulta, mas, no papel, somos muito superiores do que qualquer outro time nas Olimpíadas... tá precisando ser mais realista e menos pessimista. Se o Brasil é favorito, ele é favorito, e ponto final.

    ResponderExcluir
  4. Os tempos mudaram muito. Sempre me chamaram de otimista e hoje sou chamado de pessimista.

    Mas, cada um com sua opinião. Torcerei pelo Brasil e tento ser o mais imparcial possível!

    Valeu os comentários amigos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu tb achei muito pessimista, mas plausível!

    ResponderExcluir
  6. As "Leonas" sempre pipocam nas Olimpiadas. Duvido q ganhem o ouro.

    ResponderExcluir
  7. Guilherme, dei altas gargalhadas com a sua previsão. Só achei que o vôlei de praia quebrou a corrente...kkkk

    Boa sorte em Londres!!

    ResponderExcluir
  8. As previsões não tem nada de absurdo... eu chego a ser até mais pessimista que isso... as pessoas confundem imparcialidade com pessimismo...

    Apostar em medalha pro handbol feminino que chega a ser um absurdo...

    Parabéns, Guilherme!

    Marcelo Cossi

    ResponderExcluir
  9. Quem apostou em medalha no handebol? Foi falado numa semifinal e possibilidade de bronze e eu concordo. O handebol feminino ficou em 5o no ultimo mundial e perdeu de 1 gol para a Espanha num vacilo e descuido da equipe brasileira. Espanha q ficou em 3o no Mundial. Um jogo q vc não deve nem ter visto, recomendo assiti-lo no youtube.

    Se vc quiser falar algo fala na medalha do basquete masculino q na minha opinião um bronze pra eles é mais dificil do q o bronze no handebol feminino. O basquete masculino e handebol feminino hj em dia jogam de igual pra igual com qualquer time do mundo.

    Acho q o maior problema do preview aqui foi Uruguai e México, até pq o volei tá horrivel e os dois times tem jogado mal ultimamente.

    ResponderExcluir
  10. Cara o Brasil é campeão mundial sub 20 base de toas as seleções do torneio, venceu o Uruguai várias vezes e tem os 3 melhores acima de 23 da olimpiaas. acho pessimismo sim. Mais tudo pode acontecer. Você relamente perdeu um pouco do otimismo de quando te conheci, mais é um belo jornalista esportivo. o FUTURO aLVARO José

    ResponderExcluir
  11. POW ADMIRO VOCÊ PACAS, VENHO ACOMPANHANDO SEU BLOG A MUITO TEMPO, MAS EU ACHO QUE VOCÊ ESTÁ PESSIMISTA DEMAIS, EM ALGUNS ESPORTES ATÉ CONCORDO COM VOCÊ MAS OUTROS O BRASIL TEM REAIS CHANCES DE BRIGAR PELO OURO OU BRIGAR PELO BRONSE... PENSAMENTO POSITIVO E VAMOS LÁ BRASIL!

    ResponderExcluir
  12. Perdeu por um gol da espanha, MAS PERDEU... se não ganhou medalha de bronze no mundial em casa ganhará agora nas olimpiadas de londres ???? para meu amigo, vc tá entusiasmado demais com o clima olímpico.

    Tbm já agi assim algumas vezes e tbm não aceitava a opinião alheia... agora amadureci.

    ;)

    Marcelo Cossi

    ResponderExcluir
  13. Gente!!
    Nas quartas de final do vôlei masculino ele previu
    Alemanha 3 x 1 Polônia??
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    A Polônia tá com um timaço.
    Favorita ao ouro.
    N-U-N-C-A que perderá para os alemães.
    Vai sair dos jogos com um medalha no peito
    Rindo(rsrsrsrs) para não chorar.

    ResponderExcluir
  14. Aparentemente nao amadurou nao.

    Nao faltei de respeito com a sua opiniao, apenas nao concordei dela. Uma selecao q ficou em 5o pode muito bem ficar em 3o em uma competicao no ano seguinte, se vc nao entende isso, nao posso ajuda-lo.

    ;)

    ResponderExcluir